12028
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Gravidez na adolescência e suas consequências

Plano de Aula de ciências com atividades para 8º Ano do EF sobre Gravidez na adolescência e suas consequências

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados às duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: caderno ou bloco de papel, cópias do texto da etapa de Contexto (não obrigatório), caneta ou lápis, canetinhas e cartolinas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre as possíveis consequências de uma gravidez precoce. Questione-os a respeito do tema. Neste momento, poderão surgir relatos de alguns alunos. Valorize esta fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: : Utilize esse e o próximo slide para dar início à aula, organizando a sala em um grande círculo. Projete os slides ou distribua cópias do texto à turma. Faça uma leitura coletiva.

ATENÇÃO, PROFESSOR: Os nomes dos adolescentes presentes na história são apenas sugestão. Você tem a liberdade de criar outros nomes caso os sugeridos no slide e na história para impressão entrem em conflito com nomes de alunos da turma. Você também poderá sugerir idades a seus personagens para deixar mais claro para os alunos o contexto da história. Vale ressaltar que a garota é mais nova que o garoto, que ela está no ensino médio e ele prestes a entrar na universidade. As variáveis idade e tempo de relacionamento podem ser adequadas às particularidades de cada escola/região, porém devem manter-se dentro da faixa etária que define a adolescência.

Segundo a OMS e a UNICEF, a faixa de idade referente a este período é dos 10 aos 19 anos (https://www.unicef.org/brazil/pt/br_sowcr11web.pdf - https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5482:opas-oms-e-ministerio-da-saude-lancam-publicacao-sobre-saude-e-sexualidade-de-adolescentes&Itemid=820).

Link para impressão da história.

Materiais necessários: Cópias impressas da história (não obrigatório).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Converse com os estudantes sobre a situação abordada no texto. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Você poderá usar questões como:

  • Quais dúvidas e medos podem ter aparecido para Duda?
  • Quais problemas sociais e físicos ela poderá enfrentar?
  • Seus sonhos e objetivos podem ser prejudicados?
  • E os sonhos de Léo também podem ser prejudicados, como os de Duda?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos.

Orientações: Organize esta etapa da aula para que este e os próximos slides sejam trabalhados no tempo total sugerido. Neste slide, é sugerido que seja dedicado o tempo de 3 minutos. Peça para os alunos se organizarem em trios. Porém, de acordo com sua turma, essa organização poderá ser feita da maneira que achar melhor. Leia e explique a primeira etapa da atividade e dê um tempo para que os alunos conversem com seus colegas. Peça para que eles registrem tudo o que for compartilhado.

Esteja sempre circulando pela sala, estimulando seus alunos com questionamentos. Você poderá estimulá-los fazendo perguntas como:

  • O que você quer ser no futuro?
  • Qual profissão você imagina para seu futuro?
  • Você quer morar em uma casa ou um apartamento? Como ele seria?
  • Você gostaria de ter um carro? Como ele seria?
  • Como você deseja que seja a sua vida financeira no futuro?

Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 8 minutos. Leia e explique a segunda proposta da atividade. Nela os alunos terão que criar um personagem adolescente, mas, para que tenha igualdade na quantidade de personagens masculinos e femininos, sugiro que o sexo seja sorteado entre as equipes. Peça que eles registrem a história do personagem em um papel, que ela seja uma mistura dos sonhos de cada integrante do grupo e que tenha uma lógica condizente com a realidade. Esteja sempre circulando pela sala, estimulando-os com questionamentos e ajudando a elaborar os textos.

Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esta proposta: 5 minutos. Leia e explique a terceira parte da atividade. Nela os alunos serão confrontados com uma situação inesperada e terão que observar as consequências e as mudanças que possivelmente terão que fazer em suas histórias. Peça que eles registrem o antes e depois da gravidez. Esteja sempre circulando pela sala, estimulando seus alunos com questionamentos e ajudando-os a elaborar os textos.

Exemplos de questionamentos que podem ser utilizados:

  • O futuro de seus personagens será prejudicado?
  • Quais obstáculos poderão surgir para a realização dos sonhos de seus personagens?
  • Eles terão que abrir mão de algum sonho e trocar por outra meta?
  • Quais possíveis caminhos alternativos seus personagens poderão seguir?

Durante a aula pode ser que apareçam dúvidas entre os alunos sobre como funciona um teste de gravidez, então é válido elucidar essa dúvida e outras que possam aparecer. Para saber mais sobre o funcionamento de um teste de gravidez, você poderá consultar o seguinte link: https://bebe.abril.com.br/gravidez/como-funcionam-testes-de-gravidez-farmacia/

Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 10 minutos. Leia e explique a quarta proposta desta etapa. Nela os alunos terão que refletir sobre a existência de pontos positivos e negativos de uma gravidez na adolescência. Sugira que eles reflitam sobre questões emocionais, vida social, educação, futura profissão e situação financeira. É provável que eles percebam que tenham mais pontos negativos do que positivos, use essa observação para que eles compreendam a importância da prevenção. Os alunos irão compartilhar com toda turma o que construíram e debateram em seus trios.

Materiais necessários: Cartolina e canetinhas coloridas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome a questão disparadora e discuta com seus alunos os argumentos construídos por eles ao longo do processo do Mão na Massa. Volte para a reflexão acerca dos cuidados que os adolescentes devem ter (prevenção), os riscos de uma gravidez precoce, noção de responsabilidade, etc.

Para ilustrar melhor o debate, você poderá usar como fonte de pesquisa a matéria do site UOL que apresenta um panorama geral da taxa de gravidez na adolescência, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O texto também traz uma visão das consequências de uma gravidez precoce na educação da garota. Se preferir, você poderá ler a matéria com seus alunos. Para o fechamento da aula solicite que os alunos registrem os principais tópicos sobre o que foi construído ao longo da aula em seu caderno.

Link: http://www.atarde.uol.com.br/saude/noticias/1951727-america-latina-tem-2a-maior-taxa-de-gravidez-na-adolescencia

Outro exemplo de matéria para ser usada como fonte é https://nacoesunidas.org/brasil-tem-setima-maior-taxa-de-gravidez-adolescente-da-america-do-sul/ sobre a taxa de gravidez na adolescência no Brasil.

Você poderá procurar outros textos com a mesma temática e com dados mais atualizados.

Como sugestão de atividade para dar continuidade ao assunto, você poderá solicitar que os alunos entrevistem seus pais, questionando-os sobre as mudanças

em suas vidas após o nascimento do primeiro filho (O que esses pais tiveram que abrir mão em sua vida em prol dos filhos?).

Materiais necessários: Caderno, lápis ou caneta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados às duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: caderno ou bloco de papel, cópias do texto da etapa de Contexto (não obrigatório), caneta ou lápis, canetinhas e cartolinas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre as possíveis consequências de uma gravidez precoce. Questione-os a respeito do tema. Neste momento, poderão surgir relatos de alguns alunos. Valorize esta fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: : Utilize esse e o próximo slide para dar início à aula, organizando a sala em um grande círculo. Projete os slides ou distribua cópias do texto à turma. Faça uma leitura coletiva.

ATENÇÃO, PROFESSOR: Os nomes dos adolescentes presentes na história são apenas sugestão. Você tem a liberdade de criar outros nomes caso os sugeridos no slide e na história para impressão entrem em conflito com nomes de alunos da turma. Você também poderá sugerir idades a seus personagens para deixar mais claro para os alunos o contexto da história. Vale ressaltar que a garota é mais nova que o garoto, que ela está no ensino médio e ele prestes a entrar na universidade. As variáveis idade e tempo de relacionamento podem ser adequadas às particularidades de cada escola/região, porém devem manter-se dentro da faixa etária que define a adolescência.

Segundo a OMS e a UNICEF, a faixa de idade referente a este período é dos 10 aos 19 anos (https://www.unicef.org/brazil/pt/br_sowcr11web.pdf - https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5482:opas-oms-e-ministerio-da-saude-lancam-publicacao-sobre-saude-e-sexualidade-de-adolescentes&Itemid=820).

Link para impressão da história.

Materiais necessários: Cópias impressas da história (não obrigatório).

Slide Plano Aula

Orientações: Converse com os estudantes sobre a situação abordada no texto. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Você poderá usar questões como:

  • Quais dúvidas e medos podem ter aparecido para Duda?
  • Quais problemas sociais e físicos ela poderá enfrentar?
  • Seus sonhos e objetivos podem ser prejudicados?
  • E os sonhos de Léo também podem ser prejudicados, como os de Duda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos.

Orientações: Organize esta etapa da aula para que este e os próximos slides sejam trabalhados no tempo total sugerido. Neste slide, é sugerido que seja dedicado o tempo de 3 minutos. Peça para os alunos se organizarem em trios. Porém, de acordo com sua turma, essa organização poderá ser feita da maneira que achar melhor. Leia e explique a primeira etapa da atividade e dê um tempo para que os alunos conversem com seus colegas. Peça para que eles registrem tudo o que for compartilhado.

Esteja sempre circulando pela sala, estimulando seus alunos com questionamentos. Você poderá estimulá-los fazendo perguntas como:

  • O que você quer ser no futuro?
  • Qual profissão você imagina para seu futuro?
  • Você quer morar em uma casa ou um apartamento? Como ele seria?
  • Você gostaria de ter um carro? Como ele seria?
  • Como você deseja que seja a sua vida financeira no futuro?

Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 8 minutos. Leia e explique a segunda proposta da atividade. Nela os alunos terão que criar um personagem adolescente, mas, para que tenha igualdade na quantidade de personagens masculinos e femininos, sugiro que o sexo seja sorteado entre as equipes. Peça que eles registrem a história do personagem em um papel, que ela seja uma mistura dos sonhos de cada integrante do grupo e que tenha uma lógica condizente com a realidade. Esteja sempre circulando pela sala, estimulando-os com questionamentos e ajudando a elaborar os textos.

Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esta proposta: 5 minutos. Leia e explique a terceira parte da atividade. Nela os alunos serão confrontados com uma situação inesperada e terão que observar as consequências e as mudanças que possivelmente terão que fazer em suas histórias. Peça que eles registrem o antes e depois da gravidez. Esteja sempre circulando pela sala, estimulando seus alunos com questionamentos e ajudando-os a elaborar os textos.

Exemplos de questionamentos que podem ser utilizados:

  • O futuro de seus personagens será prejudicado?
  • Quais obstáculos poderão surgir para a realização dos sonhos de seus personagens?
  • Eles terão que abrir mão de algum sonho e trocar por outra meta?
  • Quais possíveis caminhos alternativos seus personagens poderão seguir?

Durante a aula pode ser que apareçam dúvidas entre os alunos sobre como funciona um teste de gravidez, então é válido elucidar essa dúvida e outras que possam aparecer. Para saber mais sobre o funcionamento de um teste de gravidez, você poderá consultar o seguinte link: https://bebe.abril.com.br/gravidez/como-funcionam-testes-de-gravidez-farmacia/

Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 10 minutos. Leia e explique a quarta proposta desta etapa. Nela os alunos terão que refletir sobre a existência de pontos positivos e negativos de uma gravidez na adolescência. Sugira que eles reflitam sobre questões emocionais, vida social, educação, futura profissão e situação financeira. É provável que eles percebam que tenham mais pontos negativos do que positivos, use essa observação para que eles compreendam a importância da prevenção. Os alunos irão compartilhar com toda turma o que construíram e debateram em seus trios.

Materiais necessários: Cartolina e canetinhas coloridas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome a questão disparadora e discuta com seus alunos os argumentos construídos por eles ao longo do processo do Mão na Massa. Volte para a reflexão acerca dos cuidados que os adolescentes devem ter (prevenção), os riscos de uma gravidez precoce, noção de responsabilidade, etc.

Para ilustrar melhor o debate, você poderá usar como fonte de pesquisa a matéria do site UOL que apresenta um panorama geral da taxa de gravidez na adolescência, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O texto também traz uma visão das consequências de uma gravidez precoce na educação da garota. Se preferir, você poderá ler a matéria com seus alunos. Para o fechamento da aula solicite que os alunos registrem os principais tópicos sobre o que foi construído ao longo da aula em seu caderno.

Link: http://www.atarde.uol.com.br/saude/noticias/1951727-america-latina-tem-2a-maior-taxa-de-gravidez-na-adolescencia

Outro exemplo de matéria para ser usada como fonte é https://nacoesunidas.org/brasil-tem-setima-maior-taxa-de-gravidez-adolescente-da-america-do-sul/ sobre a taxa de gravidez na adolescência no Brasil.

Você poderá procurar outros textos com a mesma temática e com dados mais atualizados.

Como sugestão de atividade para dar continuidade ao assunto, você poderá solicitar que os alunos entrevistem seus pais, questionando-os sobre as mudanças

em suas vidas após o nascimento do primeiro filho (O que esses pais tiveram que abrir mão em sua vida em prol dos filhos?).

Materiais necessários: Caderno, lápis ou caneta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano