Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano corresponde a terceira aula da sequência que visa desenvolver a habilidade EF09CI14 expressa na BNCC. Visto que a aula anterior desta habilidade abordou as categorias de planetas do Sistema Solar, essa sequência traz os outros corpos celestes que o compõe. O contexto apresenta duas imagens: a primeira de um asteroide e a segunda do planeta Marte. A ideia para este primeiro momento é levar para a turma as diferenças entre os corpos celestes mais comuns e os corpos celestes menores, fazendo os alunos refletirem sobre a existência de outros astros em órbita da nossa estrela central, o Sol. Direcionando-os rapidamente para a questão disparadora, que os desafia a pensar quais são esses outros astros, se são muitos e quais são suas características. Para responder a estas indagações, a atividade proposta pelo Mão na Massa tem o intuito de fazê-los pesquisar uma destas categorias de corpos celestes menores e produzir uma reportagem anunciando algum evento relacionado a ela. A partir de textos de apoio fornecidos pelo educador e retirados da internet, os estudantes irão construir as ideias e apresentá-las para turma. Por fim, após as devidas apresentações e pontuações do educador, a ideia é formalizar os conceitos pesquisados através de um resumo em tópicos construído em conjunto com a turma. Desta forma, o educador poderá citar outras características e exemplos pertinentes que eventualmente tenham sido deixados de lado pelos grupos durante o desenrolar da atividade.
Materiais necessários para a aula: Texto de apoio, laboratório de informática ou dispositivos eletrônicos (se disponível), cartolinas e materiais de escritório.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula partiu-se do pressuposto de que os educandos já compreendem quais são e como se classificam os planetas do sistema solar. Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 integrantes. Introduza a aula lendo o título e comente que hoje discutirão sobre os outros corpos que também estão presentes no sistema solar e quais são suas características. Pergunte se eles conhecem algum corpo celeste, que não seja o sol ou os planetas, que se faz presente em nosso sistema. Espera-se que surjam comentários citando a Lua e talvez alguns cometas mais conhecidos.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete as duas imagens para a classe. Caso esta tecnologia não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e expô-las em um cartaz. Leia o texto e questione a turma:
- Quais são as principais diferenças entre as imagens?
Espera-se que citem principalmente as diferenças quanto ao tamanho e forma, possivelmente poderão mencionar a diferença na composição dos dois astros e a forma como podem ser encontrados.
- Será que existem outros corpos celestes como o da primeira imagem vagando por nosso sistema? Cite alguns exemplos.
Acredita-se que a classe responderá que sim, existem outros semelhantes vagando em nosso sistema. Instigue os alunos a pensarem quais outros corpos celestes podem ser estes e se possuem formato semelhante. Você pode questioná-los acerca do termo “vagando”, que foi citado propositalmente nesta questão:
- Será que eles possuem alguma rota definida ou permeiam indefinidamente o espaço sideral?
O objetivo deste contexto é fazê-los perceber que o Sistema Solar não é composto apenas por uma estrela e alguns planetas, mas também por outros corpos celestes, como os satélites naturais, cometas, asteroides, meteoroides, etc.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Assim como citado no contexto, o propósito desta aula é que a turma entenda que o Sistema Solar possui diversos corpos celestes e não apenas o Sol e os planetas. Após a análise das imagens e das questões feitas no passo anterior, a questão disparadora surge como continuidade para as indagações que estavam fazendo. Espera-se que, neste momento, eles já estejam convencidos de que existem vários outros corpos celestes dentro do sistema solar. Mas quais seriam eles? E o que os define?
Leia a questão disparadora e converse com a turma sobre estas possibilidades.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Para esta etapa, divida a turma em grupos. Sugira que construam uma reportagem que assuma como tema algum evento fictício ou real sobre algum corpo celeste menor, ou algum satélite natural de nosso Sistema Solar. Como sugestão, você pode distribuir os temas aleatoriamente entre os grupos, evitando que, eventualmente, todos façam sobre a mesma categoria. As categorias podem ser: satélites naturais, asteroides, cometas e meteoroides.
Esta reportagem pode ser na forma de matéria de jornal ou revista, como um telejornal, um vídeo ou um pequeno documentário. Incentive a criatividade dos grupos.
Disponibilize o texto de apoio encontrado neste link para que os grupos tenham um ponto de partida. Você também pode solicitar o laboratório de informática de sua instituição de ensino ou que os educandos utilizem seus próprios dispositivos eletrônicos para as pesquisas.
Reserve 8 minutos para que os grupos possam apresentar suas construções para a turma.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Com as apresentações feitas, todos os grupos terão ouvido um pouco sobre cada tipo de corpo celeste menor ou satélite natural do sistema solar. Para a etapa de sistematização, organize um breve resumo no formato de itens. Cada item assume um tipo de astro apresentado pela turma. Peça que eles colaborem na construção de cada item. Desta forma, farão uma construção conjunta e você poderá acompanhar e corrigir eventuais distorções conceituais que possam ter permanecido acerca do tema. Além disso, você deve acrescentar aqui exemplos ou características que possam ter sido deixadas para trás pelos educandos durante as reportagens, dessa forma não restarão lacunas no construção do conhecimento.
Por fim, após a elaboração dos itens e do alinhamento dos conceitos e exemplos, retorne à questão disparadora. Espera-se, neste momento, que sejam capazes de respondê-la com certa facilidade. Caso apresentem dificuldade, retome os conceitos ou propicie, em outro momento, algumas leituras e discussões a fim de clarear essas dúvidas.