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2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano de aula - Animais Terrestres

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Animais Terrestres

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Lupas, folhas em branco, lápis e fichas técnicas, disponíveis em "materiais complementares".

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Dê início à aula expondo aos alunos o título “animais terrestres” e levante os conhecimentos prévios das crianças sobre quais desses animais pertencentes à região eles conhecem. Após a turma citar alguns nomes, pergunte especificamente sobre os animais que imaginam encontrar em lugares como jardins de casas, da escola, em pequenos parques e hortas cultivadas. Prossiga, então, para a etapa de contextualização do tema.

Observação: Atente-se para o foco da aula “animais terrestres” e, caso os alunos citem algumas, dê algumas informações sobre as diferenças entre esses seres vivos.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Assista junto com ao alunos ao vídeo “O causo das formigas”, do canal oficial Turma da Mônica, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=pbqeqFrqcVQ e discuta sobre as ações do Chico Bento. Faça à turma questões como: Onde ele está? O que está fazendo? Quais animais aparecem no vídeo? Qual conselho daria para ajudar o Chico? Esse momento será para que os alunos comecem a pensar sobre jardim, hortas e parques, cujas floras são cultivadas pelo ser humano e quais animais elas atraem.

Obs: Caso a escola não possua recursos como projetor para a reprodução do vídeo, narre para a turma as aventuras no Chico Bento em busca de proteger sua plantinha das formigas, desde o uso de inseticidas, mangueira de água, espingarda, até trazer um tamanduá (predador natural) para comê-las. E que após conseguir se livrar delas, se sentindo aliviado, ele avista uma lagarta, prontinha para abocanhar as folhas que estão crescendo! Em seguida, promova a discussão proposta.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Para nortear a aula pergunte aos alunos, após eles terem assistido ao vídeo ou depois de você ter narrado a história do Chico Bento, quais animais terrestres podem habitar áreas como jardins, hortas e parques. A turma começará a levantar as hipóteses sobre animais encontrados nesses locais, de acordo com suas experiências prévias, conforme aconteceu no início da aula. Aprofunde a questão, portanto, perguntando como são esses animais e do que eles podem se alimentar.

Para que os alunos consigam concluir de maneira autônoma essas respostas, leve-os para a investigação, que será descrita na próxima etapa (mão na massa) desta aula.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leve os alunos para uma observação das áreas verdes da escola, peça que se reúnam em grupos, que terão como objetivo investigar os animais que habitam o local. Solicite que olhem minuciosamente a terra, as folhas (e flores, caso houver) com uso da lupa e, posteriormente, registrem tudo o que observaram. Ressalte o cuidado que as crianças deverão ter ao interagir com as plantas, sem tocar nos bichos, bem como ao usar a lupa, não deixando que raios solares se concentrem no foco de observação, para que os animais não sejam machucados. Peça para que registrem livremente o que observaram e, caso não conheçam algum dos animais encontrados, possam averiguar mais informações com adultos. Se houver um responsável por regar, podar e cuidar das plantas, sugira que façam algumas perguntas para saber melhor sobre quais animais aparecem por ali e sobre hábitos ou curiosidades já observados por essa (ou essas) pessoas.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a exploração dos alunos, retorne para sala e, com a turma organizada em roda, proporcione um momento de troca de observações, hipóteses e conhecimentos acerca da investigação. Finalize a aula retomando as questões disparadoras e conclua o aprendizado que os alunos tiveram sobre as espécies terrestres encontradas em locais como jardins, hortas e parques. Faça uso dos nomes registrados pelos alunos na área verde da escola e traga, se necessário, outros exemplos, expandindo a discussão para regiões de solo e clima diferentes da sua. Cite, além do caracol (slide), animais maiores como roedores, lagartos e tatus. Fale também sobre os menores como minhocas, aranhas, também diplopodas, conhecidos como piolhos de cobra, carrapatos, insetos como grilos, louva-a-deus, joaninhas, pulgões, formigas etc. Sistematize a coleta livre de dados, distribuindo a ficha técnica (disponível para impressão em materiais complementares), de modo que os alunos organizem suas próprias anotações e produzam um material informativo, com um padrão que poderá ser usado por outras turmas em aulas de ciências. Peça que junto à ficha anexem uma ilustração do animal descrito - pode ser um desenho ou recorte de revistas, caso tenha disponível na escola. Com relação às fichas técnicas, se não for possível fornecê-las impressas, transcreva o modelo do slide no quadro e peça que os alunos as produzam em grupos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Lupas, folhas em branco, lápis e fichas técnicas, disponíveis em "materiais complementares".

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Dê início à aula expondo aos alunos o título “animais terrestres” e levante os conhecimentos prévios das crianças sobre quais desses animais pertencentes à região eles conhecem. Após a turma citar alguns nomes, pergunte especificamente sobre os animais que imaginam encontrar em lugares como jardins de casas, da escola, em pequenos parques e hortas cultivadas. Prossiga, então, para a etapa de contextualização do tema.

Observação: Atente-se para o foco da aula “animais terrestres” e, caso os alunos citem algumas, dê algumas informações sobre as diferenças entre esses seres vivos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Assista junto com ao alunos ao vídeo “O causo das formigas”, do canal oficial Turma da Mônica, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=pbqeqFrqcVQ e discuta sobre as ações do Chico Bento. Faça à turma questões como: Onde ele está? O que está fazendo? Quais animais aparecem no vídeo? Qual conselho daria para ajudar o Chico? Esse momento será para que os alunos comecem a pensar sobre jardim, hortas e parques, cujas floras são cultivadas pelo ser humano e quais animais elas atraem.

Obs: Caso a escola não possua recursos como projetor para a reprodução do vídeo, narre para a turma as aventuras no Chico Bento em busca de proteger sua plantinha das formigas, desde o uso de inseticidas, mangueira de água, espingarda, até trazer um tamanduá (predador natural) para comê-las. E que após conseguir se livrar delas, se sentindo aliviado, ele avista uma lagarta, prontinha para abocanhar as folhas que estão crescendo! Em seguida, promova a discussão proposta.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Para nortear a aula pergunte aos alunos, após eles terem assistido ao vídeo ou depois de você ter narrado a história do Chico Bento, quais animais terrestres podem habitar áreas como jardins, hortas e parques. A turma começará a levantar as hipóteses sobre animais encontrados nesses locais, de acordo com suas experiências prévias, conforme aconteceu no início da aula. Aprofunde a questão, portanto, perguntando como são esses animais e do que eles podem se alimentar.

Para que os alunos consigam concluir de maneira autônoma essas respostas, leve-os para a investigação, que será descrita na próxima etapa (mão na massa) desta aula.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leve os alunos para uma observação das áreas verdes da escola, peça que se reúnam em grupos, que terão como objetivo investigar os animais que habitam o local. Solicite que olhem minuciosamente a terra, as folhas (e flores, caso houver) com uso da lupa e, posteriormente, registrem tudo o que observaram. Ressalte o cuidado que as crianças deverão ter ao interagir com as plantas, sem tocar nos bichos, bem como ao usar a lupa, não deixando que raios solares se concentrem no foco de observação, para que os animais não sejam machucados. Peça para que registrem livremente o que observaram e, caso não conheçam algum dos animais encontrados, possam averiguar mais informações com adultos. Se houver um responsável por regar, podar e cuidar das plantas, sugira que façam algumas perguntas para saber melhor sobre quais animais aparecem por ali e sobre hábitos ou curiosidades já observados por essa (ou essas) pessoas.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a exploração dos alunos, retorne para sala e, com a turma organizada em roda, proporcione um momento de troca de observações, hipóteses e conhecimentos acerca da investigação. Finalize a aula retomando as questões disparadoras e conclua o aprendizado que os alunos tiveram sobre as espécies terrestres encontradas em locais como jardins, hortas e parques. Faça uso dos nomes registrados pelos alunos na área verde da escola e traga, se necessário, outros exemplos, expandindo a discussão para regiões de solo e clima diferentes da sua. Cite, além do caracol (slide), animais maiores como roedores, lagartos e tatus. Fale também sobre os menores como minhocas, aranhas, também diplopodas, conhecidos como piolhos de cobra, carrapatos, insetos como grilos, louva-a-deus, joaninhas, pulgões, formigas etc. Sistematize a coleta livre de dados, distribuindo a ficha técnica (disponível para impressão em materiais complementares), de modo que os alunos organizem suas próprias anotações e produzam um material informativo, com um padrão que poderá ser usado por outras turmas em aulas de ciências. Peça que junto à ficha anexem uma ilustração do animal descrito - pode ser um desenho ou recorte de revistas, caso tenha disponível na escola. Com relação às fichas técnicas, se não for possível fornecê-las impressas, transcreva o modelo do slide no quadro e peça que os alunos as produzam em grupos.

2º Ano

Objetivos de aprendizagem

Identificar animais terrestres pertencentes a habitats como hortas, jardins e parques. Relacionar o local de vivência ao modo de vida e à alimentação das espécies.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Juliana Nair dos Santos Silva

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido


Código: CIE2_04V&E04

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


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