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Plano de aula - Atividade de exercitação com C e Qu

POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva 25/11/2018
Código: LPO2_03ATS02

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre construção do sistema alfabético

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU

Materiais necessários: Imagens de animais (impressas ou digitais para projeção) que serão apresentadas aos alunos, disponíveis aqui. Cartela com nomes dos animais, se encontram: Modelo 1, aqui e Modelo 2, aqui. Projetor multimídia ou tevê para a projeção das imagens. Caso não seja possível projetar as imagens, Imprima-as em A4 ou selecione imagens de revistas/livros que possam substituí-las. Fichas silábicas: CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde). Sugestão de confecção: Material: Color set ou E.V.A; tamanho: 30cm x 30cm; escrito com pincel marcador.
É importante que isso seja feito com antecedência e que o material esteja já organizado para o momento da aula. Para o uso das crianças, também será necessário lápis de cor nas cores correspondentes aos materiais das fichas silábicas.

Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade do uso do C e QU nas palavras temáticas sugeridas por eles; utilizarem outros grafemas para registrar o som das palavras , como k no lugar do C/QU (kachorro/perikito), g no lugar do c (gachorro), GU no lugar do QU.

Referências sobre o assunto:

MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo:Ática, 1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique que o desafio da aula é organizar uma lista com o nome dos animais convidados para o aniversário da Dona Cutia, enquanto eles exercitam o que já sabem sobre o uso do C e do QU.

Tempo sugerido: 5 a 8 minutos.

Orientações: Nestes primeiros minutos da aula, é importante resgatar o que aprenderam sobre o uso do C e do QU, para garantir boas referências que ajudem os alunos a respaldar a escrita e a leitura das novas palavras na atividade de exercitação, de modo que se sintam mais seguros, fazendo a atividade se tornar um desafio prazeroso. É importante que esta exercitação esteja baseada no que os alunos já sabem, portanto, é preciso aferir e afirmar o que já sabem para efetivar a exercitação real destas correspondências regulares contextuais. Para isso:

1. Organize a turma em grupos de quatro alunos ou em duplas e explique que o desafio da aula é organizar os nomes de diversos animais em uma lista de convidados para o aniversário da Dona Cutia, enquanto eles exercitam o que já sabem sobre o uso do C e do QU.

2. Peça para que discutam em grupo o que se lembram sobre o uso dessas letras na escrita de palavras. Neste momento, eles devem se lembrar da atividade realizada na aula anterior ou sobre o que já possa ter sido trabalhado anteriormente, em outras aulas, que esteja relacionado ao uso destas letras e ao tema da aula. Se o cartaz com o convite, da aula anterior, estiver disponível na sala, peça para que olhem para ele como referência.

3. As crianças devem resgatar, por meio do diálogo, o que aprenderam ou sabem sobre o uso das vogais com as letras C e QU para conseguir o som de /k/: Que com a letra C se usa as vogais A, O e U e com as letras QU usa-se E e I. Caso ache interessante, peça que eles olhem também para os registros que tiverem no caderno, conversem com os amigos para ver se possuem anotações parecidas e, conforme forem se lembrando, compartilhem, para que se faça o registro no quadro.

Orientações:

1. Prenda as fichas coloridas com as sílabas CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde) no quadro.

2. Explique que Dona Cutia trouxe para você as imagens dos animais que ela gostaria de convidar para o aniversário, mas precisa de ajuda para escrever e organizar a lista, conforme o desejo de Dona Cutia. Para ajudar nesta escrita dos nomes, comente com as crianças que você digitou/escreveu estes nomes nas cartelas, mas eles não saíram na ordem das imagens e, por isso, você não conseguiu organizar a lista, conforme o pedido da aniversariante, e que, para isso, precisará da ajuda das crianças. Comente que todos os animais que Dona Cutia quer convidar para o seu aniversário, coincidentemente, têm nos nomes as letras C e QU. Quando receberem as cartelas, diga que eles deverão descobrir, pedindo pistas se necessário, qual é o nome de cada animal que você irá mostrar. Após descobrir o nome, eles deverão encontrá-lo na cartela, circulando-o com a mesma cor da sílaba correspondente que está presa ao quadro, isto é, se o animal for um cachorro, irão circular essa palavra com a cor amarela. Depois que encontrarem todos os animais nas cartelas, haverá a correção e, somente depois disso é que eles poderão pintar todo o espaço da palavra com aquela cor (no caso do exemplo dado, com a cor amarela) e montar as listas.

3. Caso não seja possível trabalhar com o recurso visual das imagens disponíveis nos materiais complementares, projetadas ou impressas, utilize a cartela com os nomes e, para que as crianças encontrem estes nomes, vá dando dicas sobre como o animal é, qual letra tem no nome (C ou QU), número de sílabas, etc. É interessante aproveitar este momento, em que as crianças estarão analisando o interior das palavras, para fazê-las observar as características de cada palavra e contrapô-las, perguntando, por exemplo: “Qual é a maior palavra? Quais palavras começam com a mesma sílaba?” etc.

4. Dê um momento para que especulem, juntos, possíveis nomes de animais que tenham a letra C e QU antes de entregar a cartela com os nomes que você trabalhará nessa aula. Você pode, por exemplo, apontar para a ficha com a sílaba CA e pedir para que eles digam um nome ou dois de animais que pensaram. Se disserem capivara, pergunte para eles:
a. Se o nome “capivara” estiver na cartela, que cor vocês deverão usar para pintá-lo?
Espera-se que eles respondam “cor amarela”.

5. Explique que pode haver algumas palavras que têm C e/ou Qu, mas não usam nenhuma destas sílabas presas ao quadro. Peça para que as crianças, ao encontrar estas palavras, não as pintem, marque-as com um X ou sublinhado. Essas palavras serão palavras com C com som de /s/ e Qu com som de /kw/ (como centopeia, cisne, quati)

Materiais complementares: Fichas silábicas: CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde), Sugestão de confecção: Material: papel color set ou E.V.A; tamanho: 30 cm x 30 cm; escrito com pincel marcador.

Tempo sugerido: 30-35 minutos (divididos em: primeira parte - 20 minutos, segunda parte - 15 minutos).
Orientações: Esta primeira parte deve durar aproximadamente 20 minutos.

  • Entregue uma folha com a cartela para cada aluno.
    No material, está disponibilizada a cartela MODELO 1 (para esta aula) com os nomes dos animais com duas possibilidades de composição, caso queira dificultar a atividade (para que os alunos não copiem simplesmente o que o colega está fazendo) você pode usar também o MODELO 2. Se for usar as duas cartelas, deixe claro para os alunos que em cada folha os nomes podem estar em lugares diferentes, por isso será necessário ler as palavras de sua cartela e não a do colega, que pode estar diferente. Neste material, a lista também já vem com as sílabas no topo de cada coluna. Caso queira, apague-as antes da impressão.

  • Faça a apresentação da imagem de cada animal perguntando se eles o conhecem e sabem seu respectivo nome. Caso não saibam, diga que dará dicas e que eles devem procurar o nome na cartela. Caso eles já saibam o nome, peça para que o digam e que o encontrem na cartela, circulando-o com a cor adequada, ou marcando-a com * ou X se for o caso. Nos slides seguintes, você verá como esta apresentação pode ser feita, caso seja no projetor.

  • Caso a apresentação da imagem seja em material impresso, você já pode deixar o nome do animal preso atrás da imagem (de preferência, escrito sobre o mesmo material da cor correspondente da sílaba) e ir afixando-os no quadro, de modo que as crianças tenham o nome já com a cor certa como referência, o que poderá ser usado posteriormente no momento da correção.

  • A cada palavra descoberta, reforce com a turma a cor com que cada palavra deverá ser circulada. Exemplo:
    a. Muito bem, vocês acertaram, já acharam a palavra CUTIA na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, de laranja. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado da palavra CUTIA. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

  • Algumas sugestões de intervenções e dicas serão dadas nos slides seguintes, pensando em cada palavra, mas pode-se pensar em outras dicas e antecipar algumas dificuldades que, de antemão, saiba que seus alunos podem ter. Estas dicas podem ser usadas também se as crianças souberem o nome na oralidade, mas estiverem com dificuldade em encontrar as palavras escritas na cartela. Exemplo: a palavra “Quero-quero”, que pode ser um nome difícil de associar com a imagem, ou de usar dicas somente sobre as características do animal:
    a. É o nome de um pássaro, seu nome é composto de duas palavras iguais. (Aqui as crianças terão de analisar a composição das palavras.)
    Ou ainda:
    b. O nome desse animal começa com … e apontar para a ficha com a sílaba QUE.

  • Estas sugestões de intervenções podem ser usadas mesmo quando os alunos já souberem o nome do animal na oralidade, mas estiverem com dificuldade de encontrar a palavra na cartela, pois o foco está na análise da escrita dessas palavras e, esta, poderá ajudar as crianças que ainda não leem/escrevem a avançarem em suas hipóteses e participarem ativamente da atividade sem precisar de ajuda individualizada. Estimule a criança a tentar descobrir qual palavra procura em sua cartela e confirmar suas hipóteses com os colegas/professor.

  • É pouco provável que as crianças não consigam descobrir um nome ou outro, pois em cada palavra, se der dicas, ficará muito fácil para elas encontrarem e assim poderão analisar a escrita das palavras enquanto participam da brincadeira. Mas, caso aconteça de não conseguirem encontrar o nome certo baseados nas dicas, pode-se estabelecer que a cada nome que descobrirem, a turma ganha um ponto e, a cada nome que não conseguirem descobrir, o ponto vai para a professora, para não correr o risco de se fixarem demais em uma das imagens e perderem o foco da exercitação. Também pode ocorrer o inverso: as crianças saberem o nome de todos os animais, o que não é nenhum impedimento, pois a atividade refere-se mais à análise da escrita destas palavras do que o conhecimento prévio das crianças sobre estes animais. Caso utilize a ideia dos pontos, conte-os quando terminar esta primeira parte da brincadeira para definir quantos nomes acertaram e reveja os nomes que eles não acertaram na reflexão final da aula (fechamento, item C), relembrando com os alunos os nomes novos que eles não conheciam (ou não conseguiram relacionar à imagem).

Materiais complementares: É importante compreender que qualquer material disponibilizado aqui pode e deve ser adaptado para a realidade da sua turma. Pensando nisso, existem dois modelos de cartela:

  • Cartela com nomes de animais - Modelo 1” (contém 12 nomes, esta quantidade pensada para uma aula de 50 minutos) que você encontrará aqui (esta já vem com a lista para ser preenchida com as palavras).
  • Cartela com nomes de animais - Modelo 2” (contém 32 nomes, caso queira estender a atividade para duas aulas, selecionar mais animais para entrar no Modelo 1 ou até usar parte destes nomes para uma atividade “para casa”). Este material você encontrará aqui. Há também a lista em branco para preenchimento dos alunos com os nomes desta cartela maior, aqui. Fica como sugestão para possíveis adaptações da aula, que poderão ser feitas pensando no nível de escrita, de habilidades (alguns alunos podem apresentar altas habilidades e este material poderia ser usado para adaptação curricular) e até pensando nas dificuldades dos alunos.
  • Imagens para impressão estão disponíveis aqui.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • Vocês sabem que animal é este?
  • Caso não saibam, dê dicas como: Tem quatro sílabas… Seu nome começa com C, ou Para escrever este nome precisamos da sílaba de cor amarela… Qual é? Isso! É a sílaba CA, olhe para sua cartela, quais nomes temos com esta sílaba? Vamos analisar esses nomes e ver qual deles poderia ser?

c. Muito bem, vocês acertaram, é CAPIVARA. Vamos encontrar a palavra CAPIVARA na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, de amarelo. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado da palavra CAPIVARA. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • Vocês sabem que animal é este?
  • Caso não saibam, dê dicas: A palavra que estamos procurando tem três sílabas. Duas destas sílabas têm a letra C!
  • Muito bem, vocês acertaram, é CARACOL. Vamos encontrar a palavra na cartela? Esta palavra deverá ser pintada? Isso mesmo, de amarelo. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado da palavra CARACOL. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.
  • Qual outra palavra na cartela nós já circulamos de amarelo também? E por quê? Isso mesmo, porque ambas têm a sílaba CA.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • E este animal, qual é?
  • Caso não saibam, dê dicas: Na palavra, tem esta sílaba azul. Achem para mim as palavras que têm estas sílabas e vamos descobrir qual é. Destas palavras, qual termina com a letra O?
  • Muito bem, vocês acertaram, é COELHO. Vamos encontrar a palavra COELHO na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, de azul. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • E este animal, qual é?
  • Caso não saibam, dê dicas: Esta palavra também é escrita com a sílaba azul e tem três sílabas.
  • Muito bem, vocês acertaram, é CORUJA. Vamos encontrar a palavra CORUJA na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, de azul. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.
  • Qual outra palavra na cartela nós já circulamos de azul também? E por quê? Isso mesmo, porque ambas têm a sílaba CO.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • E este animal, qual é?
  • Caso não saibam, dê dicas: Tem esta sílaba rosa na palavra… Quantas palavras temos com esta sílaba? Quem poderia ler estas duas palavras para mim? A que estamos procurando é a que tem quatro sílabas, vamos contar as sílabas dessas duas palavras, juntos, e descobrir?
  • Muito bem, vocês acertaram, é PERIQUITO. Vamos encontrar a palavra PERIQUITO na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, de verde. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • E este animal, qual é?
  • Caso não saibam, dê dicas: O nome tem três sílabas e uma delas é esta aqui, da ficha verde. É um inseto que voa e pica, pode ser transmissor de doenças, como a dengue

c. Muito bem, vocês acertaram, é MOSQUITO. Vamos encontrar a palavra MOSQUITO na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, de verde. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • E este animal, qual é?
  • Caso não saibam, dê dicas: A palavra que buscamos tem apenas duas sílabas. Nenhuma destas sílabas estão penduradas aqui no quadro. É uma ave maravilhosa!

c. Muito bem, vocês acertaram, é CISNE. Vamos encontrar a palavra CISNE na cartela? Esta palavra deve ser pintada? Isso mesmo, não deve ser pintada. Faça um X nela ou a sublinhe. Muita atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • E este animal, qual é?
  • Caso não saibam, dê dicas: A palavra que buscamos tem apenas duas sílabas. Nenhuma destas sílabas estão penduradas aqui no quadro. Seu nome começa com Q.

c. Muito bem, vocês acertaram, é QUATI. Vamos encontrar a palavra na cartela? Esta palavra deve ser pintada? Isso mesmo, não deve ser pintada. Faça um X nela, ou sublinhe. Muita atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • Vocês sabem que animal é este?
  • Caso não saibam, dê dicas: A palavra que estamos procurando tem duas sílabas e uma delas é a mesma da ficha laranja.
  • Muito bem, vocês acertaram, a palavra é CUPIM. Vamos encontrar a palavra na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, LARANJA, como mostrei já a ficha. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • Vocês sabem que animal é este?
  • Caso não saibam, dê dicas: É uma palavra grande e não temos nenhuma de suas sílabas presas ao quadro. Sua primeira sílaba tem C.
  • Muito bem, vocês acertaram, a palavra é CENTOPEIA. Vamos encontrar a palavra na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, essa palavra não deverá ser pintada, coloque um X nela, ou a sublinhe com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • Vocês sabem que animal é este?
  • Caso não saibam, dê dicas: O nome deste pássaro são duas palavras iguais. Caso ainda precisem de mais ficas: Tem esta sílaba da ficha verde.
  • Muito bem, vocês acertaram, a palavra é QUERO-QUERO. Vamos encontrar a palavra na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, verde. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.

Orientações:

  • Mostre a imagem e pergunte:
  • Vocês sabem que animal é este?
  • Caso não saibam, dê dicas: Uma de suas sílabas é essa aqui (aponte para a sílaba CU). É esse animal que está festejando seu aniversário.
  • Muito bem, vocês acertaram, a palavra é CUTIA. Vamos encontrar a palavra na cartela? De que cor deverá ser pintada? Isso mesmo, laranja. Primeiro vamos somente circulá-la e com bastante atenção para não confundir e fazer isso com a palavra ao lado. Se precisarem de ajuda, peça para algum amigo do grupo confirmar se sua suspeita está certa ou me chamem.
  • Qual outra palavra na cartela nós já circulamos de laranja também? E por quê? Isso mesmo, por causa da sílaba CU.

Orientações:

1. Ao terminarem, diga que agora será feita uma revisão, para que todos se certifiquem de que usaram o lápis certo ao circularem. Repasse com os alunos o nome das palavras. A cada palavra cantada, peça para que eles falem a cor que ela deverá ser pintada, pedindo para os alunos irem conferindo em sua cartela e, caso tenham circulado uma palavra ou outra com a cor errada, corrijam.

2. Avise-os que terão 5 minutos para preencherem os quadrados com as cores equivalentes.

3. Circule entre a turma para:

  • Certificar-se de que otimizem este tempo, sem conversas paralelas que não estejam relacionadas à tarefa.
  • Aferir se fizeram a autocorreção de modo certo.
  • Conferir se estão se prendendo a uma pintura muito minuciosa que poderia demandar mais tempo.

Orientações:

  • Pergunte se alguém se lembra de mais algum animal que tenha C ou QU no nome que não estava na cartela. Caso o tempo da aula permita, escreva os nomes ditados no quadro, pedindo a colaboração dos alunos. Se não houver tempo, deixe a reflexão apenas na oralidade. O intuito aqui é fazer com que as crianças consigam resgatar o uso do C e Qu em outras palavras que lhes são comuns, como cavalo, cobra, porco, cegonha etc. Ao fazer isto, mesmo que na oralidade, lance desafios, pedindo que identifiquem qual das sílabas tem som de /k/, se para escrevê-la se usa C ou QU, se esta sílaba está no começo, meio ou fim da palavra, se tem som de /k/ ou outro som como /s/ ou /kw/, de que cor essa palavra seria pintada, etc. Assim, as crianças precisarão pensar nos fonemas, bem como no que aprenderam sobre o uso das letras C e Qu com as vogais, sem o apoio da palavra escrita.
  • No início da atividade eles fizeram uma reflexão similar, é interessante fazer o mesmo agora para descobrir se com a exercitação os alunos foram trazendo à memória mais nomes que já estão associando à grafia. Caso eles tenham se saído bem na atividade anterior, a execução desta reflexão não é necessária.

Orientações:

  • Volte a atenção para a cartela de palavras e pergunte:
    a. Quais palavras da cartela não foram pintadas? Por quê?
    Aqui, espera-se que as crianças percebam que estas palavras não têm o som de /k/ por causa do uso das vogais que as acompanham, que o uso das vogais pode mudar o som destas letras. Se eles apenas disserem “Porque têm som de CI e não de QUI” leve-os a refletir sobre o fato de que quando o C está com o E ou I, ele fica com esse som de /S/ e por isso usamos o QU para dar o som de /k/, e que usamos QU com a letra A para conseguir o som de /Kw/ pois com o C ela já fica com som de /k/. Que isso é uma regularidade, ou seja, pela regra, é assim que usamos essas letras para conseguir seus determinados sons. É um bom momento para reforçar que o Q sempre anda de mãos dadas com o U, independente de seu som ser /k/ ou /kw/, que essa também é uma das regrinhas relacionadas ao uso do Q.

Orientações: Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar aproximadamente 15 minutos.

1. Peça para que cada criança organize estas palavras na sua lista em branco, que está abaixo da cartela (MODELO 1, caso usem o MODELO 2, a lista será esta aqui). Nesta lista, já está preestabelecido que uma coluna será usada para cada sílaba pintada (CA, CO, CU, QUE e QUI). Caso queira estabelecer isso durante a aula com os alunos, apague as sílabas antes da impressão e pergunte:

  • Baseados no que fizemos até agora, como poderíamos organizar estas palavras em uma lista?

