12029
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada

Plano de Aula de ciências com atividades para 8º Ano do EF sobre Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após a aula CIE8_08VE01.

Materiais necessários para a aula: material para reprodução de áudio e vídeo e acesso à internet (caso tenha disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis e textos impressos, com as diferentes versões dos personagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre as possíveis consequências de uma gravidez precoce. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize essas falas, pois elas poderão servir de embasamento para uma futura discussão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Exiba para seus alunos a entrevista do jornalista, apresentador e escritor Marcos Piangers para a revista W3 (Link: https://www.youtube.com/watch?v=hInyFm3t1lA) na qual ele fala como foi descobrir que seria pai aos 22 anos, relatando seus próprios medos e como foi a reação de seus amigos. O escritor também comenta como ele acredita que um pai presente pode mudar a vida de uma criança e cita a sua própria história como exemplo.

Após a exibição do vídeo, converse com seus alunos sobre o que foi abordado nas falas do escritor. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Mas não exponha nesse momento a sua visão sobre o tema. Você poderá usar questões como:

  • O que deve passar na cabeça de um jovem que descobre que vai ser pai? E de uma mãe, igualmente, jovem?
  • Você acha que esses pensamentos e medos são diferentes ou iguais entre os meninos e as meninas? Comente.
  • A reação dos amigos ao descobrir é algo verdadeiro? Você teria essa mesma reação ao descobrir que um(a) amigo(a) se tornaria pai/mãe?
  • O ato de assumir uma criança durante a adolescência é mais fácil para a mãe ou para o pai?
  • As responsabilidades que surgem durante uma gravidez são iguais para o casal?
  • Você acredita que o fato do Marcos Piangers e sua mãe terem sido abandonados pelo seu pai o fez agir de maneira diferente com sua namorada? Ou ele é uma exceção?

Dependendo da realidade de sua escola, você pode usar como contexto da aula trechos da Constituição Federal de 1988 e/ou do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Como encontrados nos links abaixo:

Outras sugestões que podem ser utilizadas para a contextualização do tema são reportagens e pesquisas que indicam como está enraizado em algumas culturas o casamento antes dos 18 anos, trazendo para as garotas uma responsabilidade adulta antes mesmo de sua adolescência. (https://www.cartacapital.com.br/internacional/casamento-infantil-ilegal-atinge-20-mil-meninas-por-dia - https://nacoesunidas.org/nova-iniciativa-da-onu-vai-proteger-milhoes-de-meninas-do-casamento-infantil/ )

Materiais necessários: material para reproduzir áudio e vídeo e acesso à internet.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o estudante da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses, sem que você mesmo responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Para um aprofundamento no tema antes da aula, eis algumas sugestões de leituras complementares:

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Sugestão de tempo para este momento: 10 minutos. Será retomada a história de Duda e Léo, presente no contexto do plano de aula CIE8_08VE01, no qual Duda, ainda adolescente, descobre que está grávida. É interessante que você aplique essa aula antes, mas não é algo fundamental para o sucesso desta.

Atenção, professor: Os nomes dos adolescentes presentes na história são apenas sugestões. Crie outros nomes caso os sugeridos no slide e no texto entrem em conflito com nomes de alunos. Sugira idades aos personagens para deixar mais claro para a turma o contexto da história. Vale ressaltar que a garota é mais nova que o garoto, ela está no ensino médio e ele prestes a entrar em uma universidade. As variáveis idade e tempo de relacionamento podem ser adequadas às particularidades de cada escola/região, porém deve manter-se dentro da faixa etária que define a adolescência. Segundo a OMS e a UNICEF, a faixa de idade referente a este período é dos 10 aos 19 anos. ( https://www.unicef.org/brazil/pt/br_sowcr11web.pdf - https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5482:opas-oms-e-ministerio-da-saude-lancam-publicacao-sobre-saude-e-sexualidade-de-adolescentes&Itemid=820 ).

Divida a turma em dois grandes grupos (ou como achar melhor, dependendo da quantidade de aluno) e a distribua para um deles o texto com a continuação da história na versão da Duda. Para a outra equipe, entregue a versão do Léo. Os textos se encontram neste link https://docs.google.com/document/d/1OTEXL6RXDsaX5HVWA-RcFLivkEaUGEDlw549kNg1t5Y/edit

Sem conhecer a versão oposta, cada aluno irá debater e expor sua opinião dentro de um pequeno grupo. Durante esse tempo, circule entre os grupos fazendo questionamentos que levem todos os alunos a debater e expor sua opinião. Como sugestão, faça as seguintes perguntas:

  • Quem vocês acham que pode ter sido o maior responsável por essa gravidez acontecer?
  • Quem está sendo irresponsável?
  • Quem será o maior prejudicado(a)?
  • Quem está certo e quem está errado nessa situação?

Poderá acontecer de algum aluno se incomodar em saber apenas uma versão da história, mostre a ele como isso pode ser algo positivo no momento de se fazer um julgamento em uma determinada situação. Lembre-o de que muitas vezes isso acontece nas próprias redes sociais.

Cada estudante terá que fazer anotações sobre a versão que foi apresentada a ele.

Materiais necessários: caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis e textos impressos com as versões dos personagens.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Depois de cada grupo debater os textos e de os alunos terem feito as anotações, um grande círculo será aberto na sala e cada grupo irá expor a versão de seu personagem, suas críticas e elogios a ele. Cientes das duas versões, os alunos terão que chegar à conclusão se suas opiniões continuam as mesmas ou se elas mudaram depois de ouvirem o outro lado da história. Você poderá refazer as perguntas anteriores e acrescentar outras, por exemplo:

  • De quem é a responsabilidade nessa história?
  • Vocês acham que essa história é algo comum em nosso país?
  • Vocês já viram algo parecido acontecer?
  • Quais efeitos essa notícia teve na vida de cada um?
  • E se fosse você no lugar de um dos personagens, agiria da mesma forma? O que mudaria?
  • Se você pudesse dar um conselho a cada um dos personagens, o que diria?

A intenção é fazer com que os alunos compreendam que a responsabilidade diante de uma gravidez na adolescência deve ser compartilhada e que não deve-se atribuir culpa a apenas uma pessoa. Além de perceberem que os dois personagens deveriam ter tomado a iniciativa de uma prevenção.

É possível pedir aos estudantes que elaborem uma tabela comparativa com suas opiniões sobre a história, quando conheciam apenas uma versão dos fatos e após conhecerem as duas versões. Se houver um tempo maior, levante dados sobre as diferentes opiniões dos estudantes e os transcreva na forma de gráficos, que servirão como evidências para as discussões coletivas.

Materiais necessários: caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora feita para os alunos no início da aula. Nesse momento os possíveis questionamentos feitos anteriormente podem ser elucidados. Enfatize a grande responsabilidade que vem junto de uma gravidez e como ela é impactante durante a adolescência. Ao longo da discussão, apresente manchetes de jornais e/ou sites que irão embasar o fechamento da aula. Essas manchetes poderão ser impressas ou projetadas.

No slide da aula é possível observar alguns exemplos, que você poderão ser alterados de acordo com sua realidade. Eis os links de sugestões de leituras para ampliar o seu nível de contribuição neste momento.

Mostre o lado dos pais também. Pois, assim como a sociedade não garante um suporte a essas mães, pais que tentam ser responsáveis sofrem com barreiras impostas por ela. Questione os alunos sobre essa outra visão acerca do tema que, normalmente, é pouco abordada.

A partir da fala dos alunos e das constatações deles, peça que elaborem uma conclusão de tudo o que foi discutido, seguindo os registros anteriores, e que a apresentem à turma, voluntariamente.

Materiais necessários: caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Como mais uma sugestão para encerrar a aula, você pode apresentar um vídeo (completo ou apenas um trecho) do jornalista e autor Marcos Piangers.

Como sugestão de atividade para casa, peça aos alunos que assistam ao filme “Juno" (2007), fazendo-os perceber as atitudes de cada personagem e como a gravidez foi encarada por eles. Essa atividade pode gerar trabalhos interdisciplinares na escola. Um trabalho pode ser feito com o docente de Língua Portuguesa, por exemplo, por meio da elaboração de textos argumentativos. Com o docente da disciplina de História, é possível propor a leitura de pesquisas sobre como funciona o processo de adoção em outros países, em comparação ao nosso. Com o professor de Matemática, é possível fazer levantamentos e da análise de dados sobre o tema.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após a aula CIE8_08VE01.

Materiais necessários para a aula: material para reprodução de áudio e vídeo e acesso à internet (caso tenha disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis e textos impressos, com as diferentes versões dos personagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre as possíveis consequências de uma gravidez precoce. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize essas falas, pois elas poderão servir de embasamento para uma futura discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Exiba para seus alunos a entrevista do jornalista, apresentador e escritor Marcos Piangers para a revista W3 (Link: https://www.youtube.com/watch?v=hInyFm3t1lA) na qual ele fala como foi descobrir que seria pai aos 22 anos, relatando seus próprios medos e como foi a reação de seus amigos. O escritor também comenta como ele acredita que um pai presente pode mudar a vida de uma criança e cita a sua própria história como exemplo.

Após a exibição do vídeo, converse com seus alunos sobre o que foi abordado nas falas do escritor. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Mas não exponha nesse momento a sua visão sobre o tema. Você poderá usar questões como:

  • O que deve passar na cabeça de um jovem que descobre que vai ser pai? E de uma mãe, igualmente, jovem?
  • Você acha que esses pensamentos e medos são diferentes ou iguais entre os meninos e as meninas? Comente.
  • A reação dos amigos ao descobrir é algo verdadeiro? Você teria essa mesma reação ao descobrir que um(a) amigo(a) se tornaria pai/mãe?
  • O ato de assumir uma criança durante a adolescência é mais fácil para a mãe ou para o pai?
  • As responsabilidades que surgem durante uma gravidez são iguais para o casal?
  • Você acredita que o fato do Marcos Piangers e sua mãe terem sido abandonados pelo seu pai o fez agir de maneira diferente com sua namorada? Ou ele é uma exceção?

Dependendo da realidade de sua escola, você pode usar como contexto da aula trechos da Constituição Federal de 1988 e/ou do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Como encontrados nos links abaixo:

Outras sugestões que podem ser utilizadas para a contextualização do tema são reportagens e pesquisas que indicam como está enraizado em algumas culturas o casamento antes dos 18 anos, trazendo para as garotas uma responsabilidade adulta antes mesmo de sua adolescência. (https://www.cartacapital.com.br/internacional/casamento-infantil-ilegal-atinge-20-mil-meninas-por-dia - https://nacoesunidas.org/nova-iniciativa-da-onu-vai-proteger-milhoes-de-meninas-do-casamento-infantil/ )

Materiais necessários: material para reproduzir áudio e vídeo e acesso à internet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o estudante da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses, sem que você mesmo responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Para um aprofundamento no tema antes da aula, eis algumas sugestões de leituras complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Sugestão de tempo para este momento: 10 minutos. Será retomada a história de Duda e Léo, presente no contexto do plano de aula CIE8_08VE01, no qual Duda, ainda adolescente, descobre que está grávida. É interessante que você aplique essa aula antes, mas não é algo fundamental para o sucesso desta.

Atenção, professor: Os nomes dos adolescentes presentes na história são apenas sugestões. Crie outros nomes caso os sugeridos no slide e no texto entrem em conflito com nomes de alunos. Sugira idades aos personagens para deixar mais claro para a turma o contexto da história. Vale ressaltar que a garota é mais nova que o garoto, ela está no ensino médio e ele prestes a entrar em uma universidade. As variáveis idade e tempo de relacionamento podem ser adequadas às particularidades de cada escola/região, porém deve manter-se dentro da faixa etária que define a adolescência. Segundo a OMS e a UNICEF, a faixa de idade referente a este período é dos 10 aos 19 anos. ( https://www.unicef.org/brazil/pt/br_sowcr11web.pdf - https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5482:opas-oms-e-ministerio-da-saude-lancam-publicacao-sobre-saude-e-sexualidade-de-adolescentes&Itemid=820 ).

Divida a turma em dois grandes grupos (ou como achar melhor, dependendo da quantidade de aluno) e a distribua para um deles o texto com a continuação da história na versão da Duda. Para a outra equipe, entregue a versão do Léo. Os textos se encontram neste link https://docs.google.com/document/d/1OTEXL6RXDsaX5HVWA-RcFLivkEaUGEDlw549kNg1t5Y/edit

Sem conhecer a versão oposta, cada aluno irá debater e expor sua opinião dentro de um pequeno grupo. Durante esse tempo, circule entre os grupos fazendo questionamentos que levem todos os alunos a debater e expor sua opinião. Como sugestão, faça as seguintes perguntas:

  • Quem vocês acham que pode ter sido o maior responsável por essa gravidez acontecer?
  • Quem está sendo irresponsável?
  • Quem será o maior prejudicado(a)?
  • Quem está certo e quem está errado nessa situação?

Poderá acontecer de algum aluno se incomodar em saber apenas uma versão da história, mostre a ele como isso pode ser algo positivo no momento de se fazer um julgamento em uma determinada situação. Lembre-o de que muitas vezes isso acontece nas próprias redes sociais.

Cada estudante terá que fazer anotações sobre a versão que foi apresentada a ele.

Materiais necessários: caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis e textos impressos com as versões dos personagens.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Depois de cada grupo debater os textos e de os alunos terem feito as anotações, um grande círculo será aberto na sala e cada grupo irá expor a versão de seu personagem, suas críticas e elogios a ele. Cientes das duas versões, os alunos terão que chegar à conclusão se suas opiniões continuam as mesmas ou se elas mudaram depois de ouvirem o outro lado da história. Você poderá refazer as perguntas anteriores e acrescentar outras, por exemplo:

  • De quem é a responsabilidade nessa história?
  • Vocês acham que essa história é algo comum em nosso país?
  • Vocês já viram algo parecido acontecer?
  • Quais efeitos essa notícia teve na vida de cada um?
  • E se fosse você no lugar de um dos personagens, agiria da mesma forma? O que mudaria?
  • Se você pudesse dar um conselho a cada um dos personagens, o que diria?

A intenção é fazer com que os alunos compreendam que a responsabilidade diante de uma gravidez na adolescência deve ser compartilhada e que não deve-se atribuir culpa a apenas uma pessoa. Além de perceberem que os dois personagens deveriam ter tomado a iniciativa de uma prevenção.

É possível pedir aos estudantes que elaborem uma tabela comparativa com suas opiniões sobre a história, quando conheciam apenas uma versão dos fatos e após conhecerem as duas versões. Se houver um tempo maior, levante dados sobre as diferentes opiniões dos estudantes e os transcreva na forma de gráficos, que servirão como evidências para as discussões coletivas.

Materiais necessários: caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora feita para os alunos no início da aula. Nesse momento os possíveis questionamentos feitos anteriormente podem ser elucidados. Enfatize a grande responsabilidade que vem junto de uma gravidez e como ela é impactante durante a adolescência. Ao longo da discussão, apresente manchetes de jornais e/ou sites que irão embasar o fechamento da aula. Essas manchetes poderão ser impressas ou projetadas.

No slide da aula é possível observar alguns exemplos, que você poderão ser alterados de acordo com sua realidade. Eis os links de sugestões de leituras para ampliar o seu nível de contribuição neste momento.

Mostre o lado dos pais também. Pois, assim como a sociedade não garante um suporte a essas mães, pais que tentam ser responsáveis sofrem com barreiras impostas por ela. Questione os alunos sobre essa outra visão acerca do tema que, normalmente, é pouco abordada.

A partir da fala dos alunos e das constatações deles, peça que elaborem uma conclusão de tudo o que foi discutido, seguindo os registros anteriores, e que a apresentem à turma, voluntariamente.

Materiais necessários: caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Como mais uma sugestão para encerrar a aula, você pode apresentar um vídeo (completo ou apenas um trecho) do jornalista e autor Marcos Piangers.

Como sugestão de atividade para casa, peça aos alunos que assistam ao filme “Juno" (2007), fazendo-os perceber as atitudes de cada personagem e como a gravidez foi encarada por eles. Essa atividade pode gerar trabalhos interdisciplinares na escola. Um trabalho pode ser feito com o docente de Língua Portuguesa, por exemplo, por meio da elaboração de textos argumentativos. Com o docente da disciplina de História, é possível propor a leitura de pesquisas sobre como funciona o processo de adoção em outros países, em comparação ao nosso. Com o professor de Matemática, é possível fazer levantamentos e da análise de dados sobre o tema.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano