14302
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os discursos Direto e Indireto no Conto Popular

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Os discursos Direto e Indireto no Conto Popular

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Peça aos alunos (por áudio ou por escrito) para lerem o texto O Touro e o Homem, disponível aqui. Oriente-os a se organizarem em duplas para responder às seguintes questões: a. Marque no texto os trechos em que o Narrador está falando; b. Marque no texto os trechos em que os Personagens estão falando; c. Que pistas do texto vocês usaram para identificar as falas do Narrador? E as dos personagens?
Falem para os alunos realizarem marcações no próprio texto, indicando que cores usaram para cada interlocutor. Podem utilizar os recursos do Google Doc para isso, e a atividade deverá ser compartilhado em uma pasta específica para esta aula no Google Drive (caso não possam utilizar esse meio, utilize o e-mail ou o WhatsApp). Estabeleça um prazo e informe às duplas que as demais orientações, daqui para frente, serão compartilhadas nessa pasta, por escrito.

Desenvolvimento
Auxilie sua turma pelos canais já combinados por vocês. Depois que todos tiverem respondido, faça um novo áudio ou um vídeo aproveitando as respostas de seus alunos às questões anteriores para explicar como se dá o Discurso Direto e o Discurso Indireto em um Conto Popular. A seguir, compartilhe (por escrito) com os alunos a atividade do Plano disponível aqui, estabelecendo um prazo para realizarem com as mesmas duplas.

Fechamento
Depois que todas as duplas tiverem realizado a atividade, leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um, destacando os aspectos positivos e compartilhando com todos uma compilação dos aspectos mais relevantes. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem ler o Conto Popular deste Plano em voz alta, reservando um momento especial para essa leitura. Caso as famílias topem um pouco mais de desafio, você pode sugerir que criem, com meias ou com papel, um teatro de fantoches sobre a história, para ser filmado e compartilhado no grupo de WhatsApp da turma e/ou nas redes sociais da escola.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_08SQA04

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

(EF06LP12) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas