Resolução da atividade - Mão na Massa - Sexualidade e gravidez na adolescência
Plano de Aula
Plano de aula: Sexualidade e gravidez na adolescência
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aulas sobre o tema (principalmente, os planos CIE8_09VE02, CIE8_08VE01, CIE8_08VE02, CIE8_08VE03, CIE8_07EV01, CIE8_07EV02 e CIE8_07EV04). Esta aula pode auxiliar a desenvolver a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional. O objetivo é mostrar a importância de preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade além de conhecer a si mesmo. Assim, os adolescentes podem se preparar para assumir responsabilidades e as possíveis consequências que surgirem a partir de suas escolhas, tendo como suporte os conhecimentos construídos na escola que permitem saber o que fazer para que não aconteça uma gravidez não planejada e se proteger de doenças, como doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Sugerimos a leitura das Cadernetas de Saúde do Adolescente, as quais podem ser sugeridas para os estudantes como leitura complementar ou como leitura prévia. A Caderneta das Adolescentes das meninas está disponível neste link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menina.pdf e a Caderneta dos Adolescentes dos meninos pode ser acessada neste link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf.
Também recomendamos oferecer para os estudantes o seguinte material para leitura extraclasse: http://www.kaplan.org.br/files/CartilhaEstudantes5AFsemCorte.pdf.
Para você, professor, sugerimos a leitura dos seguintes materiais, para aprofundamento no tema:
- http://www2.unifesp.br/acta/pdf/v25/n3/v25n3a15.pdf - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/133manual_multiplicador.pdf - https://novaescola.org.br/conteudo/593/uma-aluna-de-13-anos-veio-me-contar-que-acha-que-esta-gravida-o-que-fazer - http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=42
- Páginas 44 e 45 do arquivo: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1249/2/18992_ULFC091284_TM_2_ENQUADRAMENTO.pdf Sugestão de documentário: Meninas (2005).
Sugestão de filme: Juno (2007).
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção (se disponível em sua escola), quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Organize a turma em círculo. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre as implicações de uma gravidez não planejada na adolescência, considerando os contextos sociais, econômicos, culturais, de saúde, de moradia e educacionais. Também falaremos sobre a importância de saber planejar o momento de ter filhos. Também discutiremos porque muitos adolescentes não têm acesso a essa informação ou não utilizam os métodos contraceptivos adequados para evitar gravidez e se prevenir de DST.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO