Plano de Aula

Plano de aula: Justificando Quantidades

Plano 2 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com quantidades

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Reforçar conhecimentos dos alunos sobre leitura e registro de quantidades;
  • Realizar a contagem dos objetos da coleção, comparando e apontando a coleção que tem mais, ou menos, objetos;
  • Refletir sobre as estratégias encontradas para a resolução da atividade;
  • Sistematizar as aprendizagens adquiridas nesta aula;
  • Avaliar o aluno buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Justificar números e contagem

Recursos necessários

  • Tampinhas;
  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Reforçar conhecimentos dos alunos sobre leitura e registro de quantidades;
  • Realizar a contagem dos objetos da coleção, comparando e apontando a coleção que tem mais, ou menos, objetos;
  • Refletir sobre as estratégias encontradas para a resolução da atividade;
  • Sistematizar as aprendizagens adquiridas nesta aula;
  • Avaliar o aluno buscando saber se houve aprendizagem.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA