14021
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Notícia online: discussão sobre fakenews

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Notícia online: discussão sobre fakenews

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor multimídia (para mostrar uma notícia online aos alunos). Caso não seja possível utilizar o computador e o projetor, imprima a notícia online e faça cópias para os estudantes.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.

Dificuldades antecipadas: reconhecer os elementos linguísticos e multissemióticos que compõem a notícia e sustentam sua veracidade

Referências sobre o assunto:

FERRARI, P. Entrevista oral sobre notícias falsas publicada na página do Facebook da revista Nova Escola. Disponível em: https://www.facebook.com/novaescola/videos/1987275924645463/. Acesso em: 8 de agosto de 2018.

SPAGNUOLO, S. “Como fazer sua própria checagem de fatos e detectar notícias falsas”. Disponível em: https://aosfatos.org/noticias/como-fazer-sua-propria-checagem-de-fatos-e-detectar-noticias-falsas/. Acesso em: 12 de agosto de 2018.

Aos fatos agora está no WhatsApp; veja como usar”. Disponível em: https://aosfatos.org/noticias/aos-fatos-agora-esta-no-whatsapp-veja-como-usar/. Acesso em: 12 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Releia a manchete do slide e também observe com os alunos o subtítulo. Depois, projete a notícia na íntegra para ler oralmente com os alunos. A notícia deve ser acessada através do link https://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/6909336/zuckerberg-confirma-facebook-deve-cobrar-pelo-acesso-noticias-rede-social (acesso em 11/11/2018). Durante a leitura, os alunos devem acessar a notícia em duplas usando computadores ou tablets. Caso não haja essa possibilidade, entregue a notícia impressa para os alunos.
  • Antes de iniciar a leitura oral, comente com os alunos sobre o site Infomoney (informações colocadas no slide anterior) e permita que expressem suas opiniões sobre as seguintes questões: Para que público se dirige essa notícia? Ela parece ser uma fakenews? O que significa CEO? Quem escreve essa notícia? Quando ela foi publicada? Essas questões devem ser levantadas antes da leitura da notícia na íntegra, pois ajudarão no entendimento do texto. Isso faz parte das atividades de pré-leitura, as quais permitem aos estudantes perceberem o contexto de produção da notícia.
  • Júlia Miozzo (autora da notícia) é repórter de economia com experiência em produção de conteúdo online e impresso. Colunista do site Infomoney.
  • CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.
  • Atente para o fato de que a leitura oral coletiva, realizando paradas para discussão sobre o texto, é fundamental para que haja mediação. O professor deve tecer comentários durante a leitura e abrir para as observações dos alunos sempre que necessário. Por exemplo, para compreender algum conceito ou palavra desconhecida ao grupo. Quando os alunos leem sozinhos e silenciosamente essa mediação não acontece e, muitas vezes, a compreensão fica prejudicada.
  • Durante a leitura oral e coletiva, estimule que os alunos percebam a multimodalidade presente na notícia online. A notícia trata sobre a possível cobrança para acesso a notícias veiculadas no facebook e a própria página abre diversos links para outras notícias e também propagandas; Mark Zuckerberg aparece em uma foto no início da notícia, há um link para sua postagem no facebook; o item "Leia também" traz mais notícias sobre a rede social; a jornalista traz a voz de pessoas relacionadas ao fato e que confirmam e garantem o que está sendo divulgado na notícia.
  • Perceba que o link que direciona para a página pessoal de Mark Zuckerberg abre uma postagem em inglês que poderá dificultar o entendimento dos alunos. Para auxiliar, a mensagem pode ser traduzida através do Google Tradutor ou, ainda, pode-se propor um momento interdisciplinar com o professor de Língua Inglesa.

Observação ao professor: Sob a ótica de alguns autores, a multimodalidade e a multissemiose são conceitos distintos. Sob o ponto de vista de outros autores, no entanto, ambos os conceitos são interdependentes e intrínsecos, podendo ser empregados como sinônimos. Neste plano de aula, adotamos esta segunda perspectiva. A este respeito, consulte o texto de Roxane Rojo no seguinte link: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Note que a autora emprega os dois termos de maneira intercambiável, o que corrobora a ideia de que eles podem ser considerados sinônimos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura coletiva, solicite que as duplas comentem e respondam às questões do slide.
  • Assim que os grupos tiverem terminado de responder às questões, proponha-lhes uma discussão das respostas: solicite que eles apresentem suas respostas à turma e, quando necessário, comente as respostas deles. Durante a discussão, converse com os alunos sobre as fake news e sobre a importância de nos certificarmos da veracidade de uma notícia antes de compartilhá-la em redes sociais ou por meio de aplicativos. Converse, também, sobre duas especificidades da notícia online: o uso de muitos links e imagens para complementar o fato veiculado e para estimular o leitor acerca de outras notícias e/ou propagandas.

Materiais complementares: Para acessar o arquivo com sugestões de respostas para as questões, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Apresente a questão do slide para discutir com os alunos. Perceba que, após a leitura, os alunos deverão listar algumas questões importantes, tais como: o local de publicação da notícia, o contexto de produção da notícia, quem escreveu a notícia, a inserção de outras vozes no texto a fim de comprovar o que está sendo noticiado, o uso de links para outros textos que reforçam o que está sendo noticiado, etc.
  • Encerrada a aula, se quiser, reúna as sugestões dos alunos em uma única lista e, se for possível, publique-a na página do Facebook da escola. Caso não haja essa possibilidade, cole a lista em murais nos corredores da instituição educacional. Assim, toda a comunidade escolar terá acesso à lista elaborada pela turma e poderá, talvez, ao lê-la, começar a se conscientizar da relevância da checagem de notícias.

Materiais complementares: Para acessar o arquivo com algumas sugestões para checar se uma notícia é falsa, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor multimídia (para mostrar uma notícia online aos alunos). Caso não seja possível utilizar o computador e o projetor, imprima a notícia online e faça cópias para os estudantes.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.

Dificuldades antecipadas: reconhecer os elementos linguísticos e multissemióticos que compõem a notícia e sustentam sua veracidade

Referências sobre o assunto:

FERRARI, P. Entrevista oral sobre notícias falsas publicada na página do Facebook da revista Nova Escola. Disponível em: https://www.facebook.com/novaescola/videos/1987275924645463/. Acesso em: 8 de agosto de 2018.

SPAGNUOLO, S. “Como fazer sua própria checagem de fatos e detectar notícias falsas”. Disponível em: https://aosfatos.org/noticias/como-fazer-sua-propria-checagem-de-fatos-e-detectar-noticias-falsas/. Acesso em: 12 de agosto de 2018.

Aos fatos agora está no WhatsApp; veja como usar”. Disponível em: https://aosfatos.org/noticias/aos-fatos-agora-esta-no-whatsapp-veja-como-usar/. Acesso em: 12 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Releia a manchete do slide e também observe com os alunos o subtítulo. Depois, projete a notícia na íntegra para ler oralmente com os alunos. A notícia deve ser acessada através do link https://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/6909336/zuckerberg-confirma-facebook-deve-cobrar-pelo-acesso-noticias-rede-social (acesso em 11/11/2018). Durante a leitura, os alunos devem acessar a notícia em duplas usando computadores ou tablets. Caso não haja essa possibilidade, entregue a notícia impressa para os alunos.
  • Antes de iniciar a leitura oral, comente com os alunos sobre o site Infomoney (informações colocadas no slide anterior) e permita que expressem suas opiniões sobre as seguintes questões: Para que público se dirige essa notícia? Ela parece ser uma fakenews? O que significa CEO? Quem escreve essa notícia? Quando ela foi publicada? Essas questões devem ser levantadas antes da leitura da notícia na íntegra, pois ajudarão no entendimento do texto. Isso faz parte das atividades de pré-leitura, as quais permitem aos estudantes perceberem o contexto de produção da notícia.
  • Júlia Miozzo (autora da notícia) é repórter de economia com experiência em produção de conteúdo online e impresso. Colunista do site Infomoney.
  • CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.
  • Atente para o fato de que a leitura oral coletiva, realizando paradas para discussão sobre o texto, é fundamental para que haja mediação. O professor deve tecer comentários durante a leitura e abrir para as observações dos alunos sempre que necessário. Por exemplo, para compreender algum conceito ou palavra desconhecida ao grupo. Quando os alunos leem sozinhos e silenciosamente essa mediação não acontece e, muitas vezes, a compreensão fica prejudicada.
  • Durante a leitura oral e coletiva, estimule que os alunos percebam a multimodalidade presente na notícia online. A notícia trata sobre a possível cobrança para acesso a notícias veiculadas no facebook e a própria página abre diversos links para outras notícias e também propagandas; Mark Zuckerberg aparece em uma foto no início da notícia, há um link para sua postagem no facebook; o item "Leia também" traz mais notícias sobre a rede social; a jornalista traz a voz de pessoas relacionadas ao fato e que confirmam e garantem o que está sendo divulgado na notícia.
  • Perceba que o link que direciona para a página pessoal de Mark Zuckerberg abre uma postagem em inglês que poderá dificultar o entendimento dos alunos. Para auxiliar, a mensagem pode ser traduzida através do Google Tradutor ou, ainda, pode-se propor um momento interdisciplinar com o professor de Língua Inglesa.

Observação ao professor: Sob a ótica de alguns autores, a multimodalidade e a multissemiose são conceitos distintos. Sob o ponto de vista de outros autores, no entanto, ambos os conceitos são interdependentes e intrínsecos, podendo ser empregados como sinônimos. Neste plano de aula, adotamos esta segunda perspectiva. A este respeito, consulte o texto de Roxane Rojo no seguinte link: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Note que a autora emprega os dois termos de maneira intercambiável, o que corrobora a ideia de que eles podem ser considerados sinônimos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura coletiva, solicite que as duplas comentem e respondam às questões do slide.
  • Assim que os grupos tiverem terminado de responder às questões, proponha-lhes uma discussão das respostas: solicite que eles apresentem suas respostas à turma e, quando necessário, comente as respostas deles. Durante a discussão, converse com os alunos sobre as fake news e sobre a importância de nos certificarmos da veracidade de uma notícia antes de compartilhá-la em redes sociais ou por meio de aplicativos. Converse, também, sobre duas especificidades da notícia online: o uso de muitos links e imagens para complementar o fato veiculado e para estimular o leitor acerca de outras notícias e/ou propagandas.

Materiais complementares: Para acessar o arquivo com sugestões de respostas para as questões, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Apresente a questão do slide para discutir com os alunos. Perceba que, após a leitura, os alunos deverão listar algumas questões importantes, tais como: o local de publicação da notícia, o contexto de produção da notícia, quem escreveu a notícia, a inserção de outras vozes no texto a fim de comprovar o que está sendo noticiado, o uso de links para outros textos que reforçam o que está sendo noticiado, etc.
  • Encerrada a aula, se quiser, reúna as sugestões dos alunos em uma única lista e, se for possível, publique-a na página do Facebook da escola. Caso não haja essa possibilidade, cole a lista em murais nos corredores da instituição educacional. Assim, toda a comunidade escolar terá acesso à lista elaborada pela turma e poderá, talvez, ao lê-la, começar a se conscientizar da relevância da checagem de notícias.

Materiais complementares: Para acessar o arquivo com algumas sugestões para checar se uma notícia é falsa, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano