Plano de aula: O combate ao HPV é desde cedo

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: métodos contraceptivos

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria mais bem aplicada após a aula CIE8_08VE04.

É importante os alunos já estar familiarizados com alguns conteúdos programados do 7º ano sobre o funcionamento das vacinas. Caso a sua turma ainda tenha alguma dificuldade no tema, sugiro trabalhar as seguintes aulas previamente: CIE7_10VE04, CIE7_10VE05 e CIE7_10VE07.

Materiais necessários para a aula: Material para áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), material para pesquisa (livros, artigos, internet etc), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis e reportagem impressa para a etapa Contexto, se necessário.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de mostrar a eles a importância da prevenção ao vírus HPV. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize esta fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.