Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_01NUM03
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Aula assíncrona: Peça às famílias que conversem com os sobre:
- Vocês têm alguma coleção ou já teve? Ou conhece alguém que tem?
- Que tipo de coleções?
- Como podemos contar quando temos coleções diferentes?
Aula síncrona: Realize a atividade como sugerida no plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Envie a atividade e solicite às famílias que auxiliem na leitura das comandas. Se receberem de forma digitalizada e não tiverem como imprimir, podem somente realizar e te enviar a resposta (que pode ser escrita por um escriba, se necessário).
Aula síncrona: Apresente a atividade e realize conforme instruções do plano de aula.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Envie aos alunos uma devolutiva em sua atividade, com exemplos de estratégias diferentes.
Aula síncrona: Realize discussão proposta no plano de aula.
Sistematização do conceito
Aula assíncrona: A sistematização pode ser apresentada na devolutiva, através de áudio ou vídeo caso seus alunos não leiam com autonomia e tenham acesso.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.
Encerramento
Aula assíncrona: Faça um fechamento na devolutiva da atividade ou junto com a sistematização, em áudio ou vídeo.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula, numa discussão coletiva.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre coleções e contagem. Para a atividade principal, deixe claro que cada aluno deverá buscar sua própria estratégia para realizar a comparação. Os familiares podem acompanhar e pedir para os alunos explicarem como pensaram e resolveram. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.