Atividade para impressão - Mão na Massa - Diferença entre HIV e AIDS
Plano de Aula
Plano de aula: Diferença entre HIV e AIDS
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: métodos contraceptivos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE04, CIE8_08VE05 e CIE8_08VE07
Materiais necessários para a aula: Cartolina, caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, dicionário da língua portuguesa ou outra fonte de pesquisa, fichas dos pacientes impressas, imagens impressas indicadas ao final das etapas “Mão na massa” e “Sistematização”, caso não possam ser projetadas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo fazer com que eles identifiquem e descrevam a diferença entre os conceitos de HIV e AIDS. Questione-os a respeito do tema e valorize suas respostas.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete e/ou leia o texto para seus alunos. Esse texto faz uma simples comparação entre os vírus virtuais e o vírus HIV, já citando as doenças oportunistas. (Sugestão de leitura complementar: https://www.bbc.com/portuguese/geral-37753708).
Converse com os estudantes sobre o texto. Como sugestão, você poderá usar questões como:
- Vírus virtuais acarretam danos sérios e difíceis de serem evitados, devido a seus ataques silenciosos, comparado ao vírus HIV e sua ação no organismo humano. Como você descreveria as consequências destes vírus?
- Uma das formas de manter o vírus de computador inativo após sua descoberta é colocando-o em “quarentena”, utilizando programas específicos. Como você acha que essa ação pode ser comparada aos procedimentos adotados com pessoas soropositivas?
- Você sabe como são conhecidos esses remédios?
- Qual é a importância deste cuidado médico?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Sugestões de leituras complementares referente ao conteúdo abordado:
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 3 minutos. Descreva o significado das siglas HIV e AIDS (SIDA) no quadro (https://www.significados.com.br/aids/). Dê ênfase às palavras “Síndrome” e “Imunodeficiência” e solicite que os alunos pesquisem seus significados em dicionários da língua portuguesa. Não esqueça de pedir que registrem tudo em seus cadernos. Definição encontrada no dicionário Michaelis: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=&t=&palavra=sindrome / http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=imunodefici%C3%AAncia.
Materiais necessários: Caderno, dicionário da língua portuguesa ou outra fonte de pesquisa, lápis ou caneta.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 9 minutos. Após a definição, os alunos receberão fichas (anexo) que informam o histórico médico de duas pessoas soropositivas (paciente X e paciente Y). Essas fichas devem estar misturadas e em grupos, eles terão que sequenciar os episódios relatados nas fichas da maneira que mais fizer sentido para eles. Nessas fichas será possível encontrar o momento em que esses pacientes contraíram o vírus, quando descobriram sua sorologia, como lidaram com esta situação, o momento que passaram a tomar os remédios, os efeitos colaterais e a realização dos exames de cargas virais. A diferença está que no paciente X a carga viral é sempre baixa e sempre indetectável, devido seus cuidados com o tratamento e o paciente Y, por seus descuidos, acaba desenvolvendo a AIDS.
Depoimentos que serviram de inspiração para as fichas: http://www.amigospositivos.com.br/2016/12/13/depoimento-apos-inumeras-reacoes-em-seu-corpo-ele-descobriu-que-e-possivel-ter-uma-vida-saudavel-vivendo-com-hiv/ / http://www.amigospositivos.com.br/2017/05/26/depoimento-uma-linda-historia-de-uma-empresaria-que-superou-decepcoes-traicoes-e-o-hiv-e-tomou-uma-decisao-ser-feliz/).
Sugestão de tempo para esse momento: 3 minutos. Os grupos devem trocar informações na busca de compartilhamento de ideias para essa organização das fichas. E depois devem colar as fichas na sequência que desejam em cartolinas.
ATENÇÃO: Em algumas partes as fichas dos grupos poderão estar organizadas de maneiras distintas, desde que tenha uma sequência lógica nos acontecimentos, não terá problema. O foco desta atividade é eles identificarem o desenvolvimento da AIDS quando a carga viral aumenta drasticamente, sendo, portanto, a última ficha do paciente Y.
Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Com as fichas organizadas os alunos serão estimulados a um debate com o professor através de questionamentos que os façam refletir sobre o assunto e identificar a diferença entre HIV e AIDS. Sugestões de perguntas:
- Em que momento do histórico dos dois pacientes é possÍvel identificar o HIV e identificar a AIDS? (Nesse caso eles deverão apontar a AIDS apenas no paciente Y)
- Quais possíveis atitudes levaram o paciente Y a desenvolver AIDS e o paciente X não, mesmo os dois possuindo sorologia positiva ao HIV?
- O paciente X possui uma carga viral tão baixa que chega a ser indetectável, isso permite dizer que esse paciente não pode mais transmitir o vírus?
- O que aconteceria se o paciente X não respeitasse as recomendações médicas sobre uso dos coquetéis e cuidados com seus relacionamentos?
- O que você entende por doenças oportunistas? Para você é possível afirmar que as mortes de pessoas aidéticas foi por causa da AIDS? (É importante os alunos compreenderem que não se morre de AIDS e sim do agravamento das doenças oportunistas - https://www.terra.com.br/saude/especiais/aids/doenca_3.htm / https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/hiv-e-aids-veja-lista-do-g1-com-duvidas-mitos-e-verdades.ghtml)
Materiais necessários: Fichas dos pacientes impressas, cartolina, lápis ou caneta.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 5 minutos. Apresente uma imagem produzida pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (https://aidsinfo.nih.gov/understanding-hiv-aids/fact-sheets/19/45/hiv-aids--the-basics) e peça que os alunos analisem a imagem e o que ela representa. Peça que os alunos discutam suas ideias em grupo e depois voluntários de cada grupo poderão expor as ideias construídas em conjunto. Após o compartilhamento de ideias você poderá fazer questionamentos à turma. Segue abaixo duas sugestões:
- Qual informação você acredita que esta imagem quer passar com base nos seus conhecimentos sobre a ação desse vírus em nosso organismo?
- Onde você encaixaria o paciente X e o paciente Y nesta imagem? (Neste momento é interessante chamar voluntários para indicar com placas ou escrevendo na imagem onde os pacientes estão localizados.)
Materiais necessários: Imagem impressa, caso não possa ser projetada.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Apresente a segunda imagem encontrada na matéria do site G1, onde mostra os obstáculos vividos por uma pessoa soropositiva: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2017/03/preferi-lutar-e-quebrar-tabus-diz-mulher-soropositiva-ha-16-anos.html. Posteriormente, peça para que os alunos analisem a fala da vendedora Marcia Pinheiro e registrem em seus cadernos o conceito errado das pessoas que a julgaram, respondendo novamente, desta forma, a questão disparadora. Depois, voluntários poderão compartilhar com a turma a sua escrita. É importante que neste momento os alunos possam também enfatizar o respeito aos portadores do vírus HIV.
Fica como sugestão, caso o professor ainda tenha tempo, a apresentação do vídeo em que o Dr. Drauzio Varella aborda uma questão fundamental no tratamento do HIV: que a medicação seja usada com regularidade. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KmLT7n0pVzw
Materiais necessários: Imagem impressa, caso não possa ser projetada.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e anotarem em uma folha as respostas. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que uma pessoa com sorologia positiva para HIV não necessariamente terá AIDS?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco alunos. Os grupos deverão responder as questões relacionadas aos pacientes X e Y.
Envie a imagem e as perguntas para que os grupo possam organizar o histórico médico dos pacientes.
- Em que momento do histórico dos dois pacientes é possível identificar o HIV e a AIDS? Nesse caso, eles deverão apontar a AIDS apenas no paciente Y.
- Quais possíveis atitudes levaram o paciente Y a desenvolver AIDS e o paciente X não, mesmo os dois possuindo sorologia positiva ao HIV?
- O paciente X possui uma carga viral tão baixa que chega a ser indetectável, isso permite dizer que esse paciente não pode mais transmitir o vírus?
- O que aconteceria se o paciente X não respeitasse as recomendações médicas sobre uso dos coquetéis e cuidados com seus relacionamentos?
- O que você entende por doenças oportunistas? Para você, é possível afirmar que as mortes de pessoas aidéticas foi por causa da AIDS? É importante que os alunos compreendam que não se morre de AIDS e sim do agravamento das doenças oportunistas.
- Qual informação você acredita que esta imagem quer passar com base nos seus conhecimentos sobre a ação desse vírus em nosso organismo?
- Onde você encaixaria o paciente X e o paciente Y nesta imagem? Neste momento, é interessante chamar voluntários para indicar com placas ou escrevendo na imagem onde os pacientes estão localizados.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).
Link 5 (disponível aqui).
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet, compartilhe a imagem e discuta sobre:
- Qual informação você acredita que esta imagem quer passar com base nos seus conhecimentos sobre a ação desse vírus em nosso organismo?
- Onde você encaixaria o paciente X e o paciente Y, nesta imagem?
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar apoiando os filhos na execução das atividades.
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Diferenciar os conceitos de HIV e AIDS tidos como sinônimos pela sociedade, estimulando o respeito e a inclusão de pessoas portadoras do vírus.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza