Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Espera-se que a este ponto os alunos já saibam coletar dados de temperatura, habilidade prevista em EF08CI15 (identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas).
Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano será melhor aproveitado se antes dele for realizado o plano CIE8_14TU01, por meio do qual já tenham compreendido os elementos e os fatores que podem influenciar o clima local.
Neste plano serão desenvolvidas atividades para que os alunos correlacionem o clima local com o global e, ainda, associem ações antrópicas à alterações no clima. Para isso, eles irão trabalhar utilizando a metodologia de estações, com atividades diversas: leitura de um texto sobre o risco do aumento da temperatura aos cacaueiros, visualização de um vídeo sobre o aumento médio de temperatura no planeta nos últimos anos e análise de uma charge sobre o problema do aquecimento global.
Materiais necessários para a aula: fita crepe, cartolinas ou folhas sulfite (três por grupo), lápis de cor e canetinhas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as relações entre o clima local e o clima global.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete este slide, leia com os alunos a legenda da imagem e faça os seguintes questionamentos: Como é possível as mudanças climáticas afetarem as vegetações? Vocês já ouviram falar em alguma outra consequência local causada pelas mudanças climáticas? Exemplifique outras situações que podem ser prejudicadas pelo aquecimento global. Fonte do print screen: <http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/12/aumento-da-temperatura-global-pode-afetar-cacau-na-ba-diz-pesquisador.html>
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora e questione: Como vocês imaginam que o clima local se relaciona com o clima global? É possível que alguns alunos já saibam que o clima local se relaciona ao clima global, mas, na maioria das vezes eles têm dificuldades em explicar como ocorre essa relação.
Questione também: Quando falamos em mudanças do clima local, em quais termos/palavras pensamos? E quando falamos em mudanças do clima global? Talvez você receba respostas como: Quando falamos em mudanças de clima local pensamos nas alterações de chuva e de temperatura. Com relação ao clima global, é possível que os alunos citem como exemplos o aumento de eventos de fenômenos naturais como furacões, tornados, entre outros. Além disso, podem lembrar do derretimento dos gelos polares.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos e distribua as atividades por estações, da seguinte forma: a primeira coluna de grupos será a estação 1, a segunda coluna será a estação 2 e a terceira coluna, a estação 3. As atividades para cada estação estão disponíveis para impressão em:
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: Agora, com os cartazes montados, deixe os alunos circularem para ver as produções dos outros grupos. Proponha uma roda de conversa para que os estudantes possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Aproveite para aprofundar alguns termos e fazer explicações complementares. Enfatize que assim como ocorrem alterações ambientais em suas regiões, elas podem ocorrer no globo todo, como a extinção de diversas espécies ocasionadas pelas mudanças climáticas. Diga que já podemos observar que ao mesmo tempo que está havendo aumento de pluviosidade em algumas regiões, em outras há o aumento de secas. Comente que isso é um problema tanto ambiental como social, pois além de ocasionar a perda da biodiversidade, atrapalha a economia, por causar prejuízos à agricultura.
Explique aos alunos que o aquecimento global afeta drasticamente o polo norte, pois ocasiona o derretimento das geleiras, liberando gases de efeito estufa e aumentando ainda mais a temperatura do planeta. Finalize a aula projetando este slide, que contempla projeções otimistas e pessimistas com relação ao aumento da temperatura global (disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,mudancas-climaticas-sao-alarmantes-dizem-cientistas-e-politicos,1079491).
Caso deseje ampliar a discussão, há um artigo entitulado “Tendências climáticas de longo prazo detectadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)”, disponível em: http://www.ccst.inpe.br/projeto/megacidades/sao_paulo/VRMSP/capitulo4.php que possui diversos gráficos e tabelas que podem ser trabalhados como sistematização nesta aula. A tabela 3 é muito interessante para ser mostrada aos alunos, pois demonstra o aumento de chuvas, temperatura, entre outros.
Também é recomendada a leitura dos seguintes materiais:
- http://www.incline.iag.usp.br/data/arquivos_download/TEMAS_ATUAIS_EM_MUDANCAS_CLIMATICAS_on-line.pdf
- https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/clima/temperaturas-e-degelo-aumentam-no-artico-a-medida-que-planeta-esquenta,124ea41891a5a410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html
- https://novaescola.org.br/conteudo/2306/a-acao-do-homem-e-o-aquecimento-global