13751
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre textos expositivos de divulgação científica

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textos expositivos de divulgação científica e no campo de atuação “Estudo e pesquisa e Vida pública” . A aula faz parte do módulo “Abertura”.

Materiais necessários: Computador com projetor ou cartaz, textos impressos e caderno.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- Dificuldades específicas de leitura.

- Falta de conhecimentos prévios sobre o tema da aula.

- Falta de entendimento sobre a função social do gênero textual abordado.

Sugestões de leitura ao professor nos links:

Referências sobre o assunto:

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Apresente o título da atividade aos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Atividade coletiva

1. Apresente o slide (ou imagem em forma de cartaz) aos alunos e deixe que observem.

2. Inicie um debate sobre a interpretação de sentido. Pergunte:

- Qual é a mensagem transmitida pela imagem?

- Existe relação entre a imagem e o título do slide (cartaz)? Qual?

3. Deixe que os alunos interajam e ouça suas conclusões.

4. Diga aos alunos:

- Agora vou apresentar a vocês textos impressos que tratam desse assunto. Que tipo de texto poderia tratar desse tema? Quem você acha que poderia escrever um texto sobre esse tema? Para quem? Com qual objetivo alguém escreveria sobre isso?

Propósito: Introduzir um tema, realizar antecipações e verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao gênero que será apresentado.

Materiais para impressão:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em duplas. (ver sugestão de leitura para agrupamentos produtivos)
  • Ofereça aos alunos as versões impressas dos textos expositivos de divulgação científica “Verde Energia”, disponível em http://chc.org.br/verde-energia/ , revista Ciência Hoje Criança, acesso em 23 de julho de 2018 e “Fontes Renováveis de Energia”, disponível em Brasil Escola https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-renovaveis-energia.htm , de PENA, Rodolfo F. Alves, acesso em 23 de julho de 2018.
  • Proponha a leitura coletiva do primeiro texto “Verde Energia” pelo slide (caso a escola ofereça esse recurso) e o segundo texto impresso, em duplas.
  • Reserve tempo suficiente para leitura e troca de ideias entre os alunos sobre o assunto dos textos.
  • Estimule reflexões, dirigindo uma “roda de conversa” com todos, levantando questões que levem os alunos a identificar características do gênero. Vá anotando no quadro algumas respostas, selecionando aquelas que caracterizam o gênero em questão.
  • Pergunte:
  • Você vê semelhanças entre esses textos?
  • Que tipo de texto você acha que são? (poesias, narrativas, publicitários, textos informativos…)
  • Quem você acha que seria autor de textos como estes?
  • Quem lê um texto deste tipo, lê para quê?
  • Qual é o objetivo deste tipo de texto? (Para que serve?)
  • Qual o tipo de linguagem utilizada pelo autor?
  • Além do texto escrito, que outros recursos são utilizados pelo autor para tratar do tema? Por que o autor utilizou esses outros recursos? Eles têm qual função no texto?
  • Após a “roda de conversa”, retome com os alunos as anotações no quadro; explique que os textos fazem parte de um gênero específico e que as características observadas enquadram-nos no gênero “expositivo de divulgação científica”.

Materiais complementares: documentos dos textos em suas páginas de veiculação das matérias.

Sugestões de leitura ao professor nos links:

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia o slide ou peça que um aluno leia.
  • Peça que a turma sugira dicas para alguém que queira identificar as características e a função social de um texto expositivo de divulgação científica.
  • Registre as sugestões no quadro e convide todos a anotarem em seus cadernos.

O objetivo dessa aula é que os alunos concluam que um texto de divulgação científica é:

1- Expositivo.

2- Utiliza um padrão de linguagem formal.

3- Transmite conhecimentos de natureza científica.

4- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.

5- Apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Sugestão: Caderno de Descobertas - Solicite que os alunos reservem um caderno onde anotarão as descobertas que farão durante as aulas. Nele serão escritas as regras e conclusões que considerarem importantes para serem retomadas posteriormente ou para estudos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o slide ou peça que um aluno leia.
  • Peça que a turma sugira dicas para alguém que queira identificar as características e a função social de um texto expositivo de divulgação científica.
  • Registre as sugestões no quadro e convide todos a anotarem em seus cadernos.

O objetivo dessa aula é que os alunos concluam que um texto de divulgação científica:

1- É expositivo.

2- Utiliza um padrão de linguagem formal.

3- Transmite conhecimentos de natureza científica.

4- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.

5- Apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Sugestão: Caderno de Descobertas - Solicite que os alunos reservem um caderno onde anotarão as descobertas que farão durante as aulas. Nele serão escritas as regras e conclusões que considerarem importantes para serem retomadas posteriormente ou para estudos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textos expositivos de divulgação científica e no campo de atuação “Estudo e pesquisa e Vida pública” . A aula faz parte do módulo “Abertura”.

Materiais necessários: Computador com projetor ou cartaz, textos impressos e caderno.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- Dificuldades específicas de leitura.

- Falta de conhecimentos prévios sobre o tema da aula.

- Falta de entendimento sobre a função social do gênero textual abordado.

Sugestões de leitura ao professor nos links:

Referências sobre o assunto:

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Apresente o título da atividade aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Atividade coletiva

1. Apresente o slide (ou imagem em forma de cartaz) aos alunos e deixe que observem.

2. Inicie um debate sobre a interpretação de sentido. Pergunte:

- Qual é a mensagem transmitida pela imagem?

- Existe relação entre a imagem e o título do slide (cartaz)? Qual?

3. Deixe que os alunos interajam e ouça suas conclusões.

4. Diga aos alunos:

- Agora vou apresentar a vocês textos impressos que tratam desse assunto. Que tipo de texto poderia tratar desse tema? Quem você acha que poderia escrever um texto sobre esse tema? Para quem? Com qual objetivo alguém escreveria sobre isso?

Propósito: Introduzir um tema, realizar antecipações e verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao gênero que será apresentado.

Materiais para impressão:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em duplas. (ver sugestão de leitura para agrupamentos produtivos)
  • Ofereça aos alunos as versões impressas dos textos expositivos de divulgação científica “Verde Energia”, disponível em http://chc.org.br/verde-energia/ , revista Ciência Hoje Criança, acesso em 23 de julho de 2018 e “Fontes Renováveis de Energia”, disponível em Brasil Escola https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-renovaveis-energia.htm , de PENA, Rodolfo F. Alves, acesso em 23 de julho de 2018.
  • Proponha a leitura coletiva do primeiro texto “Verde Energia” pelo slide (caso a escola ofereça esse recurso) e o segundo texto impresso, em duplas.
  • Reserve tempo suficiente para leitura e troca de ideias entre os alunos sobre o assunto dos textos.
  • Estimule reflexões, dirigindo uma “roda de conversa” com todos, levantando questões que levem os alunos a identificar características do gênero. Vá anotando no quadro algumas respostas, selecionando aquelas que caracterizam o gênero em questão.
  • Pergunte:
  • Você vê semelhanças entre esses textos?
  • Que tipo de texto você acha que são? (poesias, narrativas, publicitários, textos informativos…)
  • Quem você acha que seria autor de textos como estes?
  • Quem lê um texto deste tipo, lê para quê?
  • Qual é o objetivo deste tipo de texto? (Para que serve?)
  • Qual o tipo de linguagem utilizada pelo autor?
  • Além do texto escrito, que outros recursos são utilizados pelo autor para tratar do tema? Por que o autor utilizou esses outros recursos? Eles têm qual função no texto?
  • Após a “roda de conversa”, retome com os alunos as anotações no quadro; explique que os textos fazem parte de um gênero específico e que as características observadas enquadram-nos no gênero “expositivo de divulgação científica”.

Materiais complementares: documentos dos textos em suas páginas de veiculação das matérias.

Sugestões de leitura ao professor nos links:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia o slide ou peça que um aluno leia.
  • Peça que a turma sugira dicas para alguém que queira identificar as características e a função social de um texto expositivo de divulgação científica.
  • Registre as sugestões no quadro e convide todos a anotarem em seus cadernos.

O objetivo dessa aula é que os alunos concluam que um texto de divulgação científica é:

1- Expositivo.

2- Utiliza um padrão de linguagem formal.

3- Transmite conhecimentos de natureza científica.

4- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.

5- Apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Sugestão: Caderno de Descobertas - Solicite que os alunos reservem um caderno onde anotarão as descobertas que farão durante as aulas. Nele serão escritas as regras e conclusões que considerarem importantes para serem retomadas posteriormente ou para estudos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o slide ou peça que um aluno leia.
  • Peça que a turma sugira dicas para alguém que queira identificar as características e a função social de um texto expositivo de divulgação científica.
  • Registre as sugestões no quadro e convide todos a anotarem em seus cadernos.

O objetivo dessa aula é que os alunos concluam que um texto de divulgação científica:

1- É expositivo.

2- Utiliza um padrão de linguagem formal.

3- Transmite conhecimentos de natureza científica.

4- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.

5- Apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Sugestão: Caderno de Descobertas - Solicite que os alunos reservem um caderno onde anotarão as descobertas que farão durante as aulas. Nele serão escritas as regras e conclusões que considerarem importantes para serem retomadas posteriormente ou para estudos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano