Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 1º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.
Justificativa: O trabalho com a categoria Roda de notícias nos anos iniciais oferece aspectos textuais e literários importantes para a formação de leitores que consigam se informar pelo acesso à esfera jornalística. Parte-se do pressuposto de que as crianças ainda estão criando uma familiaridade com a leitura nos seus diversos campos de atuação. Entretanto, são capazes de interagir com os textos verbais e imagéticos que são oferecidos pelas notícias com o objetivo de identificar temas relevantes e os fatos cotidianos veiculados nesse gênero textual.
Assim, por meio da notícia apresentada, a criança será estimulada a construir sentidos prévios sobre as informações que circulam no mundo ao explorar os elementos visuais e tecnológicos. Neste ciclo, as antecipações e as superfícies textuais como suporte, meios de veiculação, auxílio gráfico compõem as ações para descoberta de temas e seleção de informações com mediação do professor.
Materiais necessários: Professor, nesta aula será preciso os seguintes materiais: jornal impresso local ou nacional, notícias em revistas, recortes de notícias, barbante e pregadores.
Dificuldades antecipadas:
1. Dificuldade de interpretar as situações propostas.
2. Dificuldade em organizar os pensamentos e as falas diante das notícias apresentadas.
3. Falta de concentração no decorrer da sequência didática.
Referências sobre o assunto:
FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.
https://jornaljoca.com.br/portal/
http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf
https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 5 minutos.
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
Orientações:
1. Forme uma roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos.
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
- Pergunta disparadora para os alunos:
Vocês sabem o que estão dizendo sobre o mundo lá fora?
Vamos montar um varal ou uma banca de notícias para informar a escola sobre o que está acontecendo?
Orientações:
1. Apresente na Roda de notícia abordagens atuais sobre os fatos noticiados no mundo. Como sugestão, os alunos terão contato com diversas notícias e entre elas algumas direcionadas às questões ambientais, por exemplo: animais em extinção, poluição, preservação da natureza, economia dos recursos naturais, entre outros.
2. Solicite hipóteses sobre os temas, proporcionando as primeiras atividades de seleção de informações: o que os alunos já conseguem identificar pelas imagens ou palavras. Os alunos devem, neste momento, ser os protagonistas da situação. Permita que eles transitem entre as notícias/imagens, escolham, dialoguem com o outro, tendo consciência das suas opções.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos.
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
Orientações:
1. Deixe que os alunos manipulem as notícias e por meio das imagens converse com eles sobre as possíveis informações, investigando o quanto os fatos estão próximos da realidade dos alunos. Neste momento, desafie-os sobre os agravantes e as possíveis soluções.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos.
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
Orientações:
1. Apresente na Roda de notícia abordagens atuais sobre os fatos noticiados no mundo. Como sugestão, os alunos terão contato com diversas notícias e entre elas algumas direcionadas para as questões ambientais, por exemplo: animais em extinção, poluição, preservação da natureza, economia dos recursos naturais, entre outras.
2. Solicite hipóteses sobre os temas, proporcionando as primeiras atividades de seleção de informações: o que os alunos já conseguem identificar pelas imagens ou palavras. Os alunos devem, neste momento, ser os protagonistas da situação. Permita que eles transitem entre as notícias/imagens, escolham, dialogue com o outro, tendo consciência das suas opções.
3. Deixe que manipulem as notícias e por meio das imagens converse com eles sobre as possíveis informações, investigando o quanto os fatos estão próximos da realidade dos alunos. Neste momento, desafie-os sobre os agravantes e as possíveis soluções.
4. Construa com os alunos expectativas, fazendo associações do texto com a imagem antecipando algumas suposições e solicite que eles escolham uma legenda para cada imagem-notícia.
5. Leia para os alunos algumas notícias, discuta a importância desta informação no nosso dia a dia.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 15 minutos.
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
Orientações:
Fechamento
- Os alunos deverão criar um varal de notícias na sala de aula. Este varal será alimentado quinzenalmente pelos mesmos.
Entre as notícias espalhadas no chão da sala de aula, os alunos deverão selecionar a sua notícia, relacioná-la com a temática apresentada na aula, apresentar a sua interpretação para a classe e pregar no Varal de notícia da turma.
Variação da atividade
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de seção, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
O professor poderá optar por outras temáticas para ser trabalhadas em sala. Assim, poderá selecionar questões da própria comunidade escolar, do município ou relacionadas ao próprio mundo infantil.
Variação da atividade
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de seção, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
O professor poderá optar por construir um cartaz de notícias com seus alunos. Sugira para os alunos que construam cartazes sobre as notícias trabalhadas em sala. Formem grupos e com criatividade confeccionem os cartazes sobre os diálogos explorados durante a aula. Leve para a sala lápis de cor, pincéis coloridos, notícias, régua, imagens, revistas, entre outros materiais que achar de acordo.
Variação da atividade
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de seção, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
Professor, as produções dos alunos poderão sair do ambiente da sala de aula e ser expostas no pátio, mural escolar ou qualquer outro ambienteem que fique visível para todos (as). Assim, o material produzido em sala será um canal de informação e um espaço democrático de notícias e interatividade entre os alunos. Além disso, toda comunidade terá acesso ao processo final do trabalho realizado em sala.