13783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Estratégias de leitura em ação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação como o WhatsApp.

- Opcionais:
Grupo do Google (tutorial disponível aqui);
Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio pelo WhatsApp (ou outro canal) explicando que irão verificar juntos quais materiais enviados pela turma (tarefa aula anterior: LP01_03SQA01) podem de fato ajudar nas pesquisas. Siga as orientações 1, 2 e 3 do slide de Introdução do plano de aula, considerando que as mensagens precisam ser curtas e claras.

Desenvolvimento
Antecipadamente, você deve selecionar de 4 a 6 materiais sugeridos pela turma para analisar. Cuide para que nenhum deles contribua para o tipo de pesquisa que farão, como um livro de literatura infantil ou de poemas, por exemplo. Lembre-se de que o objetivo dessa aula é aprender a selecionar materiais de pesquisa científica, e será através da comparação entre eles que a turma poderá aprender.
Envie ao grupo da turma (WhatsApp ou outro) a imagem do material e mais alguma informação. Se for um livro de histórias de uma abelha, por exemplo, envie a foto da capa e a leitura um trecho (áudio do WhatsApp). Se for um material online, como vídeos do YouTube, por exemplo, envie o link.
Lembre-se de que a análise será realizada a partir dos aspectos do contexto material, tais como: leitura do título e de um trecho do texto; configuração do texto; relação entre imagens e textos; aspectos gráficos, como tabelas com dados numéricos, box com informações etc.
Oriente os alunos a dizer se o material pode ser útil para encontrar curiosidades e informações sobre os animais selecionados.
Você não deve intervir na decisão do grupo. Caso selecionem um poema sobre a aranha porque havia uma ilustração e a palavra escrita, por exemplo, o mesmo será analisado pela turma na próxima aula desta sequência.

Fechamento
Siga as orientações 4 e 6 do slide de Fechamento do plano de aula, enviando um áudio ou utilizando outro canal de comunicação sugerido como opcional.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar e interagir com a criança durante a atividade. Considere efetuar uma orientação para que a criança seja de fato a protagonista desse momento.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_03SQA02

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas