Plano de aula: A vegetação protege o solo

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, material para construção do simulador de erosão, atividade impressa.

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nesta aula será feito, para que as crianças observem, o experimento do simulador de erosão. Ele deve ser construído antecipadamente e levado para a sala de aula onde será realizado o experimento.

Para construir o simulador de erosão você precisará de três garrafas pet de dois litros cortadas ao meio no sentido do gargalo para o fundo, três amostras de solo, garrafa pet de meio litro, água, três recipientes transparentes (vidro ou plástico) para recolher a água que passa pelo sistema.

Uma das amostras de solo precisa estar com vegetação plantada. Para isso, dez dias antes da aplicação dessa aula, plante no solo, já acomodado na garrafa pet cortada ao meio, sementes de alpiste, cuidando para que elas germinem e cresçam. Use solo rico em húmus, ou seja, uma terra boa para o plantio.

Nesse experimento, três amostras de solo serão acomodadas nas garrafas pets cortadas ao meio. A primeira amostra representará um solo desnudo, totalmente exposto. A segunda amostra representará um solo com cobertura vegetal morta, seca (esse tipo de cobertura do solo é muito comum em uma área que acabou de passar por desmatamento ou na entressafra de áreas destinadas à agricultura, quando os produtos agrícolas são colhidos e o que sobra da vegetação é cortado e deixado sobre o solo). A terceira amostra representará um solo com cobertura vegetal viva, ou seja, plantada. Água será jogada nas três amostras de solo, representando a chuva caindo naquela região. Por meio da água que irá escorrer pelo sistema e será recolhida em recipientes transparentes, as crianças poderão observar que a chuva arrastou grande parte do solo desprotegido.

O fenômeno observado nesse experimento é a erosão pluvial. Existem muitos tipos de erosão e este é um fenômeno natural muito importante para a formação do solo e dos relevos, mas, pela ação do homem, pode ser acelerado, gerando desgaste do solo e degradação.

Para saber como fazer o experimento do simulador de erosão:

Para saber mais sobre erosão:

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que nela será estudado que o solo é protegido pela vegetação. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA