9700
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Organizando quantidades de coleções diferentes

POR: Simone de Oliveira da Silva 17/07/2018
Código: MAT1_01NUM04

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Aprimorar conceitos já estudados;
  • Buscar estratégias para a resolução do problema;
  • Sistematizar aprendizagens adquiridas na aula;
  • Avaliar os alunos, buscando saber se os objetivos da aula foram alcançados.

Conceito-chave

Organizar coleções diferentes

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor;
  • Tesoura;
  • Cola.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Discuta com a turma o que eles vêem na ilustração. Leve-os a observarem que se trata de diferentes coleções.

Propósito: Retomar a aprendizagem adquirida em aulas anteriores.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração ao lado?
  • Que tipos de coleções aparecem ali?
  • Quantas coleções temos nessa ilustração?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos (no máximo 4 alunos por grupo). Entregue a atividade impressa para as crianças, solicitando uma estratégia para organizar os objetos que estão espalhados. Eles poderão organizar em forma de desenho ou recortar as figuras da atividade e organizá-las colando numa outra folha. Enquanto os grupos realizam a atividade, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos grupos, e também se todos estão envolvidos. Caso alguma criança esteja dispersa solicite que lhe conte como estão realizando determinada atividade. É importante que você passe em cada grupo e peça que contem a você como estão realizando essa organização. Fique atento(a) para que todos do grupo tenham participação na atividade.

Propósito: Buscar uma estratégia para organizar os objetos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Chame um integrante de cada grupo para que exponha como realizaram a atividade proposta. Poderá surgir estratégias semelhantes entre os grupos, aproveite a oportunidade para confrontar as estratégias utilizadas entre eles. Leve os alunos a refletirem que, quando há diversos objetos misturados a serem contados, é preciso buscar uma estratégia para organizar, facilitando a contagem.

Propósito: Socializar como foi resolvida a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de materiais vocês encontraram?
  • Como organizaram?
  • Se fosse preciso realizar a contagem desse material, qual seria a forma mais fácil?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leve este questionamento para os alunos discutirem em seus grupos para, posteriormente, oralizarem a conclusão chegada por eles.

No momento de socializarem suas conclusões, escolha um outro integrante do grupo para que oralize o que aprenderam. É importante todos estarem atentos quando os amigos falarem.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue uma atividade para cada aluno. Leia para todos e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Essa atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando resolvemos um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Aprimorar conceitos já estudados;
  • Buscar estratégias para a resolução do problema;
  • Sistematizar aprendizagens adquiridas na aula;
  • Avaliar os alunos, buscando saber se os objetivos da aula foram alcançados.

Conceito-chave

Organizar coleções diferentes

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor;
  • Tesoura;
  • Cola.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Discuta com a turma o que eles vêem na ilustração. Leve-os a observarem que se trata de diferentes coleções.

Propósito: Retomar a aprendizagem adquirida em aulas anteriores.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração ao lado?
  • Que tipos de coleções aparecem ali?
  • Quantas coleções temos nessa ilustração?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos (no máximo 4 alunos por grupo). Entregue a atividade impressa para as crianças, solicitando uma estratégia para organizar os objetos que estão espalhados. Eles poderão organizar em forma de desenho ou recortar as figuras da atividade e organizá-las colando numa outra folha. Enquanto os grupos realizam a atividade, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos grupos, e também se todos estão envolvidos. Caso alguma criança esteja dispersa solicite que lhe conte como estão realizando determinada atividade. É importante que você passe em cada grupo e peça que contem a você como estão realizando essa organização. Fique atento(a) para que todos do grupo tenham participação na atividade.

Propósito: Buscar uma estratégia para organizar os objetos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Chame um integrante de cada grupo para que exponha como realizaram a atividade proposta. Poderá surgir estratégias semelhantes entre os grupos, aproveite a oportunidade para confrontar as estratégias utilizadas entre eles. Leve os alunos a refletirem que, quando há diversos objetos misturados a serem contados, é preciso buscar uma estratégia para organizar, facilitando a contagem.

Propósito: Socializar como foi resolvida a atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de materiais vocês encontraram?
  • Como organizaram?
  • Se fosse preciso realizar a contagem desse material, qual seria a forma mais fácil?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leve este questionamento para os alunos discutirem em seus grupos para, posteriormente, oralizarem a conclusão chegada por eles.

No momento de socializarem suas conclusões, escolha um outro integrante do grupo para que oralize o que aprenderam. É importante todos estarem atentos quando os amigos falarem.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue uma atividade para cada aluno. Leia para todos e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Essa atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando resolvemos um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Aprimorar conceitos já estudados;
  • Buscar estratégias para a resolução do problema;
  • Sistematizar aprendizagens adquiridas na aula;
  • Avaliar os alunos, buscando saber se os objetivos da aula foram alcançados.

Conceito-chave

Organizar coleções diferentes

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor;
  • Tesoura;
  • Cola.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes