Plano de Aula

Plano de aula: Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07). Tenha em mente que esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os adolescentes podem se preparar melhor para assumir responsabilidades e consequências que surgem com base em suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da infecção pelo vírus HIV e o consequente possível desenvolvimento da AIDS.
Sugerimos a leitura dos seguintes textos para aprofundamento no assunto:

- https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-aids/

- http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/

Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Bjg396bRutE.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (datashow), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; textos impressos; papel cartolina ou papel cartão, canetinhas, régua, lápis de cor, revistas ou jornais para recortar; tesoura, cola e fita adesiva. É possível utilizar ferramentas tecnológicas (computador com acesso à internet) para produção de materiais na etapa Mão na massa.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Leia o Título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre o contexto da síndrome
da imunodeficiência adquirida (AIDS) e das infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação.

Conteúdos relacionados