Plano de Aula

Plano de aula: Componentes do Solo

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação e comparação entre amostras de solo

mais ações

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula as crianças observarão os componentes presentes nos solos do entorno da escola. O ideal é ter realizado com a turma as aulas anteriores dessa habilidade, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, amostra de solo do parquinho e amostra de solo do exterior da escola) e explique para a turma de onde vêm as amostras de solo que eles utilizarão na aula.

Imprima aproximadamente 5 fichas de registro para cada grupo de trabalho, disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnywzBHVGyBmmjj7FKb5AeW889emp8YhFQWSygzxHcxnzRKQSEEqc8XbEGF6/atividade-para-impressao-fichas-de-registro-cie3-09tu04.pdf
As fichas de registro devem ser preenchidas, pelas crianças, com o desenho do componente encontrado no solo do lado esquerdo e a descrição escrita desse componente do lado direito. Cada grupo preencherá uma ficha para cada componente que encontrar no solo.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, e fichas de registro impressas.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles verificarão que componentes constituem o solo do entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA