13711
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Preenchendo Fichas Técnicas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição dos textos e adequação às normas de escrita.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail;
Impresso da Ficha Técnica disponibilizado na escola para que as famílias retirem ou, se possível, enviado digitalmente para que imprimam em casa.

- Opcionais:
Canal para aula online, como o Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio para o grupo de alunos, pelo WhatsApp (ou outro canal), compartilhando que hoje é dia de preencher a Ficha Técnica elaborada na aula anterior (LPO1_03SQA05). Relembre os 6 itens que escolheram. Siga as orientações 2 e 3 do slide de Introdução do plano de aula.

Desenvolvimento
Defina antecipadamente por qual animal cada aluno vai se responsabilizar; a depender do número de alunos, poderá haver mais fichas de um mesmo animal. Indique o animal de cada aluno por WhatsApp. Caso alguém queira outro animal, permita a troca.
Oriente a turma a buscar as informações necessárias nos materiais selecionados na aula 3 desta sequência. Nessa etapa, será importante que um adulto da família auxilie a criança.
Lembre-os de fazer um desenho ou colar uma imagem no espaço destinado à ilustração da ficha.
Se possível, realize esta aula em um dos canais opcionais, para envolver mais a turma.

Fechamento
Oriente a turma a fotografar suas produções e enviar no grupo, para que todos vejam as Fichas dos colegas. Conclua parabenizando a turma pelo trabalho realizado e antecipe que continuarão produzindo outros textos para depois montar o mural virtual.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar, acompanhar e interagir com a criança durante a aula de hoje. Considere efetuar uma orientação à família para que a criança seja de fato a protagonista desse momento.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_03SQA06

(EF01LP24) Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas