Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Representando e comparando quantidades de coleções diferentes
Plano 5 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com quantidades
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Simone de Oliveira da Silva
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.
Objetivos específicos
- Buscar soluções para igualar as coleções, descobrindo a quantidade de cada uma;
- Discutir a respeito das soluções encontradas para a resolução da atividade;
- Compreender o que foi estudado;
- Avaliar a aprendizagem adquirida pelo aluno.
Conceito-chave
Comparar quantidades
Recursos necessários
- Atividade impressa;
- Lápis e borracha;
- Lápis de cor;
- Projetor.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Comparar
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Saber contar até 20;
- Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Buscar soluções para igualar as coleções, descobrindo a quantidade de cada uma;
- Discutir a respeito das soluções encontradas para a resolução da atividade;
- Compreender o que foi estudado;
- Avaliar a aprendizagem adquirida pelo aluno.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA