Plano de Aula

Plano de aula: Práticas agrícolas e conservação do solo

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade permite que os alunos conheçam diferentes práticas agrícolas, identificando aquela que promove maior conservação do solo, ou seja, a mais sustentável ambientalmente. Para tal, as equipes devem resolver a atividade da Ação Propositiva que consiste em analisar as características do solo com diferentes práticas agrícolas. Dessa forma, terão uma compreensão dos efeitos de cada prática para a conservação do solo e para o meio ambiente, detectando qual delas é mais sustentável.

Materiais necessários: Projetor de slides, lápis ou caneta para anotação.

Material complementar:

Imagem da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJVP9A74N2nkfAEceHcRcStmY3vZ8CvYVuv27TmJ7FKwThwwRpyBz64cwYWT/geo6-10und10-imagem-contextualizacao.pdf

Imagens Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WnfBD2eqwHzMBFrfZSScYUDf3PJsRmzjjgwMW2gDwgYpceMMPKTfXKtEppZB/geo6-10und10-imagens-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kr5BmUYZyRsMkGU6Y4nCMujqRZyHHGWxKgar8fDUtG47WSp8zD7jkDYRn9zc/geo6-10und10-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Imagem Atividade Ação Propositiva

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p9KGmfuWYYY4VzpndGjuEJZ9EqM8AGXqg6naUYM95FyZ44bymdKy2eRcgs86/geo6-10und10-imagens-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer diferentes práticas agrícolas acesse o link:

CRUZ, J. C.; FILHO, I. A. P.; FILHO, M. R. de A. Rotação de cultura. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONT000fy779fnk02wx5ok0pvo4k3s932q7k.html>. Acesso em: 16 mar 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que a aula tratará da importância das práticas agrícolas sustentáveis para o solo e, consequentemente, para o meio ambiente. Comente com a turma que existem diferentes tipos de práticas agrícolas, desde aquelas que aceleram os processos erosivos, compactam o solo, promovem a perturbação da biota com o uso de agrotóxicos, como aquelas que tendem a conservar as características do solo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO