Material para impressão - Mão na Massa - Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada
Plano de Aula
Plano de aula: Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: métodos contraceptivos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após a aula CIE8_08VE01.
Materiais necessários para a aula: material para reprodução de áudio e vídeo e acesso à internet (caso tenha disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis e textos impressos, com as diferentes versões dos personagens.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre as possíveis consequências de uma gravidez precoce. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize essas falas, pois elas poderão servir de embasamento para uma futura discussão.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Exiba para seus alunos a entrevista do jornalista, apresentador e escritor Marcos Piangers para a revista W3 (Link: https://www.youtube.com/watch?v=hInyFm3t1lA) na qual ele fala como foi descobrir que seria pai aos 22 anos, relatando seus próprios medos e como foi a reação de seus amigos. O escritor também comenta como ele acredita que um pai presente pode mudar a vida de uma criança e cita a sua própria história como exemplo.
Após a exibição do vídeo, converse com seus alunos sobre o que foi abordado nas falas do escritor. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Mas não exponha nesse momento a sua visão sobre o tema. Você poderá usar questões como:
- O que deve passar na cabeça de um jovem que descobre que vai ser pai? E de uma mãe, igualmente, jovem?
- Você acha que esses pensamentos e medos são diferentes ou iguais entre os meninos e as meninas? Comente.
- A reação dos amigos ao descobrir é algo verdadeiro? Você teria essa mesma reação ao descobrir que um(a) amigo(a) se tornaria pai/mãe?
- O ato de assumir uma criança durante a adolescência é mais fácil para a mãe ou para o pai?
- As responsabilidades que surgem durante uma gravidez são iguais para o casal?
- Você acredita que o fato do Marcos Piangers e sua mãe terem sido abandonados pelo seu pai o fez agir de maneira diferente com sua namorada? Ou ele é uma exceção?
Dependendo da realidade de sua escola, você pode usar como contexto da aula trechos da Constituição Federal de 1988 e/ou do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Como encontrados nos links abaixo:
- Responsabilidade parental: abandono afetivo ( https://jus.com.br/artigos/27826/responsabilidade-parental-abandono-afetivo )
- Art. 1634 do Código Civil - Lei 10406/02 ( https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10620733/artigo-1634-da-lei-n-10406-de-10-de-janeiro-de-2002 )
- Art. 100, IX, ECA ( https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10604215/artigo-100-da-lei-n-8069-de-13-de-julho-de-1990 )
Outras sugestões que podem ser utilizadas para a contextualização do tema são reportagens e pesquisas que indicam como está enraizado em algumas culturas o casamento antes dos 18 anos, trazendo para as garotas uma responsabilidade adulta antes mesmo de sua adolescência. (https://www.cartacapital.com.br/internacional/casamento-infantil-ilegal-atinge-20-mil-meninas-por-dia - https://nacoesunidas.org/nova-iniciativa-da-onu-vai-proteger-milhoes-de-meninas-do-casamento-infantil/ )
Materiais necessários: material para reproduzir áudio e vídeo e acesso à internet.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o estudante da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses, sem que você mesmo responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Para um aprofundamento no tema antes da aula, eis algumas sugestões de leituras complementares:
- http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=126
- http://www.scielo.br/pdf/epsic/v18n3/05.pdf
- https://www.researchgate.net/profile/Adriana_Melo6/publication/38019730_Risk_factors_for_pregnancy_in_adolescence_in_a_teaching_maternity_in_Paraiba_A_case-control_study/links/0f31753c9ae1dc67a1000000.pdf
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Sugestão de tempo para este momento: 10 minutos. Será retomada a história de Duda e Léo, presente no contexto do plano de aula CIE8_08VE01, no qual Duda, ainda adolescente, descobre que está grávida. É interessante que você aplique essa aula antes, mas não é algo fundamental para o sucesso desta.
Atenção, professor: Os nomes dos adolescentes presentes na história são apenas sugestões. Crie outros nomes caso os sugeridos no slide e no texto entrem em conflito com nomes de alunos. Sugira idades aos personagens para deixar mais claro para a turma o contexto da história. Vale ressaltar que a garota é mais nova que o garoto, ela está no ensino médio e ele prestes a entrar em uma universidade. As variáveis idade e tempo de relacionamento podem ser adequadas às particularidades de cada escola/região, porém deve manter-se dentro da faixa etária que define a adolescência. Segundo a OMS e a UNICEF, a faixa de idade referente a este período é dos 10 aos 19 anos. ( https://www.unicef.org/brazil/pt/br_sowcr11web.pdf - https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5482:opas-oms-e-ministerio-da-saude-lancam-publicacao-sobre-saude-e-sexualidade-de-adolescentes&Itemid=820 ).
Divida a turma em dois grandes grupos (ou como achar melhor, dependendo da quantidade de aluno) e a distribua para um deles o texto com a continuação da história na versão da Duda. Para a outra equipe, entregue a versão do Léo. Os textos se encontram neste link https://docs.google.com/document/d/1OTEXL6RXDsaX5HVWA-RcFLivkEaUGEDlw549kNg1t5Y/edit
Sem conhecer a versão oposta, cada aluno irá debater e expor sua opinião dentro de um pequeno grupo. Durante esse tempo, circule entre os grupos fazendo questionamentos que levem todos os alunos a debater e expor sua opinião. Como sugestão, faça as seguintes perguntas:
- Quem vocês acham que pode ter sido o maior responsável por essa gravidez acontecer?
- Quem está sendo irresponsável?
- Quem será o maior prejudicado(a)?
- Quem está certo e quem está errado nessa situação?
Poderá acontecer de algum aluno se incomodar em saber apenas uma versão da história, mostre a ele como isso pode ser algo positivo no momento de se fazer um julgamento em uma determinada situação. Lembre-o de que muitas vezes isso acontece nas próprias redes sociais.
Cada estudante terá que fazer anotações sobre a versão que foi apresentada a ele.
Materiais necessários: caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis e textos impressos com as versões dos personagens.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Depois de cada grupo debater os textos e de os alunos terem feito as anotações, um grande círculo será aberto na sala e cada grupo irá expor a versão de seu personagem, suas críticas e elogios a ele. Cientes das duas versões, os alunos terão que chegar à conclusão se suas opiniões continuam as mesmas ou se elas mudaram depois de ouvirem o outro lado da história. Você poderá refazer as perguntas anteriores e acrescentar outras, por exemplo:
- De quem é a responsabilidade nessa história?
- Vocês acham que essa história é algo comum em nosso país?
- Vocês já viram algo parecido acontecer?
- Quais efeitos essa notícia teve na vida de cada um?
- E se fosse você no lugar de um dos personagens, agiria da mesma forma? O que mudaria?
- Se você pudesse dar um conselho a cada um dos personagens, o que diria?
A intenção é fazer com que os alunos compreendam que a responsabilidade diante de uma gravidez na adolescência deve ser compartilhada e que não deve-se atribuir culpa a apenas uma pessoa. Além de perceberem que os dois personagens deveriam ter tomado a iniciativa de uma prevenção.
É possível pedir aos estudantes que elaborem uma tabela comparativa com suas opiniões sobre a história, quando conheciam apenas uma versão dos fatos e após conhecerem as duas versões. Se houver um tempo maior, levante dados sobre as diferentes opiniões dos estudantes e os transcreva na forma de gráficos, que servirão como evidências para as discussões coletivas.
Materiais necessários: caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Retome a questão disparadora feita para os alunos no início da aula. Nesse momento os possíveis questionamentos feitos anteriormente podem ser elucidados. Enfatize a grande responsabilidade que vem junto de uma gravidez e como ela é impactante durante a adolescência. Ao longo da discussão, apresente manchetes de jornais e/ou sites que irão embasar o fechamento da aula. Essas manchetes poderão ser impressas ou projetadas.
No slide da aula é possível observar alguns exemplos, que você poderão ser alterados de acordo com sua realidade. Eis os links de sugestões de leituras para ampliar o seu nível de contribuição neste momento.
- https://www.trocandofraldas.com.br/uma-em-cada-cinco-brasileiras-e-abandonada-na-gestacao/
- https://destrave.cancaonova.com/as-tristes-consequencias-da-ausencia-paterna/
- https://exame.abril.com.br/brasil/brasil-tem-5-5-milhoes-de-criancas-sem-pai-no-registro/
Mostre o lado dos pais também. Pois, assim como a sociedade não garante um suporte a essas mães, pais que tentam ser responsáveis sofrem com barreiras impostas por ela. Questione os alunos sobre essa outra visão acerca do tema que, normalmente, é pouco abordada.
- https://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2016/05/04/nao-e-folga-licenca-paternidade-curta-prejudica-maes-e-criancas-diz-especialista.htm
- https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/07/licenca-paternidade-saiba-quantos-dias-o-pai-pode-ficar-sem-trabalhar.html
- https://oglobo.globo.com/sociedade/falta-de-fraldarios-em-banheiros-masculinos-levanta-discussao-21554183
A partir da fala dos alunos e das constatações deles, peça que elaborem uma conclusão de tudo o que foi discutido, seguindo os registros anteriores, e que a apresentem à turma, voluntariamente.
Materiais necessários: caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.
Como mais uma sugestão para encerrar a aula, você pode apresentar um vídeo (completo ou apenas um trecho) do jornalista e autor Marcos Piangers.
Como sugestão de atividade para casa, peça aos alunos que assistam ao filme “Juno" (2007), fazendo-os perceber as atitudes de cada personagem e como a gravidez foi encarada por eles. Essa atividade pode gerar trabalhos interdisciplinares na escola. Um trabalho pode ser feito com o docente de Língua Portuguesa, por exemplo, por meio da elaboração de textos argumentativos. Com o docente da disciplina de História, é possível propor a leitura de pesquisas sobre como funciona o processo de adoção em outros países, em comparação ao nosso. Com o professor de Matemática, é possível fazer levantamentos e da análise de dados sobre o tema.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais responsabilidades um(a) adolescente que descobre uma gravidez deve ou não assumir?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes.
Envie o link ou o texto em word via whatsapp (disponível aqui).
A partir da leitura e análise dos textos, peça para responderem:
- De quem é a responsabilidade nessa história?
- Vocês acham que essa história é algo comum em nosso país?
- Vocês já viram algo parecido acontecer?
- Quais efeitos essa notícia teve na vida de cada um?
- E se fosse você no lugar de um dos personagens, agiria da mesma forma? O que mudaria?
- Se você pudesse dar um conselho a cada um dos personagens, o que diria?
Em grupo, os estudantes deverão elaborar um texto colaborativo sobre prevenção e refletindo sobre como a responsabilidade diante de uma gravidez na adolescência deve ser compartilhada.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma conferência, retorne a questão disparadora e converse com eles sobre como a responsabilidade diante de uma gravidez na adolescência deve ser compartilhada e que não deve-se atribuir culpa a apenas uma pessoa.
Utilize o facebook da unidade escolar e publique as atividades dos estudantes.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar conversando sobre a responsabilidade de uma gravidez na adolescência.
Objetivos de aprendizagem
Construir uma opinião crítica frente a um caso fictício de gravidez na adolescência.
Refletir se em uma situação de gravidez indesejada é possível atribuir “culpa” a um dos membros do casal.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza