Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Notebook, projetor multimídia e tela, fita adesiva. Caso não tenha acesso a esses equipamentos, pode utilizar folhetos de propagandas ou cartazes para apresentar aos alunos. Peça aos estudantes, em aula anterior a esta, que tragam imagens de propagandas, que eles poderão retirar de revistas, jornais, internet ou até mesmo fotografar com o celular os outdoors ou cartazes, no caminho de casa. Por precaução, leve para a aula imagens digitais ou impressas, cuide para que haja exemplos tanto de propagandas, quanto de publicidade, que sejam suficientes para a turma e para utilizar nas atividades sugeridas, pois as imagens serão essenciais para que se estabeleça a diferença entre propaganda voltada para a divulgação de ideias e comportamentos e publicidade voltada para consumo de serviços e bens.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Identificar as especificidades que norteiam a concepção do gênero, no sentido de diferenciar a publicidade da propaganda.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes> Acesso em 05 de agosto de 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Faça a pergunta que está no slide aos alunos e peça que eles respondam apenas “sim” ou “não”. É possível que muitos dos alunos não distingam um termo do outro, assim este momento servirá para fazer uma verificação sobre o conhecimento da turma com relação a esse tema.
- Permita que todos se posicionem e diga-lhes que até o final da aula eles terão a oportunidade de descobrir a resposta.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos se organizem em grupos para analisarem as imagens, fotos ou folhetos, solicitadas na aula anterior e diga-lhes para discutirem em grupo, por cerca de 3 a 5 minutos, a fim de entrarem em consenso sobre cada imagem, se se trata de uma propaganda ou de uma publicidade.
- Peça que cada grupo escolha 2 ou 3 imagens para afixar no cartaz, após tê-las classificado.
- Reproduza o slide em um cartaz ou escreva-o no quadro e peça que um representante de cada grupo, cole as imagens escolhidas no campo específico, de acordo com o que foi definido pelo grupo.
- Por precaução, providencie imagens exemplares de propaganda e publicidade bem diversificadas e que exemplifiquem os campos que serão estudados nesta aula, para o caso de os alunos não conseguirem as imagens.
Materiais complementares:
Veja exemplos de imagens de propagandas nesses links:
Imagem de propaganda contra o uso do cigarro. Disponível em: http://www.oieduca.com.br/misc/vicios/leis.htm?
Imagem de propaganda contra a exploração sexual infantil. Disponível em: http://plugcitarios.com/blog/2013/08/04/15-anuncios-do-greenpeace-que-deveriam-mudar-o-mundo/
Imagem de propaganda institucional. Disponível em: http://www.comunicacaoetendencias.com.br/os-ganhos-para-marcas-que-investem-em-campanha-institucional
Imagens de propaganda sobre problemas ambientais. Disponível em: http://plugcitarios.com/blog/2013/08/04/15-anuncios-do-greenpeace-que-deveriam-mudar-o-mundo/
Veja exemplos de imagens de publicidade nesses links:
Imagens de anúncios publicitários. Disponível em: http://www.top10melhores.com.br/anuncios-criativos-e-engracados-publicidade/
Imagens de anúncios publicitários: Disponível em: http://bonstutoriais.com.br/anuncios-criativos-da-semana-7/
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Mantenha os grupos e entregue a cada equipe uma cópia da atividade 1. Oriente a organização dos grupos, a fim de que todos os estudantes sejam inseridos em alguma equipe.
- Reproduza as imagens dos slides 4 e 5, ou entregue-as impressas aos alunos, para que em grupo analisem imagens e respondam à atividade 1.
- Circule entre os grupos para orientar as atividades, garantindo o acompanhamento de estudantes que precisam de mais atenção.
Materiais complementares:
Para acessar a atividade 1, clique aqui.
Para acessar o gabarito da atividade 01, clique aqui.
Caso não tenha como projetar as imagens dos slides 4 e 5, clique aqui para acessar arquivo para impressão.
Desenvolvimento
Orientações:
Siga as orientações dadas no slide 4.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Convide os alunos a observarem novamente o quadro preenchido no início da aula e peça que eles analisem se as imagens estão afixadas no campo correto, representando a propaganda ou a publicidade.
- Apresente um novo cartaz aos alunos, em que eles poderão fixar as imagens novamente, corrigindo o cartaz anterior, caso seja necessário.
- Pergunte a eles o que é propaganda e o que é publicidade, e peça que eles registrem a resposta no cartaz ou no quadro, no campo indicado.
- Convide-os a anotarem a resposta em seus cadernos. Espera-se que os alunos percebam que no campo da propaganda divulgam-se ideias e no campo da publicidade procura-se vender produtos com fins comerciais, mas em ambos os casos há necessidade de persuadir o leitor/ouvinte.