Texto para impressão - Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Gravidez na adolescência e suas consequências
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: métodos contraceptivos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados às duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: caderno ou bloco de papel, cópias do texto da etapa de Contexto (não obrigatório), caneta ou lápis, canetinhas e cartolinas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre as possíveis consequências de uma gravidez precoce. Questione-os a respeito do tema. Neste momento, poderão surgir relatos de alguns alunos. Valorize esta fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: : Utilize esse e o próximo slide para dar início à aula, organizando a sala em um grande círculo. Projete os slides ou distribua cópias do texto à turma. Faça uma leitura coletiva.
ATENÇÃO, PROFESSOR: Os nomes dos adolescentes presentes na história são apenas sugestão. Você tem a liberdade de criar outros nomes caso os sugeridos no slide e na história para impressão entrem em conflito com nomes de alunos da turma. Você também poderá sugerir idades a seus personagens para deixar mais claro para os alunos o contexto da história. Vale ressaltar que a garota é mais nova que o garoto, que ela está no ensino médio e ele prestes a entrar na universidade. As variáveis idade e tempo de relacionamento podem ser adequadas às particularidades de cada escola/região, porém devem manter-se dentro da faixa etária que define a adolescência.
Segundo a OMS e a UNICEF, a faixa de idade referente a este período é dos 10 aos 19 anos (https://www.unicef.org/brazil/pt/br_sowcr11web.pdf - https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5482:opas-oms-e-ministerio-da-saude-lancam-publicacao-sobre-saude-e-sexualidade-de-adolescentes&Itemid=820).
Link para impressão da história.
Materiais necessários: Cópias impressas da história (não obrigatório).
Contexto
Orientações: Converse com os estudantes sobre a situação abordada no texto. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Você poderá usar questões como:
- Quais dúvidas e medos podem ter aparecido para Duda?
- Quais problemas sociais e físicos ela poderá enfrentar?
- Seus sonhos e objetivos podem ser prejudicados?
- E os sonhos de Léo também podem ser prejudicados, como os de Duda?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientações: Organize esta etapa da aula para que este e os próximos slides sejam trabalhados no tempo total sugerido. Neste slide, é sugerido que seja dedicado o tempo de 3 minutos. Peça para os alunos se organizarem em trios. Porém, de acordo com sua turma, essa organização poderá ser feita da maneira que achar melhor. Leia e explique a primeira etapa da atividade e dê um tempo para que os alunos conversem com seus colegas. Peça para que eles registrem tudo o que for compartilhado.
Esteja sempre circulando pela sala, estimulando seus alunos com questionamentos. Você poderá estimulá-los fazendo perguntas como:
- O que você quer ser no futuro?
- Qual profissão você imagina para seu futuro?
- Você quer morar em uma casa ou um apartamento? Como ele seria?
- Você gostaria de ter um carro? Como ele seria?
- Como você deseja que seja a sua vida financeira no futuro?
Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 8 minutos. Leia e explique a segunda proposta da atividade. Nela os alunos terão que criar um personagem adolescente, mas, para que tenha igualdade na quantidade de personagens masculinos e femininos, sugiro que o sexo seja sorteado entre as equipes. Peça que eles registrem a história do personagem em um papel, que ela seja uma mistura dos sonhos de cada integrante do grupo e que tenha uma lógica condizente com a realidade. Esteja sempre circulando pela sala, estimulando-os com questionamentos e ajudando a elaborar os textos.
Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para esta proposta: 5 minutos. Leia e explique a terceira parte da atividade. Nela os alunos serão confrontados com uma situação inesperada e terão que observar as consequências e as mudanças que possivelmente terão que fazer em suas histórias. Peça que eles registrem o antes e depois da gravidez. Esteja sempre circulando pela sala, estimulando seus alunos com questionamentos e ajudando-os a elaborar os textos.
Exemplos de questionamentos que podem ser utilizados:
- O futuro de seus personagens será prejudicado?
- Quais obstáculos poderão surgir para a realização dos sonhos de seus personagens?
- Eles terão que abrir mão de algum sonho e trocar por outra meta?
- Quais possíveis caminhos alternativos seus personagens poderão seguir?
Durante a aula pode ser que apareçam dúvidas entre os alunos sobre como funciona um teste de gravidez, então é válido elucidar essa dúvida e outras que possam aparecer. Para saber mais sobre o funcionamento de um teste de gravidez, você poderá consultar o seguinte link: https://bebe.abril.com.br/gravidez/como-funcionam-testes-de-gravidez-farmacia/
Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 10 minutos. Leia e explique a quarta proposta desta etapa. Nela os alunos terão que refletir sobre a existência de pontos positivos e negativos de uma gravidez na adolescência. Sugira que eles reflitam sobre questões emocionais, vida social, educação, futura profissão e situação financeira. É provável que eles percebam que tenham mais pontos negativos do que positivos, use essa observação para que eles compreendam a importância da prevenção. Os alunos irão compartilhar com toda turma o que construíram e debateram em seus trios.
Materiais necessários: Cartolina e canetinhas coloridas.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome a questão disparadora e discuta com seus alunos os argumentos construídos por eles ao longo do processo do Mão na Massa. Volte para a reflexão acerca dos cuidados que os adolescentes devem ter (prevenção), os riscos de uma gravidez precoce, noção de responsabilidade, etc.
Para ilustrar melhor o debate, você poderá usar como fonte de pesquisa a matéria do site UOL que apresenta um panorama geral da taxa de gravidez na adolescência, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O texto também traz uma visão das consequências de uma gravidez precoce na educação da garota. Se preferir, você poderá ler a matéria com seus alunos. Para o fechamento da aula solicite que os alunos registrem os principais tópicos sobre o que foi construído ao longo da aula em seu caderno.
Outro exemplo de matéria para ser usada como fonte é https://nacoesunidas.org/brasil-tem-setima-maior-taxa-de-gravidez-adolescente-da-america-do-sul/ sobre a taxa de gravidez na adolescência no Brasil.
Você poderá procurar outros textos com a mesma temática e com dados mais atualizados.
Como sugestão de atividade para dar continuidade ao assunto, você poderá solicitar que os alunos entrevistem seus pais, questionando-os sobre as mudanças
em suas vidas após o nascimento do primeiro filho (O que esses pais tiveram que abrir mão em sua vida em prol dos filhos?).
Materiais necessários: Caderno, lápis ou caneta.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Converse com eles sobre a situação abordada no texto. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais os impactos uma gravidez pode causar no futuro de um adolescente?
Envie a sugestão de vídeo (disponível aqui).
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes.
Peça para responderem individualmente, em uma folha de caderno:
- O que você quer ser no futuro?
- Qual profissão você imagina para seu futuro?
- Você quer morar em uma casa ou um apartamento? Como ele seria?
- Você gostaria de ter um carro? Como ele seria?
- Como você deseja que seja a sua vida financeira no futuro?
Em grupos, os estudantes deverão conversar sobre o que responderam.
Envie o link (disponível aqui) para que eles possam ampliar as informações.
Peça para os estudantes criarem uma personagem que ficou grávida na adolescência. A partir da história, solicite que façam uma reflexão sobre as questões:
- O futuro de seus personagens será prejudicado?
- Quais obstáculos poderão surgir para a realização dos sonhos de seus personagens?
- Eles terão que abrir mão de algum sonho e trocar por outra meta?
- Quais possíveis caminhos alternativos seus personagens poderão seguir?
Os estudantes devem preencher o quadro, a partir das reflexões. Envie o modelo de quadro, via Whatsapp:
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma conferência, retorne a questão disparadora e converse com eles sobre os cuidados que os adolescentes devem ter (prevenção), os riscos de uma gravidez precoce, noção de responsabilidade etc.
Utilize o facebook da unidade escola e publique as atividades dos estudantes.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar conversando sobre os impactos de uma gravidez na adolescência.
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a importância da prevenção de uma gravidez precoce, não planejada, e suas possíveis consequências.
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza