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Plano de aula - A tecnologia na produção das vacinas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre A tecnologia na produção das vacinas

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula não faz parte de uma sequência fixa, mas poderá ser mais bem aproveitado se, em seguida a ele, for trabalho o CIE7_10VE04.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula alguns materiais para estudo estarão listados para os trabalhos em grupo. Assim, é interessante que a turma tenha acesso a, pelo menos, quatro computadores, tablets ou celulares conectados à internet. Se acatada a sugestão final do plano, materiais para produção de uma divulgação serão necessários, como canetinha, cartolina, régua, lápis, entre outros que julgar necessário ou for de interesse dos alunos. A seguir estão listados alguns links caso queira se informar mais sobre o assunto antes da aula:

https://novaescola.org.br/conteudo/1091/como-funcionam-as-vacinas-e-como-sao-produzidas

https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/producao-de-vacinas/

https://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4906.pdf

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula para a classe. Pergunte aos alunos se eles conhecem o processo de produção de uma vacina, se imaginam que ali contém vírus, bactérias e mais o que, instigando-os para o Mão na massa. Se você está trabalhando essa aula em sequência ao plano CIE7_10VE02, sobre a descoberta da vacina, poderá perguntar aos alunos rapidamente o que eles acham que mudou na produção de vacinas do século XVIII até o momento atual.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente este slide para a classe ou imprima e compartilhe com os alunos. É interessante que eles percebam que são institutos brasileiros que produzem tecnologia ou, ao menos, são capazes de usá-la para a produção de vacina. Anote as perguntas interessantes para que os alunos apresentem para a próxima etapa da aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Agora que os alunos estão situados no tema e instigados, apresente a Questão disparadora. Juntamente com as outras observações e questões levantadas, transforme as hipóteses e perguntas em questões para o Mão na massa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos.

Orientações: Apresente as duas perguntas do slide aos alunos. Anote as possíveis dúvidas, perguntas e o que eles trouxeram como verdadeiro na produção de vacinas no quadro ou em uma cartolina ou papel kraft. O importante é que fique fácil para os alunos consultar estas perguntas, organizadamente. Ajude-os a formular as questões da forma mais simples e direta possível, sem ambiguidades, e que não sejam muito abertas, tornando possível que eles mesmos respondam no decorrer da atividade. Inclua aqui também as questões que já foram levantadas até aqui durante a Contextualização. Você poderá também contribuir com perguntas, caso pareça necessário, como: Coloca-se o vírus vivo na vacina? O que mais tem dentro da vacina além do agente causador da doença? Como são adquiridos os patógenos para fabricação da vacina? Como se desenvolve uma nova vacina? É difícil desenvolver uma nova vacina?.

Após este momento, divida a sala em quatro grupos e apresente a cada um dos grupos os materiais disponíveis para estudo. Assim, nos grupos, eles deverão procurar as respostas para as dúvidas e conferir se os dados que trouxeram são verdade ou apenas mitos para a produção de vacinas. Cada material irá conter respostas para dúvidas diferentes ou vai confirmar fatos diferentes. Peça que eles anotem as perguntas que estão respondendo e a resposta que encontraram em um caderno ou folha. Sugerimos um modelo de documento para impressão aqui. É interessante consultar os materiais com antecedência, preparando-se para auxiliá-los a encontrar as respostas.

Material do grupo 1: Vídeo “Saiba como é produzida a vacina contra influenza” em https://www.youtube.com/watch?v=6YsJd_-cbYM

Material do grupo 2: Vídeo “Existe perigo na vacina?” em https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

Material do grupo 3: Material jornalístico, entrevista “Fazer uma nova vacina é muito (mas muito) difícil” em https://saude.abril.com.br/medicina/fazer-uma-nova-vacina-e-muito-mas-muito-dificil/

Material do grupo 4: Material institucional “Como descobrimos novas vacinas” em http://br.gsk.com/pt-br/pesquisa/como-desenvolvemos-nossos-produtos/como-descobrimos-novas-vacinas/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações: Para este slide, dedique 10 minutos do tempo sugerido para esta Sistematização. Neste momento cada grupo deverá apresentar seus resultados para os demais, juntando toda a classe em torno da atividade. Você poderá também pedir que, antes de iniciar a leitura das perguntas e das respostas, eles apresentem um resumo do que foi aprendido no seu material de estudo, se achar interessante.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Utilize os últimos 3 ou 4 minutos da Sistematização para esclarecer dúvidas que possam ter permanecido sobre os processos de produção e desenvolvimento de novas vacinas. No final, caso julgue interessante para sua classe, sugira aos alunos a produção de material de divulgação para a escola e/ou as famílias contendo, por exemplo, mitos e verdades da produção e do uso das vacinas. Você poderá encontrar inspiração para essa atividade no link: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/ .

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula não faz parte de uma sequência fixa, mas poderá ser mais bem aproveitado se, em seguida a ele, for trabalho o CIE7_10VE04.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula alguns materiais para estudo estarão listados para os trabalhos em grupo. Assim, é interessante que a turma tenha acesso a, pelo menos, quatro computadores, tablets ou celulares conectados à internet. Se acatada a sugestão final do plano, materiais para produção de uma divulgação serão necessários, como canetinha, cartolina, régua, lápis, entre outros que julgar necessário ou for de interesse dos alunos. A seguir estão listados alguns links caso queira se informar mais sobre o assunto antes da aula:

https://novaescola.org.br/conteudo/1091/como-funcionam-as-vacinas-e-como-sao-produzidas

https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/producao-de-vacinas/

https://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4906.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula para a classe. Pergunte aos alunos se eles conhecem o processo de produção de uma vacina, se imaginam que ali contém vírus, bactérias e mais o que, instigando-os para o Mão na massa. Se você está trabalhando essa aula em sequência ao plano CIE7_10VE02, sobre a descoberta da vacina, poderá perguntar aos alunos rapidamente o que eles acham que mudou na produção de vacinas do século XVIII até o momento atual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente este slide para a classe ou imprima e compartilhe com os alunos. É interessante que eles percebam que são institutos brasileiros que produzem tecnologia ou, ao menos, são capazes de usá-la para a produção de vacina. Anote as perguntas interessantes para que os alunos apresentem para a próxima etapa da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Agora que os alunos estão situados no tema e instigados, apresente a Questão disparadora. Juntamente com as outras observações e questões levantadas, transforme as hipóteses e perguntas em questões para o Mão na massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos.

Orientações: Apresente as duas perguntas do slide aos alunos. Anote as possíveis dúvidas, perguntas e o que eles trouxeram como verdadeiro na produção de vacinas no quadro ou em uma cartolina ou papel kraft. O importante é que fique fácil para os alunos consultar estas perguntas, organizadamente. Ajude-os a formular as questões da forma mais simples e direta possível, sem ambiguidades, e que não sejam muito abertas, tornando possível que eles mesmos respondam no decorrer da atividade. Inclua aqui também as questões que já foram levantadas até aqui durante a Contextualização. Você poderá também contribuir com perguntas, caso pareça necessário, como: Coloca-se o vírus vivo na vacina? O que mais tem dentro da vacina além do agente causador da doença? Como são adquiridos os patógenos para fabricação da vacina? Como se desenvolve uma nova vacina? É difícil desenvolver uma nova vacina?.

Após este momento, divida a sala em quatro grupos e apresente a cada um dos grupos os materiais disponíveis para estudo. Assim, nos grupos, eles deverão procurar as respostas para as dúvidas e conferir se os dados que trouxeram são verdade ou apenas mitos para a produção de vacinas. Cada material irá conter respostas para dúvidas diferentes ou vai confirmar fatos diferentes. Peça que eles anotem as perguntas que estão respondendo e a resposta que encontraram em um caderno ou folha. Sugerimos um modelo de documento para impressão aqui. É interessante consultar os materiais com antecedência, preparando-se para auxiliá-los a encontrar as respostas.

Material do grupo 1: Vídeo “Saiba como é produzida a vacina contra influenza” em https://www.youtube.com/watch?v=6YsJd_-cbYM

Material do grupo 2: Vídeo “Existe perigo na vacina?” em https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

Material do grupo 3: Material jornalístico, entrevista “Fazer uma nova vacina é muito (mas muito) difícil” em https://saude.abril.com.br/medicina/fazer-uma-nova-vacina-e-muito-mas-muito-dificil/

Material do grupo 4: Material institucional “Como descobrimos novas vacinas” em http://br.gsk.com/pt-br/pesquisa/como-desenvolvemos-nossos-produtos/como-descobrimos-novas-vacinas/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações: Para este slide, dedique 10 minutos do tempo sugerido para esta Sistematização. Neste momento cada grupo deverá apresentar seus resultados para os demais, juntando toda a classe em torno da atividade. Você poderá também pedir que, antes de iniciar a leitura das perguntas e das respostas, eles apresentem um resumo do que foi aprendido no seu material de estudo, se achar interessante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Utilize os últimos 3 ou 4 minutos da Sistematização para esclarecer dúvidas que possam ter permanecido sobre os processos de produção e desenvolvimento de novas vacinas. No final, caso julgue interessante para sua classe, sugira aos alunos a produção de material de divulgação para a escola e/ou as famílias contendo, por exemplo, mitos e verdades da produção e do uso das vacinas. Você poderá encontrar inspiração para essa atividade no link: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/ .

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