Plano de aula: O solo na agricultura e na pecuária

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, atividade impressa, embalagens vazias de alimentos.

Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.

Uma semana antes da realização desta aula (se julgar necessário utilize mais tempo) peça para que a turma traga embalagens vazias e limpas de alimentos que costumam consumir em casa. Durante a aula as crianças trabalharão em grupos de quatro ou cinco integrantes. Selecione três embalagens para cada grupo de trabalho tomando cuidado para escolher alimentos bem diferentes uns dos outros e que sejam feitos de algum produto de origem animal ou vegetal. Prefira embalagens de alimentos mais frescos e menos industrializados (iogurtes, leites, cereais, frutas e verduras, que são vendidos embaladinhos, enlatados como milho e ervilha, conservas como azeitona, palmito e champignon, pães), assim será possível focar na alimentação saudável e, até, estimulá-la.

Se a realidade das crianças for diferente e você optar por alimentos mais industrializados, foque na origem daqueles alimentos relacionando-os com a agricultura e pecuária (por exemplo, se utilizar a embalagem de um salgadinho, diga que para fabricá-lo o principal produto é o milho. Assim, foque no milho no momento de analisar qual a relação dos alimentos com o solo). Evite embalagens de doces ou alimentos que as crianças não consigam identificar a origem. Se escolher esta abordagem, vale a pena falar sobre a alimentação saudável e sobre a importância de comer mais alimentos frescos e menos alimentos industrializados.

Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para que as crianças saibam o que será abordado nela. Aqui pode ser que seja necessário fazer a definição dos termos, portanto, inicie perguntando se as crianças sabem o que é agricultura e pecuária. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA