Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e anotarem em uma folha as respostas. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que uma pessoa com sorologia positiva para HIV não necessariamente terá AIDS?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco alunos. Os grupos deverão responder as questões relacionadas aos pacientes X e Y.
![](https://thumbor.novaescola.org.br/7nlqBaa5dzFb8aZGbqg5CO5LbY0=/nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2HsuKwUmrjds36xRju5VrMFYWu8zuvryPgSQR43w7Em5E6HqJQY9rdnJaxEH/cie8-08ve08.png)
Envie a imagem e as perguntas para que os grupo possam organizar o histórico médico dos pacientes.
- Em que momento do histórico dos dois pacientes é possível identificar o HIV e a AIDS? Nesse caso, eles deverão apontar a AIDS apenas no paciente Y.
- Quais possíveis atitudes levaram o paciente Y a desenvolver AIDS e o paciente X não, mesmo os dois possuindo sorologia positiva ao HIV?
- O paciente X possui uma carga viral tão baixa que chega a ser indetectável, isso permite dizer que esse paciente não pode mais transmitir o vírus?
- O que aconteceria se o paciente X não respeitasse as recomendações médicas sobre uso dos coquetéis e cuidados com seus relacionamentos?
- O que você entende por doenças oportunistas? Para você, é possível afirmar que as mortes de pessoas aidéticas foi por causa da AIDS? É importante que os alunos compreendam que não se morre de AIDS e sim do agravamento das doenças oportunistas.
- Qual informação você acredita que esta imagem quer passar com base nos seus conhecimentos sobre a ação desse vírus em nosso organismo?
- Onde você encaixaria o paciente X e o paciente Y nesta imagem? Neste momento, é interessante chamar voluntários para indicar com placas ou escrevendo na imagem onde os pacientes estão localizados.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).
Link 5 (disponível aqui).
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet, compartilhe a imagem e discuta sobre:
- Qual informação você acredita que esta imagem quer passar com base nos seus conhecimentos sobre a ação desse vírus em nosso organismo?
- Onde você encaixaria o paciente X e o paciente Y, nesta imagem?
![](https://thumbor.novaescola.org.br/Sfm4it9-yJJmSid9TtsSX4Jyv3s=/nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EwwUPeMqK6mN4s5K4b4Gv4FsdT5Ncpzx4G7ZTqyqR387uMXDgauURp2KdtaA/cie8-08ve08-1.png)
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar apoiando os filhos na execução das atividades.