Atividade para impressão - sugestões de respostas
Plano de Aula
Plano de aula: Notícia online: discussão sobre fakenews
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor multimídia (para mostrar uma notícia online aos alunos). Caso não seja possível utilizar o computador e o projetor, imprima a notícia online e faça cópias para os estudantes.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.
Dificuldades antecipadas: reconhecer os elementos linguísticos e multissemióticos que compõem a notícia e sustentam sua veracidade
Referências sobre o assunto:
FERRARI, P. Entrevista oral sobre notícias falsas publicada na página do Facebook da revista Nova Escola. Disponível em: https://www.facebook.com/novaescola/videos/1987275924645463/. Acesso em: 8 de agosto de 2018.
SPAGNUOLO, S. “Como fazer sua própria checagem de fatos e detectar notícias falsas”. Disponível em: https://aosfatos.org/noticias/como-fazer-sua-propria-checagem-de-fatos-e-detectar-noticias-falsas/. Acesso em: 12 de agosto de 2018.
“Aos fatos agora está no WhatsApp; veja como usar”. Disponível em: https://aosfatos.org/noticias/aos-fatos-agora-esta-no-whatsapp-veja-como-usar/. Acesso em: 12 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e leia as manchetes uma a uma (para mostrar a próxima manchete basta clicar e ela aparecerá). Leia cada manchete com os alunos e permita que manifestem suas opiniões sobre o assunto a ser veiculado. Caso os alunos não manifestem comentários, instigue-os com algumas questões: Vocês conhecem o Facebook? Quem é o Mark Zuckerberg? Qual será o assunto tratado na notícia? Será que são notícias verdadeiras?
- Mencione os sites de onde foram tiradas: Sapo, Boatos.org, E-farsas e Infomoney para auxiliar os alunos na reflexão sobre serem notícias verdadeiras ou não. Atente para o fato que de, com exceção do Infomoney, os sites são especializados na divulgação de notícias falsas e têm o objetivo de ajudar os leitores na indetificação de fakenews.
- As manchetes mencionadas no slide foram retiradas das seguintes fontes:
- https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/pagar-mensalidade-grupos-facebook/. Acesso em 11/11/2018.
- https://www.boatos.org/tecnologia/mark-facebook-fechado-pago-compartilhar.html. Acesso em 11/11/2018.
- http://www.e-farsas.com/mark-zuckerberg-vai-passar-a-cobrar-o-facebook-de-quem-nao-repassar-o-alerta-para-18-contatos-sera.html. Acesso em 11/11/2018.
- https://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/6909336/zuckerberg-confirma-facebook-deve-cobrar-pelo-acesso-noticias-rede-social. Acesso em 11/11/2018.
- Aproveite essa introdução para promover a reflexão acerca de notícias falsas na internet e o quanto os usuários espelham conteúdos em saber se são verdadeiros.
- Ao ler com os alunos a última manchete, aproveite para introduzir a leitura da notícia completa divulgada no site Infomoney. "O InfoMoney é o maior site especializado em investimentos pessoais e educação financeira do Brasil e também publica a revista InfoMoney. Nossa missão é trazer aos leitores informações que valem dinheiro de uma forma simples e agradável de ler. Acreditamos que, com conhecimento e informação, os brasileiros podem tomar decisões de investimento acertadas, realizando mais rápido o sonho da liberdade financeira ou da melhora do padrão de vida." (Fonte: Infomoney. Disponível em https://www.infomoney.com.br/sobre-o-infomoney. Acesso em 11/11/2018.)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Releia a manchete do slide e também observe com os alunos o subtítulo. Depois, projete a notícia na íntegra para ler oralmente com os alunos. A notícia deve ser acessada através do link https://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/6909336/zuckerberg-confirma-facebook-deve-cobrar-pelo-acesso-noticias-rede-social (acesso em 11/11/2018). Durante a leitura, os alunos devem acessar a notícia em duplas usando computadores ou tablets. Caso não haja essa possibilidade, entregue a notícia impressa para os alunos.
- Antes de iniciar a leitura oral, comente com os alunos sobre o site Infomoney (informações colocadas no slide anterior) e permita que expressem suas opiniões sobre as seguintes questões: Para que público se dirige essa notícia? Ela parece ser uma fakenews? O que significa CEO? Quem escreve essa notícia? Quando ela foi publicada? Essas questões devem ser levantadas antes da leitura da notícia na íntegra, pois ajudarão no entendimento do texto. Isso faz parte das atividades de pré-leitura, as quais permitem aos estudantes perceberem o contexto de produção da notícia.
- Júlia Miozzo (autora da notícia) é repórter de economia com experiência em produção de conteúdo online e impresso. Colunista do site Infomoney.
- CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.
- Atente para o fato de que a leitura oral coletiva, realizando paradas para discussão sobre o texto, é fundamental para que haja mediação. O professor deve tecer comentários durante a leitura e abrir para as observações dos alunos sempre que necessário. Por exemplo, para compreender algum conceito ou palavra desconhecida ao grupo. Quando os alunos leem sozinhos e silenciosamente essa mediação não acontece e, muitas vezes, a compreensão fica prejudicada.
- Durante a leitura oral e coletiva, estimule que os alunos percebam a multimodalidade presente na notícia online. A notícia trata sobre a possível cobrança para acesso a notícias veiculadas no facebook e a própria página abre diversos links para outras notícias e também propagandas; Mark Zuckerberg aparece em uma foto no início da notícia, há um link para sua postagem no facebook; o item "Leia também" traz mais notícias sobre a rede social; a jornalista traz a voz de pessoas relacionadas ao fato e que confirmam e garantem o que está sendo divulgado na notícia.
- Perceba que o link que direciona para a página pessoal de Mark Zuckerberg abre uma postagem em inglês que poderá dificultar o entendimento dos alunos. Para auxiliar, a mensagem pode ser traduzida através do Google Tradutor ou, ainda, pode-se propor um momento interdisciplinar com o professor de Língua Inglesa.
Observação ao professor: Sob a ótica de alguns autores, a multimodalidade e a multissemiose são conceitos distintos. Sob o ponto de vista de outros autores, no entanto, ambos os conceitos são interdependentes e intrínsecos, podendo ser empregados como sinônimos. Neste plano de aula, adotamos esta segunda perspectiva. A este respeito, consulte o texto de Roxane Rojo no seguinte link: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Note que a autora emprega os dois termos de maneira intercambiável, o que corrobora a ideia de que eles podem ser considerados sinônimos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a leitura coletiva, solicite que as duplas comentem e respondam às questões do slide.
- Assim que os grupos tiverem terminado de responder às questões, proponha-lhes uma discussão das respostas: solicite que eles apresentem suas respostas à turma e, quando necessário, comente as respostas deles. Durante a discussão, converse com os alunos sobre as fake news e sobre a importância de nos certificarmos da veracidade de uma notícia antes de compartilhá-la em redes sociais ou por meio de aplicativos. Converse, também, sobre duas especificidades da notícia online: o uso de muitos links e imagens para complementar o fato veiculado e para estimular o leitor acerca de outras notícias e/ou propagandas.
Materiais complementares: Para acessar o arquivo com sugestões de respostas para as questões, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Apresente a questão do slide para discutir com os alunos. Perceba que, após a leitura, os alunos deverão listar algumas questões importantes, tais como: o local de publicação da notícia, o contexto de produção da notícia, quem escreveu a notícia, a inserção de outras vozes no texto a fim de comprovar o que está sendo noticiado, o uso de links para outros textos que reforçam o que está sendo noticiado, etc.
- Encerrada a aula, se quiser, reúna as sugestões dos alunos em uma única lista e, se for possível, publique-a na página do Facebook da escola. Caso não haja essa possibilidade, cole a lista em murais nos corredores da instituição educacional. Assim, toda a comunidade escolar terá acesso à lista elaborada pela turma e poderá, talvez, ao lê-la, começar a se conscientizar da relevância da checagem de notícias.
Materiais complementares: Para acessar o arquivo com algumas sugestões para checar se uma notícia é falsa, clique aqui.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Tudo que se lê na Internet é verdade?
Previamente, salve as manchetes e imagens constantes no slide de Introdução do plano em um arquivo e o envie aos alunos com as seguintes questões para que reflitam: vocês conhecem o Facebook? Quem é Mark Zuckerberg? Qual será o assunto tratado na notícia? Será que são notícias verdadeiras? Mencione os sites de onde foram tiradas: Sapo, Boatos.org, E-farsas e Infomoney, para auxiliar os alunos na reflexão sobre serem notícias verdadeiras ou não. Atente para o fato que de, com exceção do Infomoney, os sites são especializados na divulgação de notícias falsas e têm o objetivo de ajudar os leitores na identificação de fakenews. Peça que os alunos conversem com seus familiares sobre o hábito de ler notícias na internet, o que é fakenews e seus riscos para a desinformação. Peça também que os alunos escrevam um comentário sobre as manchetes analisadas e a conversa que tiveram com os familiares. Estabeleça um prazo para que eles entreguem o texto com seus comentários.
De posse dos comentários dos alunos, grave um áudio ou um vídeo com uma reflexão acerca das notícias falsas na Internet e do compartilhamento de conteúdos sem o conhecimento se são verdadeiros ou falsos. Explique sobre a possibilidade de checagem em sites especializados nisso, como os indicados no plano de aula original, e não se esqueça de comentar os textos dos alunos para que haja, de fato, uma interlocução entre vocês.
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Vamos ler a notícia?
Envie aos alunos o link da notícia, cuja manchete está no slide de Desenvolvimento do plano. Peça que leiam na íntegra a notícia e, então, em duplas, discutam as questões constantes em arquivo disponível no material complementar e indicado no mesmo slide, que deve também ser enviado aos alunos. Estabeleça um prazo para que os alunos lhe entreguem as respostas.
Faça uma devolutiva em áudio enfatizando mais uma vez sobre as fakenews e a importância de nos certificarmos da veracidade de uma notícia antes de compartilhá-la em redes sociais ou por meio de aplicativos. Converse também sobre duas especificidades da notícia online: o uso de muitos links e imagens para complementar o fato veiculado e para estimular o leitor a visualizar outras notícias e/ou propagandas. Para finalizar, peça que os alunos lhe encaminhem sugestões de como se certificar de que uma notícia seja verdadeira. Apresente a eles a questão constante no slide de Fechamento do plano original e estabeleça um prazo para entrega das sugestões.
Fechamento: Checagem de notícias
De posse das sugestões enviadas pelos alunos a respeito de como checar a veracidade de uma notícia antes de divulgá-la, envie o arquivo disponível na seção “Materiais e atividades” do plano original, no qual estão alguns dos passos para a checagem de uma informação. Envie também um áudio comentando as sugestões dadas pelos alunos, principalmente aquelas que estiverem em consonância com o arquivo sobre a checagem.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com seus familiares sobre o hábito de ler notícias em sites na Internet, em redes sociais, como o Facebook, ou recebidas pelo WhatsApp, de modo a dialogar sobre os riscos da desinformação com as fakenews e sobre a necessidade de checagem da notícia antes de seu compartilhamento em redes sociais. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, e, além disso, contribuir para a inibir a disseminação de notícias falsas.