Atividade para impressão - Mão na Massa - A textura do solo
Plano de Aula
Plano de aula: A textura do solo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação e comparação entre amostras de solo
Por: Julliana Rodrigues
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Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, recipientes pequenos para misturar o solo à água, recipientes maiores com água, impressão da tabela para análise.
Orientações:
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.
Nessa aula os alunos investigarão a textura das amostras de solo recolhidas no entorno da escola. O ideal é já ter realizado com a turma a aula anterior, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, do parquinho e do exterior da escola).
Para saber mais sobre a textura do solo:
“A textura do solo é estudada pela análise granulométrica, a qual permite classificar os componentes sólidos em classes, de acordo com seu diâmetro. A parte sólida do solo é constituída por material inorgânico e orgânico, geralmente intimamente ligados. Em certos solos, o material inorgânico sólido é constituído por partículas grosseiras, dando-lhes aspecto cascalhento ou arenoso; em outros, predominam as frações coloidais, dando ao solo características argilosas. A argila, a matéria orgânica, o calcário e os sesquióxidos de ferro e alumínio funcionam como agentes cimentantes, agregando as demais partículas (KIEHL, 1979). No material que constitui a porção mineral do solo podem ser encontrados desde fragmentos de rochas até partículas com dimensões extremamente reduzidas. Solos argilosos (predominância de argila) e solos arenosos (predominância de areia) diferem distintamente em suas propriedades e características. Os primeiros apresentam em diferentes graus, certa dureza quando secos e plásticos e pegajosos quando molhados, assim como retém mais umidade que os arenosos. Por sua vez os solos arenosos além de geralmente não apresentarem características de dureza, plasticidade e pegajosidade secam mais rapidamente que os argilosos. De uma maneira geral, os solos argilosos têm maior capacidade de retenção de água e nutrientes que os arenosos. (LIMA e LIMA, 2000) Partículas de argila são caracterizadas por tamanhos extremamente pequenos, grande área externa por unidade de peso e pela presença de cargas em sua superfície, por isso atraem íons (nutrientes) e água (BRADY, 1989). Como a água é essencial para a ação dos processos químicos e biológicos do solo, é evidente que o conteúdo de umidade retido pelo material do solo possui grande influência no desenvolvimento dos seres vivos (VIEIRA et al., 1988). A textura de um solo é avaliada no campo por meio do tato, pela sensação ao esfregar um pouco de solo úmido entre os dedos. A areia provoca sensação de aspereza (como areia da praia), o silte (limo) de sedosidade (como talco) e a argila de pegajosidade. Raramente, encontra-se um solo que seja constituído de apenas uma fração granulométrica. Daí surgirem as classes de textura, procurando definir as diferentes combinações de argila, silte e areia. Exemplos: muito argilosa, argilosa, franca (barro), siltosa e arenosa
(LEMOS e SANTOS, 1996).”
Fonte: Projeto Solo na Escola - Departamento de Solos e Engenharia Agrícola - UFPR
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles investigarão a textura das amostras de solo recolhidas no entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.
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