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Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O solo é um filtro natural

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre O solo é um filtro natural

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

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Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, material para construção do experimento solo como filtro.

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula será realizado o experimento do solo como filtro. O objetivo é simular o solo com suas camadas e constatar que o solo atua como filtro retirando contaminantes da água. É importante aqui mostrar para os alunos que o solo tem sua capacidade de filtragem, mas que em alguns casos retira somente parte dos poluentes presentes na água, enfatizando a importância da não poluição da água do nosso planeta. Serão construídos, para isso, três filtros.

Para construir o simulador de solo para realização do experimento solo como filtro:

Corte o fundo de uma garrafa pet de dois litros transparente que servirá para a montagem do simulador de solo. Corte uma garrafa pet de dois litros transparente ao meio que servirá como apoio para o simulador e para coletar a água que passar pelo sistema. Corte o gargalo de uma garrafa pet de dois litros transparente que servirá para a preparação da água que passará pelo sistema.

Tire a tampa da garrafa que teve o fundo cortado e, pelo lado de dentro, comece a montagem do sistema colocando uma pequena tela ou um pedacinho de algodão para fechar o gargalo (isso serve apenas para evitar que qualquer material colocado dentro da garrafa escape pelo gargalo). Coloque, então, uma camada de cascalho grosso, uma camada de cascalho fino, uma camada de areia grossa, uma camada de areia fina e, por fim, uma camada de terra rica em húmus. Deixe um espaço vazio para que a água não vaze quando for colocada no sistema.

Para saber mais sobre a água no nosso planeta e a infiltração da água no solo:

https://water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html#infiltration

Para saber mais sobre os lençóis freáticos:

https://www.infoescola.com/hidrografia/lencol-freatico/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que será abordado o fato do solo ser, também, um filtro natural. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com a turma. Explique brevemente os termos científicos novos. Fale sobre como é importante que o solo esteja úmido para o crescimento das plantas. Analise a imagem com as crianças e comente sobre o excesso de água infiltra pelo solo até chegar aos reservatórios subterrâneos, que depois podem alimentar nascentes, lagos, rios ou até chegar aos oceanos. O objetivo aqui é fazer com que as crianças comecem a pensar no assunto da aula.

Estimule que as crianças pensem no assunto fazendo perguntas como:

  • Se a chuva for fraquinha, será que alguma água infiltra no solo?
  • E se a chuva for bem forte, será que toda água consegue infiltrar?
  • Será que o excesso de água da chuva infiltra em qualquer solo?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o que acontece com a água quando ela passa pelo solo. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em três grupos e diga aos alunos que eles construirão um simulador para verificar o que acontece com a água quando ela passa pelo solo. Entregue para cada grupo os materiais necessários para a construção, conforme descrito no primeiro slide. Leve para a sala de aula as garrafas pets já cortadas para que as crianças não precisem trabalhar com material cortante.

Oriente a turma como o sistema deve ser montado, inclusive sobre o espaço que deve ser deixado acima, e, ao terminar as orientações, diga às crianças que elas podem recorrer ao esquema do slide caso tenham alguma dúvida. Oriente, também, que cada grupo observará um tipo diferente de solução passando pelo solo. Diga que cada grupo será responsável por observar o que aconteceu, analisar os resultados e apresentar suas conclusões para o restante da turma.

Enquanto as crianças montam o sistema, vá até cada grupo e entregue a solução que eles usarão para fazer suas observações. Para o primeiro grupo entregue um recipiente com água barrenta e explique que eles observarão água suja por elementos da natureza como terra, folhas, e galhos passando pelo solo. Para o segundo grupo entregue um recipiente contendo água com óleo de cozinha e explique que eles simularão que em um dia de chuva forte a água se misturou aos rejeitos de um pequeno vazamento em um tanque de combustível de um posto de gasolina e essa mistura se infiltrou no solo. Para o terceiro grupo entregue um recipiente contendo água com detergente de cozinha e explique que eles irão simular que em uma lavoura são utilizados muitos agrotóxicos, e que em dias de chuva forte a água acaba se misturando aos agrotóxicos e se infiltrando no solo.

Entregue para cada grupo uma cópia da tabela de observação do experimento (material complementar). Peça que preencham os dois primeiros quadros antes de realizar o experimento. Peça, então, que os alunos joguem a água no sistema e que observem atentamente o que vai acontecer, analisem os resultados e anotem nos dois últimos quadros da tabela tudo o que observarem e concluírem. Se julgar necessário, antes de tudo mostre como preencher todos os campos da tabela, explicando o que pede cada campo.

Peça aos grupos que compartilhem suas observações e conclusões com a turma. Estimule que os alunos mostrem para a turma como a água estava antes de passar pelo solo (peça que guardem um pouquinho da solução para mostrar aos colegas) e como ficou após passar pelo solo.

Após os três grupos apresentarem suas ideias, estimule que a turma pense nos resultados e nas diferenças que puderam observar fazendo perguntas como:

  • O que o solo faz com a água que passa por ele?
  • Nos três casos obtivemos o mesmo resultado?
  • Qual a diferença entra a solução utilizada pelo primeiro grupo e as outras duas?
  • Por que vocês imaginam que os resultados foram diferentes?
  • Como chegará aos lençóis freáticos essa água que passou pelo solo?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e percepções das crianças para concluir que o solo é um filtro natural da água que nele infiltra e chega até os reservatórios subterrâneos, mas que o solo não consegue retirar da água todos os poluentes lançados pelos seres humanos. Leia o texto do slide com a turma retomando pontos principais já estudados como a importância do solo para a agricultura, a retirada de materiais através da mineração, a utilização de materiais provenientes do solo para a construção de moradias e o conceito de permeabilidade do solo. Peça que as crianças anotem as ideias principais ou faça com a turma um texto coletivo que pode, posteriormente, ser copiado no caderno para servir como material de consulta.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e percepções das crianças para concluir que o solo é um filtro natural da água que nele infiltra e chega até os reservatórios subterrâneos, mas que o solo não consegue retirar da água todos os poluentes lançados pelos seres humanos. Leia o texto do slide com a turma retomando pontos principais já estudados como a importância do solo para a agricultura, a retirada de materiais através da mineração, a utilização de materiais provenientes do solo para a construção de moradias e o conceito de permeabilidade do solo. Peça que as crianças anotem as ideias principais ou faça com a turma um texto coletivo que pode, posteriormente, ser copiado no caderno para servir como material de consulta.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, material para construção do experimento solo como filtro.

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula será realizado o experimento do solo como filtro. O objetivo é simular o solo com suas camadas e constatar que o solo atua como filtro retirando contaminantes da água. É importante aqui mostrar para os alunos que o solo tem sua capacidade de filtragem, mas que em alguns casos retira somente parte dos poluentes presentes na água, enfatizando a importância da não poluição da água do nosso planeta. Serão construídos, para isso, três filtros.

Para construir o simulador de solo para realização do experimento solo como filtro:

Corte o fundo de uma garrafa pet de dois litros transparente que servirá para a montagem do simulador de solo. Corte uma garrafa pet de dois litros transparente ao meio que servirá como apoio para o simulador e para coletar a água que passar pelo sistema. Corte o gargalo de uma garrafa pet de dois litros transparente que servirá para a preparação da água que passará pelo sistema.

Tire a tampa da garrafa que teve o fundo cortado e, pelo lado de dentro, comece a montagem do sistema colocando uma pequena tela ou um pedacinho de algodão para fechar o gargalo (isso serve apenas para evitar que qualquer material colocado dentro da garrafa escape pelo gargalo). Coloque, então, uma camada de cascalho grosso, uma camada de cascalho fino, uma camada de areia grossa, uma camada de areia fina e, por fim, uma camada de terra rica em húmus. Deixe um espaço vazio para que a água não vaze quando for colocada no sistema.

Para saber mais sobre a água no nosso planeta e a infiltração da água no solo:

https://water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html#infiltration

Para saber mais sobre os lençóis freáticos:

https://www.infoescola.com/hidrografia/lencol-freatico/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que será abordado o fato do solo ser, também, um filtro natural. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com a turma. Explique brevemente os termos científicos novos. Fale sobre como é importante que o solo esteja úmido para o crescimento das plantas. Analise a imagem com as crianças e comente sobre o excesso de água infiltra pelo solo até chegar aos reservatórios subterrâneos, que depois podem alimentar nascentes, lagos, rios ou até chegar aos oceanos. O objetivo aqui é fazer com que as crianças comecem a pensar no assunto da aula.

Estimule que as crianças pensem no assunto fazendo perguntas como:

  • Se a chuva for fraquinha, será que alguma água infiltra no solo?
  • E se a chuva for bem forte, será que toda água consegue infiltrar?
  • Será que o excesso de água da chuva infiltra em qualquer solo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o que acontece com a água quando ela passa pelo solo. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em três grupos e diga aos alunos que eles construirão um simulador para verificar o que acontece com a água quando ela passa pelo solo. Entregue para cada grupo os materiais necessários para a construção, conforme descrito no primeiro slide. Leve para a sala de aula as garrafas pets já cortadas para que as crianças não precisem trabalhar com material cortante.

Oriente a turma como o sistema deve ser montado, inclusive sobre o espaço que deve ser deixado acima, e, ao terminar as orientações, diga às crianças que elas podem recorrer ao esquema do slide caso tenham alguma dúvida. Oriente, também, que cada grupo observará um tipo diferente de solução passando pelo solo. Diga que cada grupo será responsável por observar o que aconteceu, analisar os resultados e apresentar suas conclusões para o restante da turma.

Enquanto as crianças montam o sistema, vá até cada grupo e entregue a solução que eles usarão para fazer suas observações. Para o primeiro grupo entregue um recipiente com água barrenta e explique que eles observarão água suja por elementos da natureza como terra, folhas, e galhos passando pelo solo. Para o segundo grupo entregue um recipiente contendo água com óleo de cozinha e explique que eles simularão que em um dia de chuva forte a água se misturou aos rejeitos de um pequeno vazamento em um tanque de combustível de um posto de gasolina e essa mistura se infiltrou no solo. Para o terceiro grupo entregue um recipiente contendo água com detergente de cozinha e explique que eles irão simular que em uma lavoura são utilizados muitos agrotóxicos, e que em dias de chuva forte a água acaba se misturando aos agrotóxicos e se infiltrando no solo.

Entregue para cada grupo uma cópia da tabela de observação do experimento (material complementar). Peça que preencham os dois primeiros quadros antes de realizar o experimento. Peça, então, que os alunos joguem a água no sistema e que observem atentamente o que vai acontecer, analisem os resultados e anotem nos dois últimos quadros da tabela tudo o que observarem e concluírem. Se julgar necessário, antes de tudo mostre como preencher todos os campos da tabela, explicando o que pede cada campo.

Peça aos grupos que compartilhem suas observações e conclusões com a turma. Estimule que os alunos mostrem para a turma como a água estava antes de passar pelo solo (peça que guardem um pouquinho da solução para mostrar aos colegas) e como ficou após passar pelo solo.

Após os três grupos apresentarem suas ideias, estimule que a turma pense nos resultados e nas diferenças que puderam observar fazendo perguntas como:

  • O que o solo faz com a água que passa por ele?
  • Nos três casos obtivemos o mesmo resultado?
  • Qual a diferença entra a solução utilizada pelo primeiro grupo e as outras duas?
  • Por que vocês imaginam que os resultados foram diferentes?
  • Como chegará aos lençóis freáticos essa água que passou pelo solo?

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e percepções das crianças para concluir que o solo é um filtro natural da água que nele infiltra e chega até os reservatórios subterrâneos, mas que o solo não consegue retirar da água todos os poluentes lançados pelos seres humanos. Leia o texto do slide com a turma retomando pontos principais já estudados como a importância do solo para a agricultura, a retirada de materiais através da mineração, a utilização de materiais provenientes do solo para a construção de moradias e o conceito de permeabilidade do solo. Peça que as crianças anotem as ideias principais ou faça com a turma um texto coletivo que pode, posteriormente, ser copiado no caderno para servir como material de consulta.

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e percepções das crianças para concluir que o solo é um filtro natural da água que nele infiltra e chega até os reservatórios subterrâneos, mas que o solo não consegue retirar da água todos os poluentes lançados pelos seres humanos. Leia o texto do slide com a turma retomando pontos principais já estudados como a importância do solo para a agricultura, a retirada de materiais através da mineração, a utilização de materiais provenientes do solo para a construção de moradias e o conceito de permeabilidade do solo. Peça que as crianças anotem as ideias principais ou faça com a turma um texto coletivo que pode, posteriormente, ser copiado no caderno para servir como material de consulta.

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