Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Simone de Oliveira da Silva
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
Objetivos específicos
- Aprimorar conceitos já estudados;
- Buscar estratégias para a resolução do problema;
- Sistematizar aprendizagens adquiridas na aula;
- Avaliar os alunos, buscando saber se os objetivos da aula foram alcançados.
Conceito-chave
Organizar coleções diferentes
Recursos necessários
- Atividade impressa;
- Lápis e borracha;
- Projetor;
- Tesoura;
- Cola.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Saber contar até 20;
- Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Discuta com a turma o que eles vêem na ilustração. Leve-os a observarem que se trata de diferentes coleções.
Propósito: Retomar a aprendizagem adquirida em aulas anteriores.
Discuta com a turma:
- O que vemos na ilustração ao lado?
- Que tipos de coleções aparecem ali?
- Quantas coleções temos nessa ilustração?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organize a turma em grupos (no máximo 4 alunos por grupo). Entregue a atividade impressa para as crianças, solicitando uma estratégia para organizar os objetos que estão espalhados. Eles poderão organizar em forma de desenho ou recortar as figuras da atividade e organizá-las colando numa outra folha. Enquanto os grupos realizam a atividade, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos grupos, e também se todos estão envolvidos. Caso alguma criança esteja dispersa solicite que lhe conte como estão realizando determinada atividade. É importante que você passe em cada grupo e peça que contem a você como estão realizando essa organização. Fique atento(a) para que todos do grupo tenham participação na atividade.
Propósito: Buscar uma estratégia para organizar os objetos.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Chame um integrante de cada grupo para que exponha como realizaram a atividade proposta. Poderá surgir estratégias semelhantes entre os grupos, aproveite a oportunidade para confrontar as estratégias utilizadas entre eles. Leve os alunos a refletirem que, quando há diversos objetos misturados a serem contados, é preciso buscar uma estratégia para organizar, facilitando a contagem.
Propósito: Socializar como foi resolvida a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Que tipo de materiais vocês encontraram?
- Como organizaram?
- Se fosse preciso realizar a contagem desse material, qual seria a forma mais fácil?
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Leve este questionamento para os alunos discutirem em seus grupos para, posteriormente, oralizarem a conclusão chegada por eles.
No momento de socializarem suas conclusões, escolha um outro integrante do grupo para que oralize o que aprenderam. É importante todos estarem atentos quando os amigos falarem.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue uma atividade para cada aluno. Leia para todos e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Essa atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
- Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando resolvemos um problema?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
Materiais Complementares: