Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários:
- O professor deverá providenciar, caso não tenha: Data Show, cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA01.
- O professor deverá providenciar caso tenha Data Show,: computador, cartolina e caneta Pilot. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA01.
- Poema impresso. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser decorrentes do fato de acreditarem que textos poéticos são representados somente por meio de rimas, versos, estrofes e metáforas, e de relacionar a imagem com a palavra para buscar o entendimento do poema.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que serão trabalhados poemas.
Materiais complementares:
- Data show ou quadro, giz ou caneta Pilot.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o poema “Gato pensa” de Ferreira Gullar com o Data show. Caso não tenha disponível este material, pode fazer um cartaz na cartolina. Clique no link para acessar ao texto integral http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/ferreira_gullar.html
- Peça para os alunos observarem o texto.
- Solicite que os alunos leiam individualmente o poema.
- Leia coletivamente com a turma.
- Solicite que a turma leia o poema, sem a sua ajuda.
- Pergunte para as crianças:
- O que vocês perceberam nesse texto?
- Vocês já leram poemas?
- Aonde vocês viram?
- Anote no quadro a resposta.
- Questione: Será que todos os poemas têm essa estrutura?
Fonte: “Gato Pensa?”, Fereirra Gullar , disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/ferreira_gullar.html. Acesso em 03 de outubro de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Fale que apresentará um outro texto.
- Faça suspense.
- Projete no quadro o poema “O gato” de Vinicius de Moraes ou escreva em um cartaz no quadro e cole ao lado do anterior. Clique no link http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/o-gato para acessar ao texto integral.
- Peça para os alunos lerem o texto individualmente.
- Leia coletivamente com os alunos.
- Leia o texto para os alunos.
- Pergunte para os alunos:
- O que vocês perceberam nesse texto?
- Gostaram dessa obra?
- Dialogue com os alunos sobre as particularidades que eles encontraram no poema.
- Pergunte para os alunos:
- Vocês gostam de poemas?
- Vocês conhecem outros poemas?
- Vocês já viram algum livro com poemas?
- Na sala de aula tem algum poema?
Materiais complementares:
Fonte: O gato. Vinícius do Moraes, Vinícius de Moraes, disponível em http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/o-gato. Acesso em: 19/08/2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete no quadro o poema “Canção para ninar gato com insônia” de Sérgio Capparelli, ou escreva em um cartaz no quadro e cole ao lado dos anteriores.
- Observe a reação dos alunos, neste momento não faça perguntas.
- Peça para os alunos lerem o texto individualmente.
- Leia o texto “Canção para ninar gato com insônia”, com os alunos.
- Pergunte para os aluno:
- O que vocês perceberam nesse texto?
- O que acharam dessa obra?
- Explique para os alunos que é um poema com estrutura diferente do primeiro texto.
- Faça a interpretação do poema. Diga que o ZZZ é a canção de ninar feita por alguém. Fale que o ron, ron, ron, é o gato com insônia ronronando. Mesmo com a canção, o animal quase dorme, mas não dorme.
- Faça uma enquete para verificar qual foi o poema mais prestigiado pela turma.
- Divida os alunos em grupo.
- Solicite aos alunos analisarem e listarem as semelhanças e diferenças entre os poemas, e escreverem os pontos que mais gostaram do poema e o por quê.
- Peça para os alunos lerem suas produções.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Incentive os alunos a falarem sobre o que aprenderam a respeito do poema.
- Verifique com os alunos da turma, qual deles quer ser o escriba.
- Após a escolha, peça para o educando ir até o cartaz.
- Diga que a turma vai ditar as percepções que tiveram sobre o poema, para ele escrever.
- Ao final da escrita, leia o que foi escrito.
- Deixe o cartaz fixado na parede
- Diga que você entregará um presente para cada aluno.
- Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.