12837
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da nona aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU08. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Durante a atividade, os alunos terão que roteirizar e gravar um podcast, providencie os materiais necessário para gravação de áudio (por exemplo poderá ser utilizado gravadores, computadores com programa de gravação de áudio ou mesmo celulares). Caso não disponha destes recursos os alunos poderão apresentar o programa de podcast ao vivo para a turma.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Textos de apoio e roteiros impressos. Disponível no material complementar.
  • Equipamento para gravação e edição de áudio, como por exemplo: computadores, microfones/headphones, celulares, gravador de voz, etc).
  • Equipamento para reprodução de áudio.
  • Podcast “Aquecimento Global” (Rock com ciência), os primeiros 4 minutos. Disponível em: http://www.rockcomciencia.com.br/arquivos/2806

Sugestões de aprofundamento:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre o as consequências da intensificação do efeito estufa.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o início do podcast “Aquecimento global” (4 minutos), disponível em: http://www.rockcomciencia.com.br/arquivos/2806. Explique para os alunos que podcast é um arquivo digital de áudio que geralmente é transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. O podcast preserva várias características do rádio como: necessidade de mensagem de fácil compreensão; predomínio da linguagem coloquial; sensação de proximidade; possibilidade de exploração criativa de vozes, músicas e efeitos, bem como humor e dramatizações.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e peça que os alunos relatem o que já sabem a respeito das ações mundiais referentes às mudanças climáticas. Faça perguntas como: Vocês já ouviram sobre alguma ação mundial que aborda questões referente a mudanças climáticas ou aquecimento global? Quais? Quando ocorreram?O que elas se propõem?

É esperado que os alguns alunos citem, por exemplo, o Protocolo de Kyoto, Protocolo de Montreal, a Convenção de Viena, Rio 92, entre outras, já que a temática perpassa várias áreas do conhecimento e frequentemente é abordada na mídia.

Provavelmente, o tema tenha sido trabalhado no 6º ano com componente curricular de geografia, na unidade temática "Natureza, ambientes e qualidade de vida", que tem por objeto de conhecimento as Atividades humanas e dinâmica climática. Bem como no 7º ano, com o tema que se relaciona com a unidade temática "Vida e Ambiente", que tem por objeto de conhecimento os fenômenos naturais e impactos ambientais. E a unidade temática "Terra e Universo", que tem por objeto de conhecimento o efeito estufa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em 5 grupos. Entregue para cada grupo um roteiro e os materiais necessários para a atividade. Explique que a turma irá gravar um podcast com o tema “A luta contra o aquecimento global” e que cada grupo ficará responsável por uma parte do podcast. Faça uma breve descrição do que é um podcast e das funções de cada grupo. Cada grupo deverá ficar responsável em criar um roteiro e gravar uma parte do podcast.

Grupo 1: O grupo será responsável pela escolha de um título e pela abertura do podcast. Oriente os alunos que eles deverão apresentar a temática que será discutida.

Grupos 2 a 6: Os grupos deverão criar uma pergunta e resposta com base nos texto de apoio.

Aconselhe seus alunos a escreverem um texto não muito longo e atrativo, ou seja, incentive-os a utilizar da criatividade para criarem um texto leve e divertido a partir das informações dos pesquisadas. Esta etapa deve durar em torno de 15 minutos.

Material a ser impresso.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: À medida que os grupos estiverem com os roteiros finalizados, e já tenham decidido as funções de cada aluno na gravação, organize a turma para a gravação dos áudios. Se possível, leve os alunos que irão gravar os áudios para um lugar silencioso e com uma boa acústica. Como sugestão os alunos poderão utilizar celulares, tablets, notebooks/pc ou gravadores de voz, para realizar a gravação. Caso não disponha de nenhum destes equipamentos, a turma poderá ensaiar e realizar a apresentação para a sala ao vivo. Reserve aproximadamente 20 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Organize a sala em um círculo e apresente o podcast finalizado para a turma. Discuta com a turma a respeito dos temas estudados.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e leia com a turma. Peça que relatem quais as ações foram apresentadas no podcast e registre no caderno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou entregue cópias impressas do infográfico. Disponível em:

http://combateambiental.blogspot.com/2015/10/mudancas-climaticas-linha-do-tempo.html.

Explique que se trata de uma linha do tempo contendo a participação brasileira nas discussões referentes às mudanças climáticas. Como sistematização, os alunos deverão criar sua própria linha do tempo contendo as principais ações mundiais para a redução do aquecimento global.

Você pode consultar uma cronologia da evolução do tema, aquecimento global, desde o século XIX, disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL3738-5603,00.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da nona aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU08. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Durante a atividade, os alunos terão que roteirizar e gravar um podcast, providencie os materiais necessário para gravação de áudio (por exemplo poderá ser utilizado gravadores, computadores com programa de gravação de áudio ou mesmo celulares). Caso não disponha destes recursos os alunos poderão apresentar o programa de podcast ao vivo para a turma.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Textos de apoio e roteiros impressos. Disponível no material complementar.
  • Equipamento para gravação e edição de áudio, como por exemplo: computadores, microfones/headphones, celulares, gravador de voz, etc).
  • Equipamento para reprodução de áudio.
  • Podcast “Aquecimento Global” (Rock com ciência), os primeiros 4 minutos. Disponível em: http://www.rockcomciencia.com.br/arquivos/2806

Sugestões de aprofundamento:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre o as consequências da intensificação do efeito estufa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o início do podcast “Aquecimento global” (4 minutos), disponível em: http://www.rockcomciencia.com.br/arquivos/2806. Explique para os alunos que podcast é um arquivo digital de áudio que geralmente é transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. O podcast preserva várias características do rádio como: necessidade de mensagem de fácil compreensão; predomínio da linguagem coloquial; sensação de proximidade; possibilidade de exploração criativa de vozes, músicas e efeitos, bem como humor e dramatizações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e peça que os alunos relatem o que já sabem a respeito das ações mundiais referentes às mudanças climáticas. Faça perguntas como: Vocês já ouviram sobre alguma ação mundial que aborda questões referente a mudanças climáticas ou aquecimento global? Quais? Quando ocorreram?O que elas se propõem?

É esperado que os alguns alunos citem, por exemplo, o Protocolo de Kyoto, Protocolo de Montreal, a Convenção de Viena, Rio 92, entre outras, já que a temática perpassa várias áreas do conhecimento e frequentemente é abordada na mídia.

Provavelmente, o tema tenha sido trabalhado no 6º ano com componente curricular de geografia, na unidade temática "Natureza, ambientes e qualidade de vida", que tem por objeto de conhecimento as Atividades humanas e dinâmica climática. Bem como no 7º ano, com o tema que se relaciona com a unidade temática "Vida e Ambiente", que tem por objeto de conhecimento os fenômenos naturais e impactos ambientais. E a unidade temática "Terra e Universo", que tem por objeto de conhecimento o efeito estufa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em 5 grupos. Entregue para cada grupo um roteiro e os materiais necessários para a atividade. Explique que a turma irá gravar um podcast com o tema “A luta contra o aquecimento global” e que cada grupo ficará responsável por uma parte do podcast. Faça uma breve descrição do que é um podcast e das funções de cada grupo. Cada grupo deverá ficar responsável em criar um roteiro e gravar uma parte do podcast.

Grupo 1: O grupo será responsável pela escolha de um título e pela abertura do podcast. Oriente os alunos que eles deverão apresentar a temática que será discutida.

Grupos 2 a 6: Os grupos deverão criar uma pergunta e resposta com base nos texto de apoio.

Aconselhe seus alunos a escreverem um texto não muito longo e atrativo, ou seja, incentive-os a utilizar da criatividade para criarem um texto leve e divertido a partir das informações dos pesquisadas. Esta etapa deve durar em torno de 15 minutos.

Material a ser impresso.

Slide Plano Aula

Orientações: À medida que os grupos estiverem com os roteiros finalizados, e já tenham decidido as funções de cada aluno na gravação, organize a turma para a gravação dos áudios. Se possível, leve os alunos que irão gravar os áudios para um lugar silencioso e com uma boa acústica. Como sugestão os alunos poderão utilizar celulares, tablets, notebooks/pc ou gravadores de voz, para realizar a gravação. Caso não disponha de nenhum destes equipamentos, a turma poderá ensaiar e realizar a apresentação para a sala ao vivo. Reserve aproximadamente 20 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Organize a sala em um círculo e apresente o podcast finalizado para a turma. Discuta com a turma a respeito dos temas estudados.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e leia com a turma. Peça que relatem quais as ações foram apresentadas no podcast e registre no caderno.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou entregue cópias impressas do infográfico. Disponível em:

http://combateambiental.blogspot.com/2015/10/mudancas-climaticas-linha-do-tempo.html.

Explique que se trata de uma linha do tempo contendo a participação brasileira nas discussões referentes às mudanças climáticas. Como sistematização, os alunos deverão criar sua própria linha do tempo contendo as principais ações mundiais para a redução do aquecimento global.

Você pode consultar uma cronologia da evolução do tema, aquecimento global, desde o século XIX, disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL3738-5603,00.html

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano