Plano de aula: O solo é a casa de animais

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, impressões da atividade, material para construção de minhocário (o minhocário pode ser construído em garrafa PET, vidro de conserva grande ou até em um aquário. Veja qual a melhor alternativa para a sua sala de aula e consulte os sites indicados abaixo para ver de que materiais precisará para cada construção).

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta destes recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula será construído um minhocário para que as crianças possam observar animais que vivem na terra, ou seja, que têm o solo como moradia. Em um minhocário muitas coisas podem ser observadas, cuidado para não perder o foco da aula. No caso da dificuldade de montar um minhocário, também pode ser construído um formigueiro.

Caso tenha optado por construir minhocários menores, como em garrafas PET pode ser feito um minhocário para a turma toda, dividir a turma em grupos de quatro ou cinco crianças e cada grupo construir seu minhocário ou até fazer a construção de minhocários individuais.

Para que as crianças consigam observar os túneis construídos pelas minhocas e como elas vivem no solo, será necessário esperar um tempo (geralmente 15 dias, dependendo do tamanho do minhocário) após a sua construção. Durante este tempo os minhocários devem ser mantidos na maior parte do tempo escuros, ou seja, cobertos, e as minhocas devem ser alimentadas com restos de frutas e vegetais cortados bem pequenininhos. Prepare este alimento e faça uma escala para que as crianças o coloquem no minhocário. Cuidado, pois quando o minhocário é aberto as minhocas costumam “fugir”. Alerte as crianças.

Se julgar possível e necessário, utilize o material construído e complemente a aula ou faça um projeto para estudar a importância das minhocas para a fertilidade do solo. Os minhocários construídos podem ser transformados em um grande minhocário para a produção de húmus para a horta da escola, por exemplo.

Para saber como construir o minhocário:

Para saber mais sobre o húmus:

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula será observado que alguns animais fazem no solo sua moradia ou o usam para se proteger de predadores. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA