Resolução das atividades
Plano de Aula
Plano de aula: Números como código de identificação
Plano 11 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com quantidades
Descrição
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
Objetivos específicos
- Descrever situações do dia a dia em que são utilizados os números;
- Compreender que os números têm funções diferentes;
- Reconhecer o uso dos números como código de identificação.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Descrever situações do dia a dia em que são utilizados os números;
- Compreender que os números têm funções diferentes;
- Reconhecer o uso dos números como código de identificação.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Organize os alunos em uma roda e proponha uma conversa sobre o uso dos números. Faça as perguntas sugeridas abaixo. É esperado que os alunos falem de situações de uso dos números, relacionados ao dia a dia deles, como por exemplo: sua idade, seu peso, número de alunos da sala, entre outras coisas. Deixe que falem por um tempo. Enquanto eles falam, cite a função do número ali representado, por exemplo: quando o aluno falar de seu peso, diga que neste caso o número serve para medir; quando falar de números de brinquedos, diga que a função neste caso, é quantificar. É comum que os alunos tenham desenvolvido a noção de número associado somente à contagem, assim pensam que os números servem só para “contar”, isto é, quantificar. Por isso, verbalize as outras funções dos números e cite exemplos, caso eles não tenham citado:
- Quantificar ( contar) : ex: fazer contagem dos lápis de cor ;
- Medir: ex: peso, altura, número de sapato, quantidade de ml da garrafinha d’água, horas;
- Localizar ou ordenar: ex: o primeiro da fila;
- Identificar ( codificar) ex: número de telefone, placa de carro… Explique, que neste caso em que os números representam códigos, apesar de alguns serem “grandes”, eles conseguem ler, pois sua leitura é diferente. Então pergunte, se alguém sabe o número de telefone de sua casa, ou o celular de seus pais. Eles perceberão que o jeito de falar o número, é diferente.
É importante que eles identifiquem as outras funções dos números, que fazem parte de suas vidas e que os números não servem só para quantificar. Diga então, que na aula de hoje eles explorarão situações de uso dos números que são lidos de forma diferente e que servem como códigos de identificação.
Propósito: Diferenciar o uso de números entre os que servem para contagem, medida e ordenação, aqueles que são códigos de identificação.
Discuta com a turma:
- Em que locais observamos números?
- Em quais situações usamos números?
- Nós sempre lemos os números do mesmo jeito?
- Como lemos um número de telefone?
- E o número das casas?
- Você sabia que as ruas também têm um número? O CEP. Eles são códigos de identificação. E são fáceis de ler.
- Você sabe o CEP da sua rua?
- E o da escola? ( apresente neste momento o CEP da escola e faça a leitura, para que eles tenham a percepção de como são lidos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)
Orientações:
Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.
Discuta com a turma:
- Que números estão na atividade do grupo de vocês?
- Vocês sabem para que esses números servem?
- Todos servem para contar?
- Para que eles são usados então?
- Onde podemos encontrá-los?
- Como podemos ler esses números?
Materiais complementares:
Atividade Principal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gmRpt2Td5gr5sBverYXEkMZJxqYXU3mKDYqUTnDWRt6SzDpTdFM5UpnHwgu4/atividade-principal-mat1-01num11.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvGmZ7Kdz6VXNgcjeeuucYgkd4VED8gKvwrPH87rzb8HmeyFGTTAPWJCsCKb/resolucao-das-atividades-mat1-01num11.pdf
Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vApWkYJHjWmFDR5K3k65egxDmBhReeQ9YHXj4aBUCDhv7BpkAJ53VBhu4bW/guia-de-intervencao-mat1-01num11.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)
Orientações:
Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.
Discuta com a turma:
- Que números estão na atividade do grupo de vocês?
- Vocês sabem para que esses números servem?
- Todos servem para contar?
- Para que eles são usados então?
- Onde podemos encontrá-los?
- Como podemos ler esses números?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)
Orientações:
Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.
Discuta com a turma:
- Que números estão na atividade do grupo de vocês?
- Vocês sabem para que esses números servem?
- Todos servem para contar?
- Para que eles são usados então?
- Onde podemos encontrá-los?
- Como podemos ler esses números?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 7)
Orientações:
Organize a sala em 4 grupos e distribua uma atividade para cada um. Explique que eles devem conversar entre si, observar as situações do dia a dia em que usamos os números das figuras. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, dizendo por exemplo, para que serve aquele número. Diga que devem identificar com uma seta, as situações em que os números não são usados para contar e nem medir, mas usados como código de identificação. Fale que depois devem apresentar a atividade para a classe e apontar os códigos encontrados. Enquanto os alunos conversam entre si, caminhe entre os grupos e faça questionamentos. É possível que alguns alunos apresentam dificuldade para identificar a função, ou mesmo ler os números, então, consulte o Guia e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Explorar números com a função de identificação que estão presentes no cotidiano.
Discuta com a turma:
- Que números estão na atividade do grupo de vocês?
- Vocês sabem para que esses números servem?
- Todos servem para contar?
- Para que eles são usados então?
- Onde podemos encontrá-los?
- Como podemos ler esses números?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)
Orientações:
Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.
Propósito:
Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.
Discuta com a turma:
- Para que servem os números do seu grupo?
- Quais deles servem como códigos de identificação?
- Como eles são lidos?
- Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?
Materiais complementares:
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvGmZ7Kdz6VXNgcjeeuucYgkd4VED8gKvwrPH87rzb8HmeyFGTTAPWJCsCKb/resolucao-das-atividades-mat1-01num11.pdf
Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vApWkYJHjWmFDR5K3k65egxDmBhReeQ9YHXj4aBUCDhv7BpkAJ53VBhu4bW/guia-de-intervencao-mat1-01num11.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)
Orientações:
Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.
Propósito:
Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.
Discuta com a turma:
- Para que servem os números do seu grupo?
- Quais deles servem como códigos de identificação?
- Como eles são lidos?
- Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)
Orientações:
Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.
Propósito:
Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.
Discuta com a turma:
- Para que servem os números do seu grupo?
- Quais deles servem como códigos de identificação?
- Como eles são lidos?
- Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 11)
Orientações:
Peça que os grupos expliquem para que servem os números que estavam na sua atividade, ou o que indicam em cada situação. Este momento é muito importante para consolidar a aprendizagem. À partir do que que os alunos já sabem sobre os diferentes usos dos números, faça perguntas fazendo com que ampliem seus conhecimentos e percebam os números também como códigos de identificação. Consulte o guia de intervenção e faça as leituras sugeridas, para enriquecer a apresentação dos alunos, fazendo as complementações que julgar conveniente. Nestes slides você encontra as possibilidades de respostas corretas, porém você deve explorar as dadas pelos seus alunos. No caso de aparecer outras respostas, e que não sejam corretas, aproveite para problematizar e construir novos significados sobre leitura, escrita e função dos números. Não espere que os alunos nomeiem as funções, mas que reconheçam a diferença entre elas, respondendo, para que serve o número em cada situação.
Propósito:
Discutir as funções dos números e reconhecer os que são códigos de identificação.
Discuta com a turma:
- Para que servem os números do seu grupo?
- Quais deles servem como códigos de identificação?
- Como eles são lidos?
- Os números do seu grupo servem para as mesmas coisas dos demais grupos?
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Leia o conteúdo deste slide para os alunos resumindo a aprendizagem da aula.
Propósito:
Resumir a aprendizagem da aula. É esperado que os alunos reconheçam a função dos números como códigos de identificação.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Retome a atividade desenvolvida nesta aula e revise oralmente a aprendizagem do dia. Faça as perguntas abaixo e mostre as imagens com as situações em que os números são usados como código de identificação.
Propósito: Revisar a aprendizagem da aula, reforçando o uso dos números como códigos de identificação.
Discuta com a turma:
- O que nós aprendemos hoje?
- Como os números podem ser usados?
- Em que situações usamos os números para identificar alguma coisa?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Entregue uma cópia desta atividade para cada aluno. Leia o enunciado e garanta que todos entenderam a tarefa. Este é o momento para você avaliar a aula e verificar se o objetivo foi atendido. Por isso deixe que façam sozinhos, sem sua interferência. Depois que eles terminarem, peça que justifiquem suas escolhas. Neste plano você encontra também atividades complementares para aplicar com seus alunos e dar continuidade a este conteúdo.
Propósito:
Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Atividade Raio X: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4CNufmZXwYQxvUsW76xrnCVGWrGfnra2G2cnzEVX3JkrBxm2W6VzcNG8uhxA/atividade-raio-x-mat1-01num11.pdf
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJ6SKhPa6kgnBBtCn8mJCWhkqZt4kffWkRzTB7YGDzC5jRQhXVrVPjRrrW2j/atividades-complementares-mat1-01num11.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvGmZ7Kdz6VXNgcjeeuucYgkd4VED8gKvwrPH87rzb8HmeyFGTTAPWJCsCKb/resolucao-das-atividades-mat1-01num11.pdf
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptaçã para ensino remoto
Código do plano
MAT1_01NUM11
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as imagens digitais ou impressas das comandas e orientações.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:
Aquecimento
Aula assíncrona: Envie as questões do Discuta com a turma e solicite às famílias que conversem com os alunos com base nessas questões. Envie uma lista de onde observamos e usamos os números, solicitando que, depois que as crianças listarem o que sabem, completem com o que faltou. Essa atividade é oral.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula assíncrona: Encaminhe a atividade com todos os modelos e solicite que escrevam para que servem os números em cada situação e circulem as figuras cujos números são usados como códigos. Se os seus alunos não tiverem acesso à impressão, numere cada figura e peça que façam uma lista com as respostas. Solicite que te encaminhem a resolução.
Aula síncrona: Antes do momento simultâneo, envie a comanda da atividade (para alguns alunos umas e para outros outras, ou seja, como se fossem formar grupos). Após o aquecimento, leia e explique a comanda da atividade e dê um tempo para que pensem e façam individualmente. Vá apresentando uma a uma e solicitando que os alunos que fizeram coloquem suas soluções e expliquem para que servem os números em cada situação. Faça isso com as quatro. Use como base as questões do Discuta com a turma, da Discussão das soluções. Se quiser, use também os slides.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva aos alunos em suas atividades, com as intervenções necessárias e encerre apresentando a síntese das aprendizagens da aula, conforme slides do plano.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
Objetivos específicos
- Descrever situações do dia a dia em que são utilizados os números;
- Compreender que os números têm funções diferentes;
- Reconhecer o uso dos números como código de identificação.