Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Contexto e questão disparadora
Grave um vídeo explicativo para sua turma, por Loom, por exemplo, e explique o contexto da aula. Caso você tenha aplicado a aula 1, dê sequência a ela.
Explique aos alunos que, agora, eles verificarão a textura do solo retirado do entorno da escola. Caso não tenham acesso ao entorno, poderão utilizar o solo próximo às residências.
Para quem já realizou a aula 1, deve utilizar a mesma amostra.
Mão na massa
Escreva um documento compartilhável e envie para seu grupo. Pode ser via e-mail, Whatsapp ou Classroom. Nele, oriente sobre a atividade e os materiais a serem utilizados. Caso não tenha trabalhado a aula 1, peça aos alunos que coletem as amostras de solo.
Faça uma videochamada, por Loom ou Hangouts, com seu o grupo e explique que vocês farão um experimento para responder a questão disparadora, mas, para que dê certo, todos precisam colaborar muito.
Não será possível fazer o experimento em grupos e com materiais variados, como sugerido no mão na massa. Dessa forma, cada um deve trabalhar com a própria amostra de solo.
Você pode dividir os alunos em 2 grupos: aqueles que analisaram o solo do entorno da escola e os que analisaram próximos a própria casa.
Siga o passo a passo do mão na massa e peça às crianças que descrevam as sensações ao sentirem o solo mais molhado nas mãos.
Faça 2 encontros, separados, para discutir sobre as texturas do solo dos dois lugares. Crie uma tabela em documento colaborativo e compartilhe com o grupo. No primeiro encontro, registre as impressões sobre o solo da escola e, em seguida, aquelas sobre o solo próximo das residências
Sistematização
Marque uma videochamada curta com seu grupo e partilhe as impressões sobre os solos encontrados. Peça a um ou dois representantes de cada grupo que falem sobre as impressões e complete-as, se for necessário Feche a aula com as informações do slide 6.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade de “mão na massa”, fazendo um passeio próximos ao entorno da escola ou da residência.