Plano de aula: Do que é formado o solo

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Caixas previamente preparadas com diferentes tipos de solo, projetor ou cópia dos slides, tabela impressa.

Orientações:

Cada conjunto contém 4 caixinhas, uma contendo solo rico em areia, outra solo rico em argila, outra solo rico em húmus e outra solo rico em calcário.

Nessa aula trabalharemos com a turma dividida em trios ou quartetos. O material pode ser organizado de duas maneiras:

1º - Cada grupo recebe um conjunto de caixinhas e trabalha com todos os tipos de solo ao mesmo tempo, caracterizando-os e comparando-os. Nesse caso precisa ser preparado um conjunto de caixinhas para cada grupo de trabalho da sala de aula.

2º - Cada grupo recebe uma caixinha por vez e os grupos vão tocando de caixinhas até que todos tenham manuseado os quatro tipos de solo. Nesse caso precisa ser preparado um conjunto de caixinhas para cada quatro grupos de trabalho da sala de aula.

Caso não seja possível conseguir os quatro tipos de solo, trabalhe essa parte prática com aqueles solos que conseguir, mas não deixe de caracterizar todos os tipos no momento da sistematização. Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte aos alunos se eles imaginam do que é formado o solo. Ouça as hipóteses das crianças acolhendo todas as possibilidades, sem dizer se estão certas ou erradas. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA