Plano de aula: O solo do entorno da escola vira tinta

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação e comparação entre amostras de solo

Sobre esta aula

O objetivo é que as crianças verifiquem que o solo pode apresentar diferentes colorações por meio da fabricação de tintas utilizando o solo do entorno da escola. Essas tintas serão usadas em pinturas.

Para fabricar as tintas, serão utilizadas amostras de solo do entorno da escola. Essas amostras podem ser as mesmas utilizadas nas aulas anteriores ou pode-se fazer uma nova coleta antes dessa aula ser aplicada. O ideal é conseguir solos que tenham tonalidades variadas. Colete amostras de diferentes locais do entorno da escola, como, por exemplo, de solo usado para plantar, que esteja sem cobertura vegetal, usado em construção, de algum vaso, da beirada de um rio etc. Para variar a tonalidade, pode-se, também, fazer a coleta do solo de um local em diferentes profundidades, como, por exemplo, da superfície, 10cm abaixo da superfície e 30 cm abaixo da superfície. Se for difícil ou perigoso sair com a turma para coletar as amostras, o professor pode fazer essa coleta sozinho antes de aplicar a aula e explicar para as crianças de onde vieram as amostras de solo.

Para fabricar as tintas, as amostras de solo precisam estar bem sequinhas. Sendo assim, é necessário deixar as amostras secando ao sol até que se sinta ao tato que elas estão bem secas. O tempo desse processo de secagem varia conforme a umidade do solo coletado. Também é possível utilizar um forno para agilizar esse processo.

Para fabricar a tinta de solo, a proporção que deve ser seguida é de 2 colheres de solo, 2 colheres de água e 1 colher de cola. Alguns solos precisam de mais ou menos água para que a mistura fique com a consistência de tinta, sendo assim, é aconselhável ir colocando a água aos poucos. O solo precisa ser triturado com um rolo de macarrão e peneirado antes de fabricar as tintas, mas esse trabalho pode ser feito pelas crianças.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, água, cola branca, folhas de jornal, rolo de macarrão, peneira, recipientes para armazenar as tintas, colher, pincéis para pintura.

Materiais de apoio:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles fabricarão tintas utilizando o solo do entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA