Plano de aula: O solo como matéria-prima na fabricação de objetos

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, objetos feitos de barro ou argila (panelas, vasos, artesanato, telhas, tijolos etc), argila, pedras, palitos de picolé, folhas de árvore, colheres e folhas para escrever.

Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo. Prepare alguns objetos feitos de barro ou argila como panelas, vasos, potes. Eles serão levados para a sala de aula para que as crianças possam observá-los e analisá-los. Prepare, também, material para que as crianças construam sua própria panela de barro, como argila, pedras, palitos de picolé, colheres, e outras coisas que as crianças possam, imaginar ser necessário para a fabricação do objeto. Para a sistematização dessa aula está sugerido um vídeo. Na falta de recursos multimídia utilize o texto deixado como alternativa para a finalização do assunto. Para saber mais: Tipos de argila - http://www.academia.edu/17535817/Tipos_de_Argilas_para_Ceramica.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que nessa aula será observado que o solo pode servir de matéria-prima para a fabricação de objetos. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA