Plano de Aula

Plano de aula: Sexualidade e respeito

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de aulas sobre as múltiplas dimensões da sexualidade humana. Para que o trabalho sobre a temática seja amplamente abordado, recomenda-se conhecer todos os planos que compõem a sequência. Para ampliar as construções de aprendizagens, acompanhe os planos seguintes (com ênfase nas sequências CIE8_09VE02 e CIE8_09VE03).

Materiais necessários para a aula: Quadro, giz ou canetas para quadro, texto impresso, notícia impressa ou projetada em tela, dicionários, papel para produção de cartazes ou painéis (cartolina, kraft ou cartazes para reutilização), caneta para cartaz, canetas, lápis, caderno, imagens/revistas/jornais para recortar, tesoura, régua, cola e fita adesiva. Pode-se utilizar recursos tecnológicos como: computador ou notebook com internet para pesquisa, ferramentas para produção de apresentações ou painéis digitais, projetor (Data Show) e tela para projeção.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale o título da aula para a turma. Comente que vamos compreender o que é sexualidade e refletir sobre as formas de respeitar as diversidades, buscando modos de conviver melhor com as pessoas. Deixe de lado valores pessoais que possam interferir no processo de ensino para cumprir os objetivos da aula. Posicione-se à parte de suas concepções individuais e comportamentos familiares para construir uma nova postura. Facilite discussões sobre opiniões diferentes e valorize condutas que possam garantir a expressão da diversidade pelos estudantes, desconstruindo concepções preconceituosas e construindo ideias pautadas no respeito. Reflita a transformação da educação escolar como um processo contínuo de construção de espaços acolhedores para o diálogo e a reflexão, propondo o fortalecimento de condutas autônomas e cooperativas entre estudantes e professores.

Para maior aprofundamento no tema, sugerimos os links a seguir como leituras complementares: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orientacao.pdf; https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/banheiros-transgeneros/. Assista também a este vídeo sobre sexualidade na adolescência: https://www.youtube.com/watch?v=DYcxwHMk290 .