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Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Clima local x clima global

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre o clima local com as alterações climáticas globais. Associando ações antrópicas a alterações do tempo atmosférico e do clima.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Espera-se que a este ponto os alunos já saibam coletar dados de temperatura, habilidade prevista em EF08CI15 (identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas).

Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano será melhor aproveitado se antes dele for realizado o plano CIE8_14TU01, por meio do qual já tenham compreendido os elementos e os fatores que podem influenciar o clima local.

Neste plano serão desenvolvidas atividades para que os alunos correlacionem o clima local com o global e, ainda, associem ações antrópicas à alterações no clima. Para isso, eles irão trabalhar utilizando a metodologia de estações, com atividades diversas: leitura de um texto sobre o risco do aumento da temperatura aos cacaueiros, visualização de um vídeo sobre o aumento médio de temperatura no planeta nos últimos anos e análise de uma charge sobre o problema do aquecimento global.

Materiais necessários para a aula: fita crepe, cartolinas ou folhas sulfite (três por grupo), lápis de cor e canetinhas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as relações entre o clima local e o clima global.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide, leia com os alunos a legenda da imagem e faça os seguintes questionamentos: Como é possível as mudanças climáticas afetarem as vegetações? Vocês já ouviram falar em alguma outra consequência local causada pelas mudanças climáticas? Exemplifique outras situações que podem ser prejudicadas pelo aquecimento global. Fonte do print screen: <http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/12/aumento-da-temperatura-global-pode-afetar-cacau-na-ba-diz-pesquisador.html>

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora e questione: Como vocês imaginam que o clima local se relaciona com o clima global? É possível que alguns alunos já saibam que o clima local se relaciona ao clima global, mas, na maioria das vezes eles têm dificuldades em explicar como ocorre essa relação.

Questione também: Quando falamos em mudanças do clima local, em quais termos/palavras pensamos? E quando falamos em mudanças do clima global? Talvez você receba respostas como: Quando falamos em mudanças de clima local pensamos nas alterações de chuva e de temperatura. Com relação ao clima global, é possível que os alunos citem como exemplos o aumento de eventos de fenômenos naturais como furacões, tornados, entre outros. Além disso, podem lembrar do derretimento dos gelos polares.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos e distribua as atividades por estações, da seguinte forma: a primeira coluna de grupos será a estação 1, a segunda coluna será a estação 2 e a terceira coluna, a estação 3. As atividades para cada estação estão disponíveis para impressão em: Caso não haja a possibilidade de os estudantes assitirem ao vídeo da estação 2 em sala de aula, imprima uma imagem equivalente, como a disponível em: <https://www.estadao.com.br/fotos/mapa(2).jpg> Peça para os integrantes dos grupos escolherem alguém para organizar todas as produções na cartolina ou no papel sulfite. Passados 10 minutos, as estações irão “rodar”, ou seja, a primeira coluna de grupos receberá agora as atividades da estação 2 e assim por diante. Dessa forma, ao final de 30 minutos, todos os grupos terão feito as atividades das 3 estações. Cronometre para que cada uma das atividades não ultrapasse 10 minutos. Passe pelos grupos conforme os alunos realizam as atividades. Após finalizadas as atividades, os cartazes deverão ser expostos, para que todos os grupos possam visualizar as produções dos outros.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Agora, com os cartazes montados, deixe os alunos circularem para ver as produções dos outros grupos. Proponha uma roda de conversa para que os estudantes possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Aproveite para aprofundar alguns termos e fazer explicações complementares. Enfatize que assim como ocorrem alterações ambientais em suas regiões, elas podem ocorrer no globo todo, como a extinção de diversas espécies ocasionadas pelas mudanças climáticas. Diga que já podemos observar que ao mesmo tempo que está havendo aumento de pluviosidade em algumas regiões, em outras há o aumento de secas. Comente que isso é um problema tanto ambiental como social, pois além de ocasionar a perda da biodiversidade, atrapalha a economia, por causar prejuízos à agricultura.

Explique aos alunos que o aquecimento global afeta drasticamente o polo norte, pois ocasiona o derretimento das geleiras, liberando gases de efeito estufa e aumentando ainda mais a temperatura do planeta. Finalize a aula projetando este slide, que contempla projeções otimistas e pessimistas com relação ao aumento da temperatura global (disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,mudancas-climaticas-sao-alarmantes-dizem-cientistas-e-politicos,1079491).

Caso deseje ampliar a discussão, há um artigo entitulado “Tendências climáticas de longo prazo detectadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)”, disponível em: http://www.ccst.inpe.br/projeto/megacidades/sao_paulo/VRMSP/capitulo4.php que possui diversos gráficos e tabelas que podem ser trabalhados como sistematização nesta aula. A tabela 3 é muito interessante para ser mostrada aos alunos, pois demonstra o aumento de chuvas, temperatura, entre outros.

Também é recomendada a leitura dos seguintes materiais:

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Espera-se que a este ponto os alunos já saibam coletar dados de temperatura, habilidade prevista em EF08CI15 (identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas).

Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano será melhor aproveitado se antes dele for realizado o plano CIE8_14TU01, por meio do qual já tenham compreendido os elementos e os fatores que podem influenciar o clima local.

Neste plano serão desenvolvidas atividades para que os alunos correlacionem o clima local com o global e, ainda, associem ações antrópicas à alterações no clima. Para isso, eles irão trabalhar utilizando a metodologia de estações, com atividades diversas: leitura de um texto sobre o risco do aumento da temperatura aos cacaueiros, visualização de um vídeo sobre o aumento médio de temperatura no planeta nos últimos anos e análise de uma charge sobre o problema do aquecimento global.

Materiais necessários para a aula: fita crepe, cartolinas ou folhas sulfite (três por grupo), lápis de cor e canetinhas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as relações entre o clima local e o clima global.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide, leia com os alunos a legenda da imagem e faça os seguintes questionamentos: Como é possível as mudanças climáticas afetarem as vegetações? Vocês já ouviram falar em alguma outra consequência local causada pelas mudanças climáticas? Exemplifique outras situações que podem ser prejudicadas pelo aquecimento global. Fonte do print screen: <http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/12/aumento-da-temperatura-global-pode-afetar-cacau-na-ba-diz-pesquisador.html>

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora e questione: Como vocês imaginam que o clima local se relaciona com o clima global? É possível que alguns alunos já saibam que o clima local se relaciona ao clima global, mas, na maioria das vezes eles têm dificuldades em explicar como ocorre essa relação.

Questione também: Quando falamos em mudanças do clima local, em quais termos/palavras pensamos? E quando falamos em mudanças do clima global? Talvez você receba respostas como: Quando falamos em mudanças de clima local pensamos nas alterações de chuva e de temperatura. Com relação ao clima global, é possível que os alunos citem como exemplos o aumento de eventos de fenômenos naturais como furacões, tornados, entre outros. Além disso, podem lembrar do derretimento dos gelos polares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos e distribua as atividades por estações, da seguinte forma: a primeira coluna de grupos será a estação 1, a segunda coluna será a estação 2 e a terceira coluna, a estação 3. As atividades para cada estação estão disponíveis para impressão em: Caso não haja a possibilidade de os estudantes assitirem ao vídeo da estação 2 em sala de aula, imprima uma imagem equivalente, como a disponível em: <https://www.estadao.com.br/fotos/mapa(2).jpg> Peça para os integrantes dos grupos escolherem alguém para organizar todas as produções na cartolina ou no papel sulfite. Passados 10 minutos, as estações irão “rodar”, ou seja, a primeira coluna de grupos receberá agora as atividades da estação 2 e assim por diante. Dessa forma, ao final de 30 minutos, todos os grupos terão feito as atividades das 3 estações. Cronometre para que cada uma das atividades não ultrapasse 10 minutos. Passe pelos grupos conforme os alunos realizam as atividades. Após finalizadas as atividades, os cartazes deverão ser expostos, para que todos os grupos possam visualizar as produções dos outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Agora, com os cartazes montados, deixe os alunos circularem para ver as produções dos outros grupos. Proponha uma roda de conversa para que os estudantes possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Aproveite para aprofundar alguns termos e fazer explicações complementares. Enfatize que assim como ocorrem alterações ambientais em suas regiões, elas podem ocorrer no globo todo, como a extinção de diversas espécies ocasionadas pelas mudanças climáticas. Diga que já podemos observar que ao mesmo tempo que está havendo aumento de pluviosidade em algumas regiões, em outras há o aumento de secas. Comente que isso é um problema tanto ambiental como social, pois além de ocasionar a perda da biodiversidade, atrapalha a economia, por causar prejuízos à agricultura.

Explique aos alunos que o aquecimento global afeta drasticamente o polo norte, pois ocasiona o derretimento das geleiras, liberando gases de efeito estufa e aumentando ainda mais a temperatura do planeta. Finalize a aula projetando este slide, que contempla projeções otimistas e pessimistas com relação ao aumento da temperatura global (disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,mudancas-climaticas-sao-alarmantes-dizem-cientistas-e-politicos,1079491).

Caso deseje ampliar a discussão, há um artigo entitulado “Tendências climáticas de longo prazo detectadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)”, disponível em: http://www.ccst.inpe.br/projeto/megacidades/sao_paulo/VRMSP/capitulo4.php que possui diversos gráficos e tabelas que podem ser trabalhados como sistematização nesta aula. A tabela 3 é muito interessante para ser mostrada aos alunos, pois demonstra o aumento de chuvas, temperatura, entre outros.

Também é recomendada a leitura dos seguintes materiais:

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