Espera-se que uma das sugestões seja criar uma coluna para CA, outra para CO, CU, QUE, QUI respectivamente. Outro tipo de classificação, como de classes de animais ou algo similar, demandaria um tempo que excederia os 50 minutos de aula e, portanto, é inviável. Caso seja necessário fazer mais perguntas, sugira:

  • Coelho e coruja têm o quê em comum?
  • Será que poderíamos classificar estas palavras tendo como critério o som comum (ou o uso da vogal comum), assim como fizemos ao pintá-las de acordo com as cores das sílabas que estão presas ao quadro?
  • Vocês perceberam que embaixo da lista há duas linhas? Que palavras poderíamos colocar nelas?
  • Algumas das palavras da cartela vão ficar fora da lista?

Espera-se que os alunos sugiram que sejam colocadas as palavras que não foram pintadas. Peça para que usem uma linha para o C com som de /S/ e a outra para o Qu com som de /kw/.

2. Caso você tenha solicitado às crianças compartilhar outros nomes (sugeridos no slide 15) e eles estejam escritos no quadro, diga que podem colocar na lista. Caso tenha feito apenas na oralidade, você pode ou pular esta parte ou, então, rememorar alguns exemplos dados por eles e, relembrando-os na oralidade, classificar estes nomes na tabela dada.

  • As palavras novas que vocês lembraram (e estão escritas no quadro ou aqui você relembra alguns animais) também podem entrar na lista! Encontre a coluna correta para estas palavras, se necessário, confirme suas suspeitas com os colegas do grupo.

3. Conforme forem terminando, peça para que façam autocorreção e comparem suas produções com o próprio grupo. Circule entre os grupos e observe as interações, mostrando disponibilidade para sanar quaisquer dúvidas. Uma sugestão é pedir que formem duplas dentro dos grupos para que um ajude o outro na correção.

  • Compare a sua lista com a lista de um colega fazendo a correção de eventuais erros, tanto de escrita como de uma possível escolha equivocada da coluna na hora de escrever as palavras. Qualquer dúvida, olhe para a palavra escrita na cartela, confira as fichas coloridas que estão presas ao quadro e me pergunte. Estarei circulando entre vocês para ajudá-los. Este é um momento em que você poderá ajudar seus colegas e reafirmar o que sabe. Revisar é bom por isso, nosso olhar fica mais aguçado e acabamos por ver erros que em outros momentos deixamos passar batido. Colabore com o aprendizado de seus colegas e seja construtivo.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Quando todos tiverem terminado, peça que reflitam sobre as palavras da lista:
    a. Agora que conseguimos terminar de organizar a lista para o aniversário de Dona Cutia eu gostaria de saber de vocês:
    b. Quais nomes destes animais vocês já conheciam?
    c. Algumas palavras foram mais difíceis de encontrar do que as outras? Por que vocês acham que tiveram esta dificuldade? - Relembre aqui os nomes dos animais que as crianças não conseguiram encontrar na cartela, caso isso ocorra.
    d. Alguma destas palavras vocês pensavam que era escrita com a letra C e na verdade é com QU ou vice-versa?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Atividade de exercitação com C e Qu

Finalidade da aula: Exercitar o uso regular do C com as vogais A, O e U e o uso do QU com as vogais E e I na elaboração de uma lista temática de palavras: “Sugestão de convidados para o aniversário da Cutia”.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP03

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU

Materiais necessários: Imagens de animais (impressas ou digitais para projeção) que serão apresentadas aos alunos, disponíveis aqui. Cartela com nomes dos animais, se encontram: Modelo 1, aqui e Modelo 2, aqui. Projetor multimídia ou tevê para a projeção das imagens. Caso não seja possível projetar as imagens, Imprima-as em A4 ou selecione imagens de revistas/livros que possam substituí-las. Fichas silábicas: CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde). Sugestão de confecção: Material: Color set ou E.V.A; tamanho: 30cm x 30cm; escrito com pincel marcador.
É importante que isso seja feito com antecedência e que o material esteja já organizado para o momento da aula. Para o uso das crianças, também será necessário lápis de cor nas cores correspondentes aos materiais das fichas silábicas.

Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade do uso do C e QU nas palavras temáticas sugeridas por eles; utilizarem outros grafemas para registrar o som das palavras , como k no lugar do C/QU (kachorro/perikito), g no lugar do c (gachorro), GU no lugar do QU.

Referências sobre o assunto:

MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo:Ática, 1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1


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AULA 02

Atividade de exercitação com C e Qu

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