Plano de Aula

Plano de aula: A textura do solo

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação e comparação entre amostras de solo

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, recipientes pequenos para misturar o solo à água, recipientes maiores com água, impressão da tabela para análise.

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula os alunos investigarão a textura das amostras de solo recolhidas no entorno da escola. O ideal é já ter realizado com a turma a aula anterior, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, do parquinho e do exterior da escola).

Para saber mais sobre a textura do solo:

“A textura do solo é estudada pela análise granulométrica, a qual permite classificar os componentes sólidos em classes, de acordo com seu diâmetro. A parte sólida do solo é constituída por material inorgânico e orgânico, geralmente intimamente ligados. Em certos solos, o material inorgânico sólido é constituído por partículas grosseiras, dando-lhes aspecto cascalhento ou arenoso; em outros, predominam as frações coloidais, dando ao solo características argilosas. A argila, a matéria orgânica, o calcário e os sesquióxidos de ferro e alumínio funcionam como agentes cimentantes, agregando as demais partículas (KIEHL, 1979). No material que constitui a porção mineral do solo podem ser encontrados desde fragmentos de rochas até partículas com dimensões extremamente reduzidas. Solos argilosos (predominância de argila) e solos arenosos (predominância de areia) diferem distintamente em suas propriedades e características. Os primeiros apresentam em diferentes graus, certa dureza quando secos e plásticos e pegajosos quando molhados, assim como retém mais umidade que os arenosos. Por sua vez os solos arenosos além de geralmente não apresentarem características de dureza, plasticidade e pegajosidade secam mais rapidamente que os argilosos. De uma maneira geral, os solos argilosos têm maior capacidade de retenção de água e nutrientes que os arenosos. (LIMA e LIMA, 2000) Partículas de argila são caracterizadas por tamanhos extremamente pequenos, grande área externa por unidade de peso e pela presença de cargas em sua superfície, por isso atraem íons (nutrientes) e água (BRADY, 1989). Como a água é essencial para a ação dos processos químicos e biológicos do solo, é evidente que o conteúdo de umidade retido pelo material do solo possui grande influência no desenvolvimento dos seres vivos (VIEIRA et al., 1988). A textura de um solo é avaliada no campo por meio do tato, pela sensação ao esfregar um pouco de solo úmido entre os dedos. A areia provoca sensação de aspereza (como areia da praia), o silte (limo) de sedosidade (como talco) e a argila de pegajosidade. Raramente, encontra-se um solo que seja constituído de apenas uma fração granulométrica. Daí surgirem as classes de textura, procurando definir as diferentes combinações de argila, silte e areia. Exemplos: muito argilosa, argilosa, franca (barro), siltosa e arenosa

(LEMOS e SANTOS, 1996).”

Fonte: Projeto Solo na Escola - Departamento de Solos e Engenharia Agrícola - UFPR

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles investigarão a textura das amostras de solo recolhidas no entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA