Plano de aula: É preciso preservar o solo!

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, impressão das cartas do jogo.

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula será realizado um jogo em que os alunos precisam encontrar soluções para problemas de degradação do solo.

Para o momento do jogo, organize a sala de aula de modo que as carteiras estejam agrupadas formando 5 mesas. Imprima e recorte as cartas do jogo (clique e imprima o conjunto de cartas disponível no material complementar). Coloque em cada mesa um conjunto de cartas. Dividida a turma em 5 grupos.

Cada conjunto de cartas é composto por cinco cartas com imagens e cinco cartas com frases.

Nesse jogo as crianças observarão problemas relacionados ao solo, incluindo a degradação deste, e pensarão em maneiras de evitá-los. O objetivo é que as crianças reconheçam a importância do solo para a vida de todos os seres vivos e descubram maneiras de preservá-lo. Neste momento, é interessante fazer com que as crianças percebam que todos podem colaborar com a preservação do solo, inclusive elas, mudando hábitos e atitudes simples do dia a dia.

Para saber mais sobre a preservação do solo:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que nessa aula será discutida a importância de preservar o solo. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula, para que as crianças saibam o que irão aprender. Não é necessário fazer grandes explanações sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA