Plano de Aula

Plano de aula: Infiltração de água no solo

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Esta aula está prevista para ser realizada em 50 minutos. A atividade proposta abordará aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade permite que os alunos conheçam e compreendam os diferentes usos do solo, assim como os efeitos das diversas coberturas da superfície na infiltração da água no solo. Neste caso, a simulação da precipitação oferece uma possibilidade de compreensão do processo, envolvendo os alunos e criando uma oportunidade de interação e compartilhamento entre as equipes das observações feitas individualmente. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: (1)Três garrafas pet cortadas ao meio; (2) dois vasos de plantas: um com a vegetação pouco enraizada e outro com uma vegetação bastante enraizada; (3) uma amostra de solo, retirado com cuidado com uma pá para preservar ao máximo a coesão das partículas; (4) um pequeno regador ou frasco com furos na base para a simulação da chuva; (5) um copo descartável; (6) toalha de mesa impermeável (toalha de plástico); (7) caderno; (8) 1 folha de papel sulfite; (9) caneta ou lápis para anotações.

Obs.: o material deverá ser preparado anteriormente e levado à sala na aula no dia do experimento para otimizar o tempo. É aconselhável que os recipientes sejam regados com a mesma quantidade de água no dia anterior para evitar uma diferença grande no teor de umidade.

Preparação dos materiais: O arquivo a seguir apresenta os materiais e as etapas do experimento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BKfm8t4ZVaMCdudBpZUktvJCs4bXRCJS5tpTtxZDvmh5Ud2zZCb883DjA2MF/geo6-10und01-acao-propositiva-simulacao-de-precipitacao.pdf

As garrafas pet devem ser divididas ao meio e as duas partes serão empregadas no experimento: a parte com o gargalo será empregada para receber os diferentes tipos de solo e suas coberturas vegetais e a outra parte será utilizada para armazenar a água resultante do processo de simulação da precipitação pluvial. Quanto ao solo e as diferentes coberturas, o procedimento que facilitará a compreensão do resultado final é o uso de solo consolidado, ou seja, sem desagregar as partículas ou reduzindo esta desagregação ao mínimo. Para fins de comparação, o ideal é que as amostras sejam do mesmo local, ou seja, as plantas cultivadas nos vasos usadas no experimento devem ter sido plantadas com solo da área onde será retirado o solo exposto. Caso não seja viável, os vasos com plantio podem ser adquiridos em floriculturas, assim como a amostra de solo exposto, ou seja, terra de jardim (substrato) usada nos cultivos de plantas ornamentais, temperos, hortaliças comercializadas em floriculturas ou agropecuárias.

Para o solo com cobertura é importante transpor os cultivos de pequenos vasos para as garrafas pet, mantendo dessa forma, a condição mais próxima do real para uma melhor compreensão dos processos de infiltração, ou seja, desagregando ao mínimo o solo dos vasos transpostos.

No processo de simulação da precipitação, caso não haja um regador, pode ser usado um frasco qualquer com pequenos furos na base. É importante que as do frasco sejam inferiores ao diâmetro da garrafa para que, ao simular a chuva, a água seja direcionada somente para o recipiente, evitando respingos. Contudo, é importante ressaltar que, os vasos com vegetação passarão pelo processo de interceptação da água (retenção da água pelas folhas), que posteriormente será evaporada. Dessa forma, alguns respingos serão inevitáveis. Assim, sugere-se uma toalha impermeável para cobrir a mesa onde será feita a simulação.

Os vasos com cultivos podem ser com plantios de temperos caseiros, pequenas plantas ornamentais ou mudas de hortaliças. Lembrando que, é fundamental que haja uma amostra com solo exposto, outra com uma vegetação pouco enraizada ou pequenas raízes; e uma terceira de porte um pouco maior e bem enraizada, como uma pimenteira ornamental, pequenas folhagens, ou mesmo temperos caseiros bem enraizados, para uma melhor compreensão do papel da vegetação no processo de infiltração da água no solo.

É importante que os recipientes sejam molhados, ao menos uma vez cada recipiente, para verificar o alcance dos respingos, preparando o ambiente onde ocorrerá a simulação da melhor maneira possível. Também é muito importante que seja acessado o artigo sugerido para leitura no item “para você saber mais”, de modo que se possa apresentar para os alunos os efeitos da interceptação da água da chuva pela vegetação e a dinâmica nos diferentes tipos de solo, com ou sem cobertura vegetal. Assim, os alunos poderão compreender que parte da água precipitada fica nas folhas e caules da vegetação, sendo posteriormente evaporadas.

Cumpre ainda destacar que a dinâmica da água no solo está relacionada à produção vegetal. Com relação ao solo, a principal característica a ser observada é a velocidade de infiltração, pois reflete a capacidade do solo em conduzir a água.

Para você saber mais: como sugestão, indica-se o vídeo produzido pela Universidade Federal do Paraná intitulado “Como ocorre a infiltração da água no solo?”. O vídeo mostra uma experiência usando garrafas pet, e três diferentes amostras de solo. É importante assisti-lo para adquirir um conhecimento prévio de uma experiência semelhante para dialogar com os alunos. Para assistir, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=WCdRZBJMzA

Para conhecer mais sobre os processo hidrológicos em áreas florestadas, incluindo a infiltração da água no solo, leia o artigo “O papel das florestas no regime hidrológico de bacias hidrográficas” acessando o link: http://jararaca.ufsm.br/websites/deaer/download/VIVIEN/Texto06/exartigorevisao.pdf.

O artigo traz resultados de diversos estudos envolvendo o uso do solo e efeitos sobre os processos hidrológicos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer como as diferentes coberturas vegetais influenciam no processo de infiltração da água da chuva. Informe que será realizado um experimento na sala de aula com pequenas porções de solo com diferentes coberturas vegetais e solo exposto (substrato), que proporcionará o entendimento da infiltração da água em diferentes parcelas de solo.

As amostras utilizadas no experimento são diferenciadas, especialmente no que se refere ao porte da espécie plantada e quantidade de raízes, mas também será utilizada uma amostragem usando o solo exposto ou substrato (jardinagem) para que os alunos entendam a importância da vegetação na infiltração de água do solo, comparando a retenção da água pela vegetação nos recipientes com cobertura vegetal e processo de infiltração no recipiente sem vegetação.

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