Plano de aula: O solo na construção de moradias

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, material proveniente do solo que será usado na construção de uma casa e folha branca para desenhar.

Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta destes recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.

Nesta aula as crianças construirão uma casa utilizando recursos que são, direta ou indiretamente, relacionados ao solo. Para reunir os materiais que serão usados na construção, leve as crianças para uma caminhada no entorno da escola e peça que elas recolham todo o material que utilizarão na construção da casa. Caso isso não seja possível, prepare o material para que as crianças usem na construção e leve tudo para a sala de aula. Aqui podem ser usados pedras, folhas, gravetos, argila, galhos, vegetais, palitos de picolé (neste caso, fale sobre a matéria-prima deste objeto). Para simular tijolos, use blocos de madeira cobertos com folhas que simulem este material.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que esta aula tratará da importância do solo na construção de moradias. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA