12009
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Construindo um infográfico

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 10/08/2018
Código: ING8_05UND03

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre construção de um infográfico

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de 5 planos sobre o uso de linguagem apropriada de acordo com o público e gênero, utilizando textos jornalísticos (ING8_05UN01 a ING8_05UNl05).

Preparação para a aula: Providencie para a aula papel A4 ou cartolina e material para desenho (lápis de cor, tinta, hidrocor, giz de cera, réguas e etc.)

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre o objetivo da aula aos alunos. Explique que ela será focada em um gênero específico (o infográfico) e trabalhará a capacidade de os alunos escrever usando uma linguagem que seja adequada a esse tipo de gênero.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre o slide aos alunos (ou escreva a pergunta no quadro) e deixe que eles compartilhem as respostas. Pode ser necessário relembrar o vocabulário dos nomes dos planetas em inglês (Mercury, Venus, Earth, Mars, Jupiter, Saturn, Uranus, Neptune and Pluto - Plutão não é mais considerado um planeta, e sim um planeta-anão, mas por ter feito parte do sistema solar por muito tempo, pode aparecer nas respostas do alunos)

Possíveis respostas dos alunos:

I would live in Mars, because there are aliens there

I would live in Saturn, because it has beautiful rings

I would live in Pluto, because it is cold and far away

I wouldn’t live in any other planet, because the conditions out there are really hard

Como alternativa, caso a turma tenha autonomia o suficiente, você pode pedir que discutam a pergunta em duplas e depois peça que algumas duplas compartilhem suas respostas.

Input select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Expor os alunos a um infográfico que resume informações científicas

Expectativa: Que os alunos identifiquem as características do gênero textual

Orientações: (Divida o tempo para que essa primeira parte do input dure 7 minutos e a segunda 5 minutos) Para fazer a transição da atividade anterior para esta, continue com o tema da conversa dizendo que, para chegar ao planeta escolhido, eles precisarão de um foguete: So, if we are going to another planet, I think we need a rocket! Mostre o infográfico disponível no link para os alunos https://futurism.com/images/the-rockets-that-put-us-into-space-infographic/ (você pode mostrar no datashow, dar uma cópia impressa para cada aluno ou usar uma cópia em tamanho grande que a turma toda possa ver). Dê dois minutos para que leiam e peça que compartilhem qual a informação que acharam mais interessante.

Tendo explorado o conteúdo do infográfico, passe para as questões da forma. O objetivo é direcionar os alunos a compreender as características específicas desse tipo de texto. Você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Was it easy or difficult to understand this text? Why so? (Ss: It was easy, because there are images, the sentences are short). Pode ser interessante escrever palavras-chave, como images e short sentences no quadro, para a próxima atividade.
  • Can you locate the information about the country where each of the rocket is from? Is that information written or replaced by an image? (Ss: You can locate it easily because there’s the picture of the country’s flag)
  • Can you locate the sources of the data? (Ss: Yes, it is identified at the bottom of the infographic)
  • There are lots of numbers in the text. What do they represent? (Ss: Data, dates, percentages etc.)

Input select-down

Tempo sugerido: Continuação do input

Propósito: Sistematizar as características de um infográfico

Expectativa: que os alunos identifiquem as características do gênero textual

Orientações: Leia com os alunos as duas primeiras linhas da definição de infográfico da wikipedia (Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Infographic) e peça que verifiquem se condiz com as características que discutiram na questão anterior (Teacher: So, do you think the characteristics you mentioned are the same ones in the Wikipedia definition?). Foque na segunda linha, nos conceitos de quickly e clearly, como características principais de um infográfico. Chame a atenção dos alunos, também, para a quantidade de vezes que as palavras visual e visualization se repetem. Infográficos são gêneros baseados no visual, por isso a presença de cores e ilustrações é tão forte. Caso necessário, complete a lista das características. Mantenha essa lista no quadro, como referência, até o final da aula.

Mostre aos alunos mais dois ou três exemplos de infográficos. Você pode usar infográficos que mantenham o tema do espaço, como estes:

https://futurism.com/images/other-earths-the-best-exoplanet-candidates-for-life-infographic/

https://futurism.com/images/moonwalkers-the-worlds-most-exclusive-club-infographic/

https://futurism.com/images/why-havent-we-found-aliens-an-analysis-of-the-problem-infographic/

Ou com outros temas, como estes

https://visual.ly/community/infographic/politics/learning-out-poverty

https://contently.com/strategist/2017/11/13/infographic-instagram-influence/

O objetivo não é que os alunos façam a leitura dos infográficos, apenas que eles tenham referências visuais das características percebidas por eles mesmos nas atividades anteriores.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Produzir um infográfico com as características linguísticas apropriadas

Expectativa: Que os alunos produzam um infográfico através da extração de informação de textos de enciclopédia e que consigam extrair do texto as informações necessárias, mesmo que não compreendam todo o texto

Orientações: Divida os alunos em 9 ou 11 grupos (a depender da quantidade de alunos na sala, você pode querer aumentar ou diminuir a quantidade de grupos). Cada grupo ficará responsável por produzir um infográfico sobre um planeta do sistema solar (no caso de 11 grupos, inclua também o sol e a lua). Os infográficos podem ser criados em folha de A4 ou em cartolina. Lembre-os de sempre consultar as características anotadas no quadro, para garantir que seu infográfico atenda ao que se espera do gênero. Providencie para que os alunos tenham lápis de cor, hidrocores, marcadores, tinta ou outro material que considere adequado, já que infográficos precisam de imagens.

Para cada aluno, entregue, de acordo com o grupo em que se encontra, uma cópia de um dos textos do seguinte documento: https://docs.google.com/document/d/1J2Sf_RvLaCgX9MZ-qlP30MHh8YuY3NzUk3t73M3nf8c/edit?usp=sharing

Relembre aos alunos que eles devem selecionar as informações interessantes e pensar em formas de reescrevê-las com linguagem que permita o entendimento rápido e claro (palavras-chave vistas no momento anterior). Informações simples, com dados de fácil compreensão e ilustração (como tamanho e cores do planeta, por exemplo), que sejam curiosas ou interessantes (como por exemplo, de que marte rotaciona de uma forma única no sistema solar).

Como uma alternativa, caso a turma tenha pouca autonomia ou caso considere necessário, utilize algumas estratégias que podem oferecer mais controle sobre quais informações os alunos selecionarão para os seus infográficos e reduzir o tempo desta etapa:

  • Peça que cada grupo divida o texto em parágrafos: cada aluno deverá ler um dos parágrafos e retirar dele uma informação que considere interessante para colocar no infográfico.

b) Peça que os alunos se organizem de forma a dividir as tarefas para melhorar a eficiência: que um aluno do grupo seja responsável pelas ilustrações, outro pela seleção das informações, outros pela escrita das frases e todos juntos avaliem a qualidade do trabalho final.

c) Peça que os alunos sigam o que está descrito neste documento: (https://docs.google.com/document/d/1P5pWcqh_f10RSPkRCiG4Est9SpbAOvDgDt8UArgDYr4/edit?usp=sharing). Nesse caso, lembre-se de fazer uma cópia para cada grupo.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Sistematizar o que foi aprendido durante a aula; fazer com que os alunos avaliem a própria produção e a de colegas.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de listar o que foi aprendido durante a aula e de avaliar a produção de colegas.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam hoje sobre as características de um texto escrito para infográficos (Teacher: What have we learned today about infographics? What are the characteristics of a good infographic?) (lembre-se de apagar o que foi escrito no quadro nas atividades anteriores, para que os alunos não simplesmente leiam o que já estava escrito). Liste as características que eles disserem ou espere que terminem de listar e mostre o slide acima (ou escreva o conteúdo do slide no quadro).

Diga que eles devem trocar o infográfico produzido por eles com outro grupo (Teacher: Now, give your infographic to the group next to you, and take theirs. Check if their infographic has all the characteristics we learned.) e avaliar se o infográfico do outro grupo respeita todas as características aprendidas durante a aula. Caso encontrem algum problema, deverão apontá-lo para o outro grupo. Abra espaço, também, para que o grupo verifique se há algum problema ortográfico ou gramatical no infográfico dos colegas.

Recolha o trabalho dos grupos para ser exposto no mural da escola. Como uma alternativa, o trabalho pode ser digitalizado (se feito em folha de A4) para ser postado no site ou nas redes sociais da escola. Depois de retirado do mural ou de postado, os trabalhos podem ser recolhidos em uma pasta na biblioteca, ficando de referência para futuras consultas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de 5 planos sobre o uso de linguagem apropriada de acordo com o público e gênero, utilizando textos jornalísticos (ING8_05UN01 a ING8_05UNl05).

Preparação para a aula: Providencie para a aula papel A4 ou cartolina e material para desenho (lápis de cor, tinta, hidrocor, giz de cera, réguas e etc.)

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre o objetivo da aula aos alunos. Explique que ela será focada em um gênero específico (o infográfico) e trabalhará a capacidade de os alunos escrever usando uma linguagem que seja adequada a esse tipo de gênero.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre o slide aos alunos (ou escreva a pergunta no quadro) e deixe que eles compartilhem as respostas. Pode ser necessário relembrar o vocabulário dos nomes dos planetas em inglês (Mercury, Venus, Earth, Mars, Jupiter, Saturn, Uranus, Neptune and Pluto - Plutão não é mais considerado um planeta, e sim um planeta-anão, mas por ter feito parte do sistema solar por muito tempo, pode aparecer nas respostas do alunos)

Possíveis respostas dos alunos:

I would live in Mars, because there are aliens there

I would live in Saturn, because it has beautiful rings

I would live in Pluto, because it is cold and far away

I wouldn’t live in any other planet, because the conditions out there are really hard

Como alternativa, caso a turma tenha autonomia o suficiente, você pode pedir que discutam a pergunta em duplas e depois peça que algumas duplas compartilhem suas respostas.

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Expor os alunos a um infográfico que resume informações científicas

Expectativa: Que os alunos identifiquem as características do gênero textual

Orientações: (Divida o tempo para que essa primeira parte do input dure 7 minutos e a segunda 5 minutos) Para fazer a transição da atividade anterior para esta, continue com o tema da conversa dizendo que, para chegar ao planeta escolhido, eles precisarão de um foguete: So, if we are going to another planet, I think we need a rocket! Mostre o infográfico disponível no link para os alunos https://futurism.com/images/the-rockets-that-put-us-into-space-infographic/ (você pode mostrar no datashow, dar uma cópia impressa para cada aluno ou usar uma cópia em tamanho grande que a turma toda possa ver). Dê dois minutos para que leiam e peça que compartilhem qual a informação que acharam mais interessante.

Tendo explorado o conteúdo do infográfico, passe para as questões da forma. O objetivo é direcionar os alunos a compreender as características específicas desse tipo de texto. Você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Was it easy or difficult to understand this text? Why so? (Ss: It was easy, because there are images, the sentences are short). Pode ser interessante escrever palavras-chave, como images e short sentences no quadro, para a próxima atividade.
  • Can you locate the information about the country where each of the rocket is from? Is that information written or replaced by an image? (Ss: You can locate it easily because there’s the picture of the country’s flag)
  • Can you locate the sources of the data? (Ss: Yes, it is identified at the bottom of the infographic)
  • There are lots of numbers in the text. What do they represent? (Ss: Data, dates, percentages etc.)

Tempo sugerido: Continuação do input

Propósito: Sistematizar as características de um infográfico

Expectativa: que os alunos identifiquem as características do gênero textual

Orientações: Leia com os alunos as duas primeiras linhas da definição de infográfico da wikipedia (Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Infographic) e peça que verifiquem se condiz com as características que discutiram na questão anterior (Teacher: So, do you think the characteristics you mentioned are the same ones in the Wikipedia definition?). Foque na segunda linha, nos conceitos de quickly e clearly, como características principais de um infográfico. Chame a atenção dos alunos, também, para a quantidade de vezes que as palavras visual e visualization se repetem. Infográficos são gêneros baseados no visual, por isso a presença de cores e ilustrações é tão forte. Caso necessário, complete a lista das características. Mantenha essa lista no quadro, como referência, até o final da aula.

Mostre aos alunos mais dois ou três exemplos de infográficos. Você pode usar infográficos que mantenham o tema do espaço, como estes:

https://futurism.com/images/other-earths-the-best-exoplanet-candidates-for-life-infographic/

https://futurism.com/images/moonwalkers-the-worlds-most-exclusive-club-infographic/

https://futurism.com/images/why-havent-we-found-aliens-an-analysis-of-the-problem-infographic/

Ou com outros temas, como estes

https://visual.ly/community/infographic/politics/learning-out-poverty

https://contently.com/strategist/2017/11/13/infographic-instagram-influence/

O objetivo não é que os alunos façam a leitura dos infográficos, apenas que eles tenham referências visuais das características percebidas por eles mesmos nas atividades anteriores.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Produzir um infográfico com as características linguísticas apropriadas

Expectativa: Que os alunos produzam um infográfico através da extração de informação de textos de enciclopédia e que consigam extrair do texto as informações necessárias, mesmo que não compreendam todo o texto

Orientações: Divida os alunos em 9 ou 11 grupos (a depender da quantidade de alunos na sala, você pode querer aumentar ou diminuir a quantidade de grupos). Cada grupo ficará responsável por produzir um infográfico sobre um planeta do sistema solar (no caso de 11 grupos, inclua também o sol e a lua). Os infográficos podem ser criados em folha de A4 ou em cartolina. Lembre-os de sempre consultar as características anotadas no quadro, para garantir que seu infográfico atenda ao que se espera do gênero. Providencie para que os alunos tenham lápis de cor, hidrocores, marcadores, tinta ou outro material que considere adequado, já que infográficos precisam de imagens.

Para cada aluno, entregue, de acordo com o grupo em que se encontra, uma cópia de um dos textos do seguinte documento: https://docs.google.com/document/d/1J2Sf_RvLaCgX9MZ-qlP30MHh8YuY3NzUk3t73M3nf8c/edit?usp=sharing

Relembre aos alunos que eles devem selecionar as informações interessantes e pensar em formas de reescrevê-las com linguagem que permita o entendimento rápido e claro (palavras-chave vistas no momento anterior). Informações simples, com dados de fácil compreensão e ilustração (como tamanho e cores do planeta, por exemplo), que sejam curiosas ou interessantes (como por exemplo, de que marte rotaciona de uma forma única no sistema solar).

Como uma alternativa, caso a turma tenha pouca autonomia ou caso considere necessário, utilize algumas estratégias que podem oferecer mais controle sobre quais informações os alunos selecionarão para os seus infográficos e reduzir o tempo desta etapa:

  • Peça que cada grupo divida o texto em parágrafos: cada aluno deverá ler um dos parágrafos e retirar dele uma informação que considere interessante para colocar no infográfico.

b) Peça que os alunos se organizem de forma a dividir as tarefas para melhorar a eficiência: que um aluno do grupo seja responsável pelas ilustrações, outro pela seleção das informações, outros pela escrita das frases e todos juntos avaliem a qualidade do trabalho final.

c) Peça que os alunos sigam o que está descrito neste documento: (https://docs.google.com/document/d/1P5pWcqh_f10RSPkRCiG4Est9SpbAOvDgDt8UArgDYr4/edit?usp=sharing). Nesse caso, lembre-se de fazer uma cópia para cada grupo.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Sistematizar o que foi aprendido durante a aula; fazer com que os alunos avaliem a própria produção e a de colegas.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de listar o que foi aprendido durante a aula e de avaliar a produção de colegas.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam hoje sobre as características de um texto escrito para infográficos (Teacher: What have we learned today about infographics? What are the characteristics of a good infographic?) (lembre-se de apagar o que foi escrito no quadro nas atividades anteriores, para que os alunos não simplesmente leiam o que já estava escrito). Liste as características que eles disserem ou espere que terminem de listar e mostre o slide acima (ou escreva o conteúdo do slide no quadro).

Diga que eles devem trocar o infográfico produzido por eles com outro grupo (Teacher: Now, give your infographic to the group next to you, and take theirs. Check if their infographic has all the characteristics we learned.) e avaliar se o infográfico do outro grupo respeita todas as características aprendidas durante a aula. Caso encontrem algum problema, deverão apontá-lo para o outro grupo. Abra espaço, também, para que o grupo verifique se há algum problema ortográfico ou gramatical no infográfico dos colegas.

Recolha o trabalho dos grupos para ser exposto no mural da escola. Como uma alternativa, o trabalho pode ser digitalizado (se feito em folha de A4) para ser postado no site ou nas redes sociais da escola. Depois de retirado do mural ou de postado, os trabalhos podem ser recolhidos em uma pasta na biblioteca, ficando de referência para futuras consultas.

Contents

  1. INPUT: Infographics; texts about planets
  2. OUTPUT: Infographic about a planet

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes