Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia
Finalidade da aula: Ajustar a pauta sonora ao texto escrito na leitura de uma cantiga que se sabe de cor
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Letra de canção / cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (alfabetização)
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07
Sobre esta aula: esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, folhas sulfites (uma por aluno).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Uma possível dificuldade é se recusar a fazer a leitura dizendo que ainda não sabe ler, no entanto a letra da música já deve ser conhecida e memorizada anteriormente, o que facilitará o trabalho de “leitura”. Também poderá acontecer da criança não realizar a relação correta entre o som e a forma gráfica da palavras, oralizando uma determinada parte da canção e apontando para outra. Poderá ter dificuldade em identificar a palavra como uma unidade, realizando a leitura globalmente.
Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.In: Org.BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007. SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf Acesso em 15/11/2018).
Código: LPO1_01SQA04
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
AULA 01
AULA 07
AULA 08
AULA 10
AULA 12
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes