Plano de Aula
Plano de aula: Permeabilidade do Solo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação e comparação entre amostras de solo
Por: Julliana Rodrigues
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
As crianças testarão a permeabilidade dos solos do entorno da escola através de um experimento. O ideal é já ter realizado com a turma as aulas anteriores dessa habilidade, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, amostra de solo do parquinho e amostra de solo do exterior da escola).
Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente. Quando a água passa muito rapidamente pelo solo, ele consegue reter pouca água e sua umidade será baixa. Como as plantas precisam de água para crescerem, os solos que deixam a água passar rapidamente costumam ser menos férteis do que aqueles em que a água demora um pouco mais para passar. Lembrando que como tudo em excesso também é prejudicial, aqueles que solos em que a água passa muito lentamente também não são os mais adequados para o plantio. Outros fatores também são importantes para definir a fertilidade do solo e não apenas a permeabilidade.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, garrafas pets cortadas ao meio, gaze, água para o experimento.
Para saber mais sobre a permeabilidade do solo e sobre o experimento:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles investigarão a permeabilidade das amostras de solo recolhidas no entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA