14699
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Criando rimas em textos poéticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Criando rimas em textos poéticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Foco da aula: rima na composição de textos versificados.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações e devolutivas;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.

Introdução
Inicie a aula dizendo em áudio, pelo WhatsApp, que eles irão conhecer um texto poético muito divertido, rico em rimas, e, depois de analisá-lo, farão suas próprias releituras dele.

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e, no mural Padlet, faça o compartilhamento de tela com o poema “Você troca?”, de Eva Furnari, deixando um espaço em branco (a última palavra de cada estrofe), para que seja preenchido em conjunto com os alunos. Neste plano adaptado, optou-se pela análise coletiva e não em duplas, utilizando apenas seis estrofes e também diminuindo as opções de respostas das rimas para que esta aula seja mais dinâmica e produtiva:

Quando terminar de montar o poema, leia-o em conjunto com as crianças e desafie-os a encontrar outras palavras que rimam. Faça todas a inferências possíveis no tempo disponibilizado para esta aula e explique que, como a autora tão talentosa usou as rimas em seu poema, de um jeito tão engraçado e bem pensado, será a vez deles de fazer isso. Para tanto, deverão criar seus próprios pares de rimas, de acordo com o contexto, elaborando uma estrofe para o poema final e adicionando outras palavras, além das rimas, para dar sentido aos versos imitados. Você pode dar dicas levando as crianças a pensar em palavras e fazendo uma pequena lista de palavras que rimam, como: coração, leão, orelhão, limão… Se achar pertinente, utilize o mural do Padlet para exemplificar a recriação de uma estrofe, como: Você troca uma cobra com cotovelo por uma grande bola de cabelo? Lembre-se de que a autora escolheu apresentar para seus leitores algumas situações absurdas e com muita criatividade, portanto, quanto mais criativo e divertido ficar, melhor será. Encaminhe pelo WhatsApp a estrofe para que a copiem no caderno e façam a releitura e a reescrita, colocando-se à disposição para auxiliá-los, caso necessário:
     VOCÊ TROCA
     ___________________________________
     POR ______________________________?

Fechamento
Sugira que escrevam a estrofe que criaram no caderno. Depois de revisada pelo professor, solicite que seja digitada no Padlet para ser lida por todos.

Convite às famílias
Proporcione um ambiente favorável para a realização das atividades propostas e proponha-se a ouvir a estrofe criada, incentivando a produção escrita.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_05SQA09

(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas