13788
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Roda de notícias

POR: Francielle Silva Santos 26/11/2018
Código: LPO1_03ATP01

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP14) Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de notícias por etapas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 1º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: O trabalho com a categoria Roda de notícias nos anos iniciais oferece aspectos textuais e literários importantes para a formação de leitores que consigam se informar pelo acesso à esfera jornalística. Parte-se do pressuposto de que as crianças ainda estão criando uma familiaridade com a leitura nos seus diversos campos de atuação. Entretanto, são capazes de interagir com os textos verbais e imagéticos que são oferecidos pelas notícias com o objetivo de identificar temas relevantes e os fatos cotidianos veiculados nesse gênero textual.

Assim, por meio da notícia apresentada, a criança será estimulada a construir sentidos prévios sobre as informações que circulam no mundo ao explorar os elementos visuais e tecnológicos. Neste ciclo, as antecipações e as superfícies textuais como suporte, meios de veiculação, auxílio gráfico compõem as ações para descoberta de temas e seleção de informações com mediação do professor.

Materiais necessários: Professor, nesta aula será preciso os seguintes materiais: jornal impresso local ou nacional, notícias em revistas, recortes de notícias, barbante e pregadores.

Dificuldades antecipadas:

1. Dificuldade de interpretar as situações propostas.

2. Dificuldade em organizar os pensamentos e as falas diante das notícias apresentadas.

3. Falta de concentração no decorrer da sequência didática.

Referências sobre o assunto:

FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.

https://jornaljoca.com.br/portal/

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/

Tempo sugerido: 5 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Orientações:

1. Forme uma roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Pergunta disparadora para os alunos:

Vocês sabem o que estão dizendo sobre o mundo lá fora?

Vamos montar um varal ou uma banca de notícias para informar a escola sobre o que está acontecendo?

Orientações:

1. Apresente na Roda de notícia abordagens atuais sobre os fatos noticiados no mundo. Como sugestão, os alunos terão contato com diversas notícias e entre elas algumas direcionadas às questões ambientais, por exemplo: animais em extinção, poluição, preservação da natureza, economia dos recursos naturais, entre outros.

2. Solicite hipóteses sobre os temas, proporcionando as primeiras atividades de seleção de informações: o que os alunos já conseguem identificar pelas imagens ou palavras. Os alunos devem, neste momento, ser os protagonistas da situação. Permita que eles transitem entre as notícias/imagens, escolham, dialoguem com o outro, tendo consciência das suas opções.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Orientações:

1. Deixe que os alunos manipulem as notícias e por meio das imagens converse com eles sobre as possíveis informações, investigando o quanto os fatos estão próximos da realidade dos alunos. Neste momento, desafie-os sobre os agravantes e as possíveis soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Orientações:

1. Apresente na Roda de notícia abordagens atuais sobre os fatos noticiados no mundo. Como sugestão, os alunos terão contato com diversas notícias e entre elas algumas direcionadas para as questões ambientais, por exemplo: animais em extinção, poluição, preservação da natureza, economia dos recursos naturais, entre outras.

2. Solicite hipóteses sobre os temas, proporcionando as primeiras atividades de seleção de informações: o que os alunos já conseguem identificar pelas imagens ou palavras. Os alunos devem, neste momento, ser os protagonistas da situação. Permita que eles transitem entre as notícias/imagens, escolham, dialogue com o outro, tendo consciência das suas opções.

3. Deixe que manipulem as notícias e por meio das imagens converse com eles sobre as possíveis informações, investigando o quanto os fatos estão próximos da realidade dos alunos. Neste momento, desafie-os sobre os agravantes e as possíveis soluções.

4. Construa com os alunos expectativas, fazendo associações do texto com a imagem antecipando algumas suposições e solicite que eles escolham uma legenda para cada imagem-notícia.

5. Leia para os alunos algumas notícias, discuta a importância desta informação no nosso dia a dia.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Orientações:

Fechamento

  • Os alunos deverão criar um varal de notícias na sala de aula. Este varal será alimentado quinzenalmente pelos mesmos.

Entre as notícias espalhadas no chão da sala de aula, os alunos deverão selecionar a sua notícia, relacioná-la com a temática apresentada na aula, apresentar a sua interpretação para a classe e pregar no Varal de notícia da turma.

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de seção, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

O professor poderá optar por outras temáticas para ser trabalhadas em sala. Assim, poderá selecionar questões da própria comunidade escolar, do município ou relacionadas ao próprio mundo infantil.

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de seção, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

O professor poderá optar por construir um cartaz de notícias com seus alunos. Sugira para os alunos que construam cartazes sobre as notícias trabalhadas em sala. Formem grupos e com criatividade confeccionem os cartazes sobre os diálogos explorados durante a aula. Leve para a sala lápis de cor, pincéis coloridos, notícias, régua, imagens, revistas, entre outros materiais que achar de acordo.

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de seção, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Professor, as produções dos alunos poderão sair do ambiente da sala de aula e ser expostas no pátio, mural escolar ou qualquer outro ambienteem que fique visível para todos (as). Assim, o material produzido em sala será um canal de informação e um espaço democrático de notícias e interatividade entre os alunos. Além disso, toda comunidade terá acesso ao processo final do trabalho realizado em sala.


Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Santos
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Roda de notícias

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Quinzenal

Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Dinâmica:Leitura de notícias por etapas: Organização da sala; apresentação do objeto da aula: o jornal; questionamentos sobre a função da notícia na sociedade leitura das notícias; elaboração do varal de notícia.

Habilidade da BNCC: EF12LP01; EF12LP14; EF12LP02; EF15LP01; EF12LP08; EF15LP02

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 1º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: O trabalho com a categoria Roda de notícias nos anos iniciais oferece aspectos textuais e literários importantes para a formação de leitores que consigam se informar pelo acesso à esfera jornalística. Parte-se do pressuposto de que as crianças ainda estão criando uma familiaridade com a leitura nos seus diversos campos de atuação. Entretanto, são capazes de interagir com os textos verbais e imagéticos que são oferecidos pelas notícias com o objetivo de identificar temas relevantes e os fatos cotidianos veiculados nesse gênero textual.

Assim, por meio da notícia apresentada, a criança será estimulada a construir sentidos prévios sobre as informações que circulam no mundo ao explorar os elementos visuais e tecnológicos. Neste ciclo, as antecipações e as superfícies textuais como suporte, meios de veiculação, auxílio gráfico compõem as ações para descoberta de temas e seleção de informações com mediação do professor.

Materiais necessários: Professor, nesta aula será preciso os seguintes materiais: jornal impresso local ou nacional, notícias em revistas, recortes de notícias, barbante e pregadores.

Dificuldades antecipadas:

  1. Dificuldade de interpretar as situações propostas.
  2. Dificuldade em organizar os pensamentos e as falas diante das notícias apresentadas.
  3. Falta de concentração no decorrer da sequência didática.



Referências sobre o assunto:

FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.

https://jornaljoca.com.br/portal/

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/






Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

Roda de notícias

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes