13445
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre instruções de montagem e seu uso no cotidiano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
Atividade select-down
Materiais Complementares select-down

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano

Finalidade da aula: A partir da comparação entre textos de instruções de montagem, localizar informações que situem sua funcionalidade no cotidiano.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Instruções de montagem

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP03, EF12LP04

Sobre esta aula: esta é a  2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Folhas xerografadas, papel dobradura (cortados em formato de quadrado e de retângulo) e textos digitados em fonte maior ou cópia dos textos ampliados.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização, dessa forma, há alunos em diferentes etapas da hipótese de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é provável que os alunos que ainda não lêem apresentem dificuldade na realização da proposta. É possível, também, que alguns alunos apresentem dificuldade na execução da dobradura, visto que envolve habilidade manual com a qual nem toda criança está familiarizada.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.


Código: LPO2_01SQA02

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.


Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Para que servem os textos de instrução de montagem

AULA 03

Identificando os materiais num texto de instruções de montag...

AULA 04

Estrutura do gênero “Instrução de montagem”

AULA 05

Organizando partes de um texto de instruções de montagem

AULA 06

A organização dos textos instrucionais

AULA 07

Observando a pontuação e uso da letra maiúscula em textos de...

AULA 08

Pontuando um texto de instrução de montagem

AULA 09

Revisando o uso do ponto final e letra maiúscula em um text...

AULA 10

Instruções de montagem por meio da oralidade

AULA 11

Planejando e elaborando uma instrução de brincadeira oral

AULA 12

Produzindo um vídeo de instrução de brincadeira.

AULA 13

Planejando um texto de “Instruções de montagem de um brinque...

AULA 14

Produzindo coletivamente um texto de instruções de montagem

AULA 15

Editando um texto de Instrução de Montagem

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Para que servem os textos de instrução de montagem

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Identificando os materiais num texto de instruções de montagem

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Trabalhando com textos publicitários

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Apresentando a notícia em sala de aula

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Lendo e compreendendo as manchetes

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Assembleia

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Assembleia

2º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Assembleia

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Explorando títulos e imagens de contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Conhecendo novos contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

O que são os verbetes das enciclopédias?

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Conhecendo poemas

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Efeito sonoro e visual na leitura de poemas

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura de poemas

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Ouvir e contar histórias

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura de verbete de enciclopédia infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura de verbete

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Estrutura das sílabas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Explorando palavras com diferentes formações silábicas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita de palavras com diferentes formações silábicas

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Para que servem os textos de instrução de montagem

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Identificando os materiais num texto de instruções de montagem

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

C ou QU?

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Atividade de exercitação com C e Qu

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Revisando as regras sobre o uso do C e do Qu

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Trabalhando com textos publicitários

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Bingo dos nomes

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Pescaria dos nomes - identificando nomes próprios

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Nomes próprios - sons iguais e diferentes

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Segmentação convencional de palavras em textos curtos

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Atividade prática: Palavras aglutinadas e segmentação de palavras

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Produção e análise textual com foco na segmentação de palavras

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Apresentando a notícia em sala de aula

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Lendo e compreendendo as manchetes

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Assembleia

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Assembleia

2º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Assembleia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Ciências História Geografia Inglês
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann