Mapa da empatia - Mão na Massa - Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência
Plano de Aula
Plano de aula: Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: métodos contraceptivos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados à duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE01 e CIE8_08VE02.
Materiais necessários para a aula: Material para áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis, reportagem do Contexto impressa e mapa da empatia impresso.
Caso sua escola não disponha de recursos tecnológicos e acesso à internet, você poderá solicitar que os estudantes acessem o vídeo sugerido previamente em suas casas. Ou ainda, dependendo do contexto de sua turma, você poderá se inspirar nos depoimentos das jovens do vídeo e criar histórias que serão impressas e entregues aos estudantes ou registradas no quadro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre os efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize essa fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete a manchete e/ou distribua cópias da primeira parte da reportagem à turma. Neste momento não é importante a leitura da reportagem completa, apenas trabalhe o texto antes do subtítulo “Retrocesso na educação sexual”. Faça uma leitura coletiva. Link da reportagem: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/sinto-saudade-de-ser-crianca-em-uma-decada-gravidez-de-meninas-de-10-a-14-anos-nao-diminui-no-brasil.ghtml
Converse com eles sobre a situação abordada no texto. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Como sugestão, você poderá usar questões como:
- Quais angústias é possível perceber na primeira fala da adolescente apresentada no texto?
- Você acredita que esta sensação e sentimento de desamparo pode acarretar em consequências piores? Cite algumas.
- Quais barreiras sociais esta adolescente possivelmente sofrerá sendo uma mãe solteira, pobre e tão jovem?
- O texto relata que aos 15 anos ela sofreu um aborto. Você acredita que diante dessas realidades vividas por diversas jovens como ela (ou piores) é possível condenar o ato do aborto?
- Segundo o texto, a gravidez entre meninas dessa idade ocorre em todo o país, principalmente, nas áreas mais pobres. Você consegue encontrar alguma justificativa para esse dado? Consegue também formular possíveis soluções?
- Atualmente, no Brasil, existe uma grande barreira imposta pela sociedade quanto ao acesso à educação sexual por nossos jovens. Você entende que este impedimento à informação é um deserviço no combate à gravidez precoce? Ou acredita que isso irá favorecê-la, pois informação demais pode levar a uma curiosidade maior que levará à diminuição da idade de jovens sexualmente ativos? Procure argumentos que justifiquem a sua opinião.
Perguntas como essas podem gerar grande polêmica e debate na sala. Procure mediar de forma a que todos respeitem a opinião do outro. Procure se manter na imparcialidade neste momento para que os alunos possam melhor construir seus argumentos e conhecimentos sobre o assunto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Para um aprofundamento no tema antes da aula, seguem algumas sugestões de leituras complementares:
Mão na massa
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: O tempo destinado para cada momento desta etapa dependerá das suas escolhas em relação aos trechos do vídeo sugeridos abaixo. Os alunos deverão ser estimulados a se perceber no lugar de uma garota adolescente grávida. Durante a apresentação de um vídeo com depoimentos reais, eles devem preencher um mapa da empatia com suas percepções sobre os sentimentos destas garotas, perceber as dificuldades e necessidades pelas quais elas passam, desenvolvendo um sentimento de respeito. Além de estimular as garotas da turma a praticar a sororidade, conceito ainda pouco utilizado em nossa sociedade. Para compreender melhor como é realizado esse preenchimento você poderá ler previamente os seguintes textos: https://www.linkedin.com/pulse/mapa-de-empatia-baixe-o-modelo-e-entenda-comofazer-ferreira-dias . https://books.google.com.br/books/about/Business_Model_Generation_Inovação_em.html?id=UYqVAwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false (OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books Editora, 2011, páginas 130 à 133).
Você irá escolher entre quatro sugestões de trechos de um mesmo vídeo de acordo com a realidade de sua turma. O primeiro mostra depoimentos misturados de 3 garotas e suas famílias. Os outros são depoimentos separados de cada uma delas e com histórias distintas. Acesse aqui o vídeo.
Trechos sugeridos:
- 1º trecho - 00:00 até 09:15
- 2º trecho - 13:56 até 25:30 (Depoimento de Ana - 12 anos)
- 3º trecho - 25:47 até 30:01 (Depoimento de Lúcia - 14 anos)
- 4º trecho - 36:39 até 41:16 (Depoimento de Maria - 15 anos)
(nomes fictícios utilizados na reportagem)
O mapa pode ser projetado para o aluno que deverá reproduzi-lo em uma folha ou pode ser entregue já impresso (Anexo para impressão). Este modelo é adaptado de Osterwalder e Pigneur (2011). Caso tenha na turma/escola algum caso de jovem grávida e que queira ser voluntária a dar seu depoimento, sugiro que promova uma roda de conversa, onde esta garota terá oportunidade de ser ouvida enquanto os demais montam o mapa da empatia. Neste caso, você deve conversar com a estudante previamente e perceber quais perguntas eles poderiam fazer de forma a não constrangê-la.
Mão na massa
Orientações: Neste momento, você irá promover um debate sobre as histórias de vida dessas garotas e o compartilhamento dos mapas construídos, podendo fazer questionamentos como:
- Qual a maior dificuldade dessas garotas, além das questões financeiras?
- Todas as adolescentes grávidas são amparadas pela família?
- Vocês conhecem algum caso que queiram e possam comentar de garotas que não tiveram esse mesmo apoio familiar?
- Quais problemas psicológicos podem surgir diante desta nova realidade?
- Quais atitudes devem ser valorizadas quando nos deparamos com essas situações? (Estimule suas alunas a ter sororidade frente a um caso de gravidez precoce. Para isso sugiro uma leitura antecipada sobre o tema: http://vilamulher.uol.com.br/bem-estar/comportamento/o-que-e-sororidade-significado-dicionario-e-como-praticar-m0118-732062.html )
- Quais atitudes vocês imaginam que uma adolescente grávida, em um momento de aflição, pode tomar? Vocês concordam ou a compreendem? (Instigue os alunos a falar sobre o tema aborto caso ele não seja mencionado. Neste momento você poderá falar da legislação brasileira referente ao aborto - https://ferciardo.jusbrasil.com.br/artigos/177420435/do-aborto-artigo-124-a-128-do-codigo-penal).
- Como vocês evitariam que essa história acontecesse com vocês? (Contemplação dos métodos contraceptivos conhecidos pelos alunos - levantamento de conhecimentos prévios para as aulas futuras)
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Retome a questão disparadora e traga os alunos para uma revisão dos conhecimentos construídos em aulas anteriores e nesta aula. Fortaleça a importância da prevenção e do respeito. Durante a diálogo com os alunos, você apresentará (projetar ou imprimir o slide; ou registrar os dados no quadro) a tabela do artigo científico intitulado “Gravidez na adolescência: análise contextual de risco e proteção”, mostrando para os alunos a taxa de sentimentos positivos e negativos exposto por mães adolescentes, e questioná-los se essa tabela embasa o conhecimento construído ao longo da aula (artigo completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100009). Sugiro que use esse artigo como argumentos para seu discurso e de possíveis falas dos alunos, podendo trazer dados de outros artigos relacionados ao tema.
Como sugestão segue abaixo leituras complementares para este momento:
- http://www2.pucpr.br/reol/index.php/PA/pdf/?dd1=16159
- http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/renc/article/view/2474
Por fim, peça que os alunos pensem na garota que foi apresentada a eles durante a primeira etapa (Contexto), pensem em sua história e escrevam um pequeno conselho para a mesma, demonstrando empatia e, consequentemente, sororidade por parte das meninas da turma. Neste pequeno texto eles devem mostrar seu afeto e respeito. E, assim, compreenderem que essas meninas não precisam de julgamentos, mas de apoio. Depois, voluntariamente, alguns alunos poderão compartilhar com a turma a sua escrita.
Como sugestão de atividade complementar, você poderá combinar com o(a) professor(a) de língua portuguesa, para que utilize o tema “Impactos de uma gravidez não planejada na adolescência” em uma produção textual (dissertativa argumentativa). Caso o(a) professor(a) de língua portuguesa esteja trabalhando o gênero textual carta, o mesmo pode solicitar que os alunos utilizem o conselho elaborado nesta aula para montar uma carta para esta garota. Pode também sugerir que o(a) professor(a) de arte trabalhe esse tema em forma de teatro por exemplo, possibilitando a elaboração de projetos interdisciplinares.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e anotarem em uma folha quais sentimentos podem surgir nesta situação. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais são os possíveis efeitos psicológicos e sociais de uma gravidez não planejada durante a adolescência?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes. Envie o link do modelo do mapa da empatia em Word, via Whatsapp (disponível aqui). Peça para construírem de forma colaborativa.
Texto de apoio (disponível aqui).
Envie via Whatsapp as questões abaixo. Peça para eles construírem um texto de forma colaborativa abordando tais questionamentos.
- Todas as adolescentes grávidas são amparadas pela família?
- Quais problemas psicológicos podem surgir diante desta nova realidade?
- Quais atitudes devem ser valorizadas quando nos deparamos com essas situações?
- Quais atitudes vocês imaginam que uma adolescente grávida, em um momento de aflição, pode tomar? Vocês concordam ou a compreendem?
- Como vocês evitariam que essa história acontecesse com vocês?
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma conferência, retorne a questão disparadora e converse com eles sobre a os impactos psicológicos e sociais que afligem uma adolescente grávida.
Use o Padlet, recurso digital, para apresentar os mapas da empatia dos grupos. Tutorial Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar conversando sobre a responsabilidade de uma gravidez na adolescência.
Objetivos de aprendizagem
Demonstrar um olhar mais humano frente a uma situação de gravidez na adolescência. Defender a prevenção de uma gravidez precoce e interpretar a questão do aborto e a legislação vigente.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza