Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que você já tenha trabalhado as seguintes habilidades: EF07CI13 e EF07CI08. Assim, questões como o aquecimento global, efeito estufa e as consequências das mudanças nos componentes biológicos sobre as populações, possivelmente já tenham sido discutidas com os alunos. Nesta aula, é utilizado o assunto permafrost para contemplar conceitos relativos ao tema do aquecimento global. Ao final dela é esperado que os alunos consigam definir e propor soluções para a diminuição deste problema ambiental e social. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano será melhor aproveitado se antes dele forem realizados os planos CIE8_14TU01 e CIE8_14TU02.
Materiais necessários para a aula: Livros e apostilas diversos que contenham o assunto, celulares e/ou computadores para a pesquisa.
Recomendação para aprofundamento do assunto:
- https://www.youtube.com/watch?v=lxixy1u8GjY
- https://exame.abril.com.br/ciencia/ha-uma-bomba-relogio-climatica-em-nossos-solos-mostra-pesquisa/
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o aquecimento global. Faça alguns questionamentos aos alunos como: “Vocês já ouviram falar em permafrost?” (observe que esta palavra deve ser nova para eles); “O que vocês pensam que esta palavra significa?”. A ideia neste momento não é responder, mas sim observar os conceitos que os alunos trazem consigo.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide e peça para observarem a imagem. Diga que o mamute é uma animal extinto há cerca de 4 mil anos e faça-os observar o quão bem conservado ele está. Pergunte: “O que há no permafrost que conservou tão bem o mamute?”. Faça-os ler a legenda da imagem onde há o local em que o filhote de mamute foi encontrado. Pergunte: “Vocês conseguem dizer em que regiões pode haver o permafrost?; Conseguem dizer outros seres vivos que podem ser conservados por este ambiente?”
Fonte da imagem: https://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/130004/Permafrost-O-gigante-adormecido-do-aquecimento-global.htm
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora e peça para relembrarem o que já aprenderam sobre o aquecimento global e qual seria a relação deste com o efeito estufa. Questione os alunos como eles imaginam que o permafrost se relaciona com o aquecimento global. Se no slide anterior eles já perceberam que o permafrost tem a ver com gelo, eles podem responder que o aquecimento global pode descongelar o permafrost. Mas é provável que ainda não consigam fazer suposições por não conhecerem o termo permafrost.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Dividida os alunos em grupos, cada grupo deverá fazer uma pesquisa direcionada sobre o permafrost utilizando computador, celulares e/ou livros disponíveis na escola. Cada grupo deverá pesquisar um tópico, entre eles: O que é permafrost?; Onde há permafrost?; Que tipos de seres vivos o permafrost conserva?; O que está causando o derretimento do permafrost?; Quais gases o permafrost armazena?; Quais as consequências locais do derretimento do permafrost?; Quais as consequências globais do derretimento do permafrost?. Sinta-se livre para adicionar mais alguma questão que seja pertinente.
Após a pesquisa, os alunos deverão apresentar para toda a sala o que encontraram. Caso os alunos encontrem imagens, permita-os fazerem a exposição para a sala, pois isto irá enriquecer a aula. Neste momento, você deverá fazer as conexões do que eles apresentam com o aquecimento global. Por exemplo, quando citarem os gases que o permafrost armazena, faça eles pensarem o que pode ocorrer se estes forem liberados para a atmosfera com o seu derretimento, sendo que o gás metano é um gás de efeito estufa 30 vezes mais potente do que o dióxido de carbono. Faça eles refletirem também sobre o que mais libera estes tipos de gases. Na divisão do tempo sugere-se deixar 15 minutos para as apresentações.
Mão na massa
Orientações: Mantenha os alunos em grupos. Peça para proporem soluções para diminuir ou frear o aquecimento global. Faça eles refletirem no tempo necessário para que tais alterações de comportamento surjam efeito na estabilização do aquecimento do planeta. Sabe-se que a água retém mais calor do que o ar, portanto, demora mais para parar de aquecer do que a atmosfera. Na divisão do tempo, sugere-se deixar 10 minutos para os alunos proporem soluções para diminuir ou frear o aquecimento global.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Faça um levantamento com os próprios alunos de quais foram os aprendizados e compare as respostas de agora com as respostas no início da aula retomando a questão disparadora. O aquecimento global está relacionado ao permafrost pois têm ocasionado o seu derretimento causando enormes prejuízos, tanto ambientais quanto sociais, como: deslizamento de solos, ocasionando danos à moradias e agricultura; aparecimento de microrganismos diferentes aos quais convivemos atualmente; liberação de gases de efeito estufa, como o gás metano e gás carbônico, os quais consequentemente aumentarão ainda mais o aquecimento global.
Recomendações de vídeos e leituras para aprofundar as discussões: