9700
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Organizando quantidades de coleções diferentes

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre

Plano 04 de 11 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone de Oliveira da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Aprimorar conceitos já estudados;
  • Buscar estratégias para a resolução do problema;
  • Sistematizar aprendizagens adquiridas na aula;
  • Avaliar os alunos, buscando saber se os objetivos da aula foram alcançados.

Conceito-chave

Organizar coleções diferentes

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor;
  • Tesoura;
  • Cola.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Discuta com a turma o que eles vêem na ilustração. Leve-os a observarem que se trata de diferentes coleções.

Propósito: Retomar a aprendizagem adquirida em aulas anteriores.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração ao lado?
  • Que tipos de coleções aparecem ali?
  • Quantas coleções temos nessa ilustração?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos (no máximo 4 alunos por grupo). Entregue a atividade impressa para as crianças, solicitando uma estratégia para organizar os objetos que estão espalhados. Eles poderão organizar em forma de desenho ou recortar as figuras da atividade e organizá-las colando numa outra folha. Enquanto os grupos realizam a atividade, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos grupos, e também se todos estão envolvidos. Caso alguma criança esteja dispersa solicite que lhe conte como estão realizando determinada atividade. É importante que você passe em cada grupo e peça que contem a você como estão realizando essa organização. Fique atento(a) para que todos do grupo tenham participação na atividade.

Propósito: Buscar uma estratégia para organizar os objetos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Chame um integrante de cada grupo para que exponha como realizaram a atividade proposta. Poderá surgir estratégias semelhantes entre os grupos, aproveite a oportunidade para confrontar as estratégias utilizadas entre eles. Leve os alunos a refletirem que, quando há diversos objetos misturados a serem contados, é preciso buscar uma estratégia para organizar, facilitando a contagem.

Propósito: Socializar como foi resolvida a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de materiais vocês encontraram?
  • Como organizaram?
  • Se fosse preciso realizar a contagem desse material, qual seria a forma mais fácil?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leve este questionamento para os alunos discutirem em seus grupos para, posteriormente, oralizarem a conclusão chegada por eles.

No momento de socializarem suas conclusões, escolha um outro integrante do grupo para que oralize o que aprenderam. É importante todos estarem atentos quando os amigos falarem.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue uma atividade para cada aluno. Leia para todos e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Essa atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando resolvemos um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Aprimorar conceitos já estudados;
  • Buscar estratégias para a resolução do problema;
  • Sistematizar aprendizagens adquiridas na aula;
  • Avaliar os alunos, buscando saber se os objetivos da aula foram alcançados.

Conceito-chave

Organizar coleções diferentes

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor;
  • Tesoura;
  • Cola.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Discuta com a turma o que eles vêem na ilustração. Leve-os a observarem que se trata de diferentes coleções.

Propósito: Retomar a aprendizagem adquirida em aulas anteriores.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração ao lado?
  • Que tipos de coleções aparecem ali?
  • Quantas coleções temos nessa ilustração?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos (no máximo 4 alunos por grupo). Entregue a atividade impressa para as crianças, solicitando uma estratégia para organizar os objetos que estão espalhados. Eles poderão organizar em forma de desenho ou recortar as figuras da atividade e organizá-las colando numa outra folha. Enquanto os grupos realizam a atividade, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos grupos, e também se todos estão envolvidos. Caso alguma criança esteja dispersa solicite que lhe conte como estão realizando determinada atividade. É importante que você passe em cada grupo e peça que contem a você como estão realizando essa organização. Fique atento(a) para que todos do grupo tenham participação na atividade.

Propósito: Buscar uma estratégia para organizar os objetos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Chame um integrante de cada grupo para que exponha como realizaram a atividade proposta. Poderá surgir estratégias semelhantes entre os grupos, aproveite a oportunidade para confrontar as estratégias utilizadas entre eles. Leve os alunos a refletirem que, quando há diversos objetos misturados a serem contados, é preciso buscar uma estratégia para organizar, facilitando a contagem.

Propósito: Socializar como foi resolvida a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de materiais vocês encontraram?
  • Como organizaram?
  • Se fosse preciso realizar a contagem desse material, qual seria a forma mais fácil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leve este questionamento para os alunos discutirem em seus grupos para, posteriormente, oralizarem a conclusão chegada por eles.

No momento de socializarem suas conclusões, escolha um outro integrante do grupo para que oralize o que aprenderam. É importante todos estarem atentos quando os amigos falarem.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue uma atividade para cada aluno. Leia para todos e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Essa atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando resolvemos um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano