Plano de aula: Materiais extraídos do solo

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, cartas com imagens de objetos

Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta destes recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.

Prepare três grupos de cartas. O primeiro contendo cartas com imagens de coisas que usamos no nosso dia a dia e que têm os minérios como matéria-prima para sua fabricação (eletrodomésticos, eletrônicos, meios de transporte, utensílios de cozinha, ferramentas, materiais cirúrgicos etc). O segundo grupo contendo cartas com imagens de rochas brutas de minérios. E o terceiro grupo contendo cartas com imagens de objetos feito de minérios, mas que as crianças não enxergam uso cotidiano, como barras de ferro, por exemplo. As imagens podem ser impressas, recortadas de revistas ou até de livros antigos. As crianças trabalharão em duplas e cada dupla receberá uma carta de cada grupo.

Para saber mais: https://tecnicoemineracao.com.br/o-que-e-mineracao/

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que esta aula falará sobre materiais que o ser humano extrai do solo e usa para fabricar objetos utilizados no nosso cotidiano. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA