Atividade para impressão - Mão na massa - Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger
Plano de Aula
Plano de aula: Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: métodos contraceptivos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE01, CIE8_08VE02, CIE8_08VE03, CIE8_08VE04 e CIE8_08VE05.
Materiais necessários para a aula: Impressão da matéria utilizada no Contexto, cartolinas (preparadas previamente como sugerido na etapa Mão na massa), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, dicionário da língua portuguesa ou outra fonte de pesquisa e imagens dos métodos contraceptivos impressas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o Título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles identifiquem e descrevam os principais métodos contraceptivos existentes, além de reforçar sobre a importância de seu uso. Questione-os a respeito do tema e valorize suas respostas.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Faça uma leitura junto aos alunos da notícia que mostra a ação de prevenção do município de Três Lagoas (MS) por meio do projeto
Previna Adolescência: http://www.treslagoas.ms.gov.br/semec-inicia-projeto-para-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia-em-quatro-escolas-municipais-de-tres-lagoas/
Converse com os estudantes sobre o texto. Como sugestão, você poderá usar questões como:
- Qual a importância de um projeto como este feito nas escolas?
- Se está falando de gravidez, é certo afirmar que este projeto será ministrado apenas para as garotas do município? Por quê?
- É possível prevenir uma gravidez mesmo sendo sexualmente ativo?
- Cite as formas de prevenção que você conhece.
- Você sabe como funcionam e como utilizá-las?
- De quem é a responsabilidade de lembrar do uso do contraceptivo durante uma relação sexual?
Materiais necessários: Texto da matéria impresso.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou leia a Questão disparadora para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Sugestões de leituras e vídeos complementares referentes ao conteúdo abordado:
http://books.scielo.org/id/7z56d/pdf/moreira-9788523211578-12.pdf
https://drauziovarella.uol.com.br/infograficos/principais-metodos-anticoncepcionais/
https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/acompanhe-a-evolucao-dos-metodos-anticoncepcionais/
https://www.youtube.com/watch?v=9k4kHRUCxT4
https://www.youtube.com/watch?v=cvCJRGh-OCw
Mão na massa
Tempo sugerido: 29 minutos.
Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 4 minutos. Inicie questionando os alunos do significado das palavras contraceptivos e contracepção. Espera-se que os alunos relembrem o conceito de concepção visto nas aulas sobre o sistema reprodutor. Caso julgue necessário peça que os alunos pesquisem em dicionários e anotem em seus cadernos (http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=contraceptivo / http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=contracep%C3%A7%C3%A3o).
Depois apresente aos alunos, no quadro, os cinco grupos nos quais os métodos contraceptivos são comumente classificados:
- Comportamentais
- Barreira
- Hormonais
- Cirúrgicos
- Intrauterinos
Depois estimule os alunos a responder por que eles recebem estes nomes com base na relação do significado da palavra e em seus conhecimentos adquiridos nas aulas sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino (planos de aula sobre os sistemas reprodutores: CIE8_07VE02 e CIE8_07VE04).
Materiais necessários: Caderno, dicionário da língua portuguesa ou outra fonte de pesquisa. lápis ou caneta.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos. Divida a turma em cinco grupos de pesquisa, baseados na forma como são classificados os métodos contraceptivos. Cada grupo terá a tarefa de pesquisar sobre os métodos presentes na sua classificação, identificar o método visualmente no meio das imagens misturadas (disponibilizada pelo professor - ANEXO), preencher uma tabela pré definida em uma cartolina. Nesta tabela terá as informações:
- Nome do grupo de classificação com uma breve descrição (Isso irá ajudar a comprovar a hipótese levantada no primeiro momento do Mão na massa).
- Nomes dos métodos contraceptivos.
- Imagem do método colada (imagem disponibilizado pelo professor).
- Quem utiliza? (Uso feminino/masculino/ambos).
- Como funciona?
- Nível de eficácia
- Prós
- Contras
ATENÇÃO, PROFESSOR: Esta etapa da atividade poderá ser realizada em laboratórios de informática com acesso à internet ou com a utilização de equipamentos eletrônicos com acesso à internet dentro da sala de aula. Neste caso a utilização da cartolina poderá ser trocada pela utilização de recursos de apresentação.
Por exemplo: PowerPoint, Google Apresentações, canva, sway, ou ainda, algumas ferramentas de produção e edição de vídeos. Caso sua escola não tenha acesso
à internet, você também poderá pedir com antecedência que os alunos façam a pesquisa em casa e tragam para sala. Utilizar livros da biblioteca da escola, artigos/livros disponibilizados por você e/ou uso do próprio livro didático dos alunos são outras sugestões. No caso de pesquisas realizadas na internet é recomendável que o professor tenha o cuidado de verificar se as fontes são confiáveis.
Materiais necessários: Cartolina, caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, imagens dos métodos contraceptivos impressas e fontes de pesquisas.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Após o tempo de pesquisa e preenchimento da tabela, os alunos devem compartilhar os conhecimentos adquiridos sobre os métodos pesquisados em grupos com o restante da turma. Você poderá levantar alguns questionamentos para estimular
a formulação de ideias dos alunos. Como sugestão temos:
- Em um relacionamento sexual é correto dizer que a mulher é quem deve se preocupar mais com a prevenção já que a mesma corre o risco de engravidar?
(https://www.youtube.com/watch?v=vT4WshU-6VM ) - Por que a responsabilidade pela melhor escolha do método deve ser feita por ambos?
- A pílula anticoncepcional quando lançada, em 1960, foi tida como a primeira revolução feminina. Qual motivo para esta denominação?
- Você acredita que alguns métodos apresentados podem ser considerados abortivos? Justifique. ( https://www.youtube.com/watch?v=B-JJCGrR0Ss )
- A pílula possui alguns efeitos colaterais nos quais muitos grupos de mulheres defendem a não utilização da mesma. Diante das pesquisas feitas vocês acreditam que esta informação tem valor? ( https://www.youtube.com/watch?v=M9QUhMROAUk / https://www.youtube.com/watch?v=iJPRb-gHzcE )
- Quais atitudes essas mulheres que evitam a pílula devem tomar?
- Em geral estes métodos previnem uma possível concepção (gravidez), como o próprio nome sugere. Porém, alguns deles tem uma outra função igualmente importante. Qual seria?
- Comentem sobre a importância dos cuidados com o corpo e o uso destes métodos.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Como fechamento da aula e uma forma de resgate da Questão disparadora do início desta aula, você irá montar um mapa conceitual no quadro com a colaboração da turma (sobre o assunto: http://prof.valiante.info/dicas-de/mapa-mental-e-mapa-conceitual / https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf).
Voluntários poderão resumir as informações obtidas por eles e você poderá fazer anotações no quadro. Depois os alunos deverão transcrever para o caderno todas estas informações construídas em conjunto.
SUGESTÃO: Neste momento você poderá trazer para sala de aula alguns métodos contraceptivos reais. Isso irá aproximar os alunos dos conhecimentos construídos na etapa anterior. Muitos destes contraceptivos podem ser obtidos na Secretaria de Saúde ou postos de saúde do seu município.
Dependendo da necessidade da turma o professor pode separar uma aula para exibir o vídeo em que o doutor Drauzio Varella conversa com a ginecologista doutora Patrícia de Rossi e a youtuber Mariana Torquato, para responder algumas questões sobre métodos contraceptivos: https://www.youtube.com/watch?v=6eSeAZlXYHE.
Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e anotarem em uma folha as opiniões sobre:
- Por qual motivo essas campanhas são mais divulgadas em datas específicas do nosso calendário (como, por exemplo, no carnaval)?
Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Qual a importância da utilização da camisinha em qualquer tipo de relação sexual?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco alunos. Peça para eles criarem uma campanha para o uso de camisinha. Pode ser um vídeo de no máximo 2 min, um infográfico ou um panfleto.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Retorne a questão disparadora e peça para eles apresentarem um tipo de método contraceptivo.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar apoiando os filhos na execução das atividades.
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar os métodos contraceptivos existentes, seu funcionamento e condições de uso.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza