Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_01NUM02
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, materiais para contagem e as imagens digitais ou impressas das orientações e atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções.
Retomada
Aula assíncrona: Peça às famílias que conversem com os sobre o que é contar e como podem fazer para contar. Indique que ouçam as crianças, suas explicações e experiências. Podem pedir e usar exemplos e fazer contagens de qualquer item que tenham em casa.
Aula síncrona: Realize a atividade como sugerida no plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Envie a atividade e solicite às famílias que disponibilizem para as crianças dois saquinhos com coisas diferentes, porém semelhantes, contendo 20 itens de cada uma em cada saquinho (pode ser, por exemplo: tampinhas diferentes; palitos de dente e de fósforos; copinhos de café e copos de água, feijões carioca e feijões pretos, etc. Peça que contem cada uma das coleções.
Aula síncrona: Pode fazer o que está sugerido no plano de aula, porém realizando as contagens coletivamente. Outra possibilidade é solicitar que cada família organize uma coleção (com 20 peças), para que cada um conte a sua.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Envie as questões a seguir, peça que respondam e te encaminhem:
1. COMO VOCÊ FEZ PARA REALIZAR A CONTAGEM DAS COLEÇÕES?
2. QUAL DELAS TEM MAIS? E QUAL TEM MENOS? POR QUÊ? QUANTAS TAMPINHAS TEM NA CADA UMA?
3. QUAL FOI A ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA CONTAR?
Se houver necessidade um adulto poderá ser o escriba da criança. Oriente as famílias.
Aula síncrona: Realize as comparações de quantidades das coleções e das estratégias de contagem.
Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva nas atividades dos alunos, sintetizando as aprendizagens.
Aula síncrona: Encerre a aula conforme a proposta do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